"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quinta-feira, 21 de maio de 2009

Internet: extensão do cérebro

por Thaiza Murray

Depois de uma semana sem internet estou de volta. Uma semana mesmo! Tanto tempo sem internet levou-me a pensar como essa tecnologia faz falta. Senti como em uma ilha, longe da civilização. Um sentimento estranho. Não sei se feliz ou infelizmente, mas a internet já faz parte da minha vida, é como uma extensão do meu corpo. Como já dizia Marshall MacLuhan, no seu livro "Os meios de comunicação do homem", que todo meio é sempre extensão do corpo humano; "onde diz que qualquer objeto é virtualmenete um meio de comunicação, na medida em que entra em determinado ambiente e, da tomada de conhecimento da sua presença ao uso, provoca uma mudança." Exemplo: o automóvel é extensão da perna e a internet é a extensão do cérebro. Quase tudo encontramos na internet. Quer uma receita, quer estudar, um texto, um audiobook, e-book, etc... Claro que como todo meio, devemos filtrar somente o que é útil para nossa vida e conhecimento.

O fato é que fiquei uma semana sem internet devido a uma incompetência da empresa de telefonia Oi (BrasilTelecom). Durante uma semana me senti como uma boba. A BrasilTelecom falava que era problema da Globo.com (meu provedor de acesso a internet), a Globo dizia que era com a BrasilTelecom. Isso aconteceu todos as vezes que eu ligava. Desliga computador, liga computador, desliga modem, liga modem, formata computador, configura tudo de novo, passa o antivírus. Até um modem novo eu comprei. Finalmente, depois de uma semana, depois de até um técnico vir analisar se era problema no sinal telefônico, é que conseguimos resolver. O sinal estava ótimo! O modem está ótimo! O computador zerado! E mais um modem! Lembrando, um novo, de 300 reais, um super modem, agora com roteador e wireless!!! Depois de muita conversa fiada, enrolação dos call centers ( sim, senhora, posso ajudar mais em alguma coisa?), ai, só de lembrar dessa frase, ferve meus nervos... não resolveu meu problema, não me ajudou em nada e ainda pergunta se quer que ajude em mais alguma coisa? Essas pessoas são programadas como robôs, parecem que não têm coração.

O fato é que fiquei sem internet prejudicando, inclusive, meu trabalho com o Jornal do Planalto, o qual sou colunista de cultura. Todos os textos, releases, entrevistas e agendas estavam no e-mail.

Hoje estou de volta e o problema era da Brasiltelecom. Depois de muita insistência com o suporte técnico, ele falou : "sua conta estava bloqueada devido a uma falha no sistema da Oi" . Mas só depois de uma semana que eles descobriram isso? Uma semana!!! E disseram: "só hoje sua reclamação chegou para nós". Uma semana!!! Um absurdo!!! O jeito é buscar um consolo na justiça!!!

Segue abaixo alguns sites do Direito do Consumidor:
http://www.mj.gov.br/dpdc/data/Pages/MJ5E813CF3PTBRIE.htm
http://www.portaldoconsumidor.gov.br/
http://www.tj.se.gov.br/paginas/servicos/orientacao_cidadao/meio_consumidor.htm

2 comentários:

Antônio Filho disse...

Boa noite Thaiza, realmente você tem razão, no início do celular eu demorei a aderir e hoje não passo um minuto sem pegar no kós e sentir se ele está ali, a internet também já começou a fazer parte da minha vida.

Abraços,

Antonio Filho

Elkia Carminati disse...

Nossa Thaiza amei sua matéria. Esclarece bem a realidade que passamos todos os dias nas mãos de operadoras de telefonias incompetentes e esses benditos call centers que só serve para atrasar e atrapalhar nossa vida. Está de parabéns e outra coisa as vezes me sinto lesada por empresas do tipo ou até mesmo por operadoras de cartão de créditos que não disponibilizam um serviço descente ao usuário e ao consumidor. Somos nada para essas empresas que só visam lucro. Bjus

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU