"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quarta-feira, 27 de abril de 2011

Não esqueça o principal

No colégio do meu filho, eles criaram o Projeto Valores e enviam textos reflexivos para serem lidos e discutidos em família, a fim de desenvolver valores importantes para o crescimento das nossas crianças. O último texto enviado, chamou-me atenção e resolvi compartilhar não só o texto, mas meu comentário a cerca do assunto com você, meu leitor fiel e querido!


NÃO ESQUEÇA O PRINCIPAL





Conta a lenda, que certa vez uma mulher pobre com uma criança no colo, ao passar diante de uma caverna, escutou uma voz misteriosa que lá de dentro dizia: "Entre e apanhe tudo o que você desejar, mas não esqueça o principal. Lembre-se porém de uma coisa: depois que você sair, a porta se fechará para sempre! Portanto, aproveite a oportunidade, mas não esqueça o principal..." A mulher entrou na caverna, e lá encontrou muitas riquezas. Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar ansiosamente tudo o que podia em seu avental. A voz misteriosa então, falou novamente: "Você só tem oito minutos." Esgotados os oito minutos, a mulher carregada de ouro e pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou... Lembrou-se então, que a criança ficara lá dentro e que a porta estava fechada para sempre! A riqueza durou pouco, e o desespero durou para toda a vida.






NÃO ESQUEÇA O PRINCIPAL

(comentário)



por Thaiza Murray



O texto “Não esqueça o principal” foi marcante, no sentido que precisamos estar atentos para as situações significativas em nossas vidas. Situações, estas, que dinheiro nenhum compra. No mundo atual, a correria da vida com casa, trabalho, filhos, compromissos, a pressão da sociedade e o capitalismo promovem nas pessoas a necessidade de dedicarem-se a um único objetivo: ganhar dinheiro. Para quê? Preciso comprar um carro, uma casa, móveis, viajar, pagar um bom colégio etc. É fato, pois para viver em nossa sociedade, precisamos trabalhar, no entanto, existe algo precioso; um bem, que as pessoas não imaginam como é importante para um desenvolvimento saudável da sociedade em si: a família. Uma família estável proporciona ambientes estáveis e é isso que falta! Falta o principal! Falta o amor, falta o carinho e falta o valor.



A pergunta que veio após o texto, é bem pertinente: O que tem sido “o principal” para cada um de nós, no momento atual? Uma pergunta que na hora, leva a pessoa que a lê, a pensar sobre o assunto. Será que tenho dedicado meu tempo com coisas de pouca importância em minha vida? Tenho 24 horas no dia, o que tenho feito com meu tempo?



Trabalho 8h por dia e levo 40 minutos para ir e volta do trabalho. Se fizer um somatório, fico fora de casa em torno de 9 horas e 20 minutos. Quando saio de casa, meu filho ainda está dormindo, às 7h40. Eu o vejo somente quando chego do trabalho, às 17h45, momento que o busco no colégio. Passamos de segunda a sexta-feira, em torno de quatro horas juntos. Nesse tempo, procuro ficar com ele, mas os afazeres de casa me tomam esse tempo precioso, que não vai mais voltar. Meu pai sempre me diz: “Não importa quanto tempo você passe com seu filho, o importante é a qualidade do tempo”. E procuro fazer dessa frase uma realidade em minha vida.



O que tem sido o principal? Bem, precisamos valorizar nossa família, nossos filhos e para isso, precisamos nos desvencilhar de coisas e situações que não fazem tanta importância no instante em que estamos com quem amamos. E só conseguiremos amar se tivermos Deus em nossas vidas, pois Deus é amor!



A outra pergunta indaga sobre o que vem a ser: “tesouros da alma” e como é possível adquiri-los. Outra questão que nos leva a pensar. Tesouros são coisas preciosas. Tesouros nós adquirimos e deixamos de herança. O que deixaremos para nossos filhos? Bens materiais, carro, imóveis, joias, que tipo de tesouro? Penso que sou grata aos meus pais pelos valores que me ensinaram. Hoje, transmito esses valores ao meu filho. Penso que esses valores são os tesouros da alma que devemos deixar de herança. Sobre os tesouros da alma, fez-me pensar nos frutos do Espírito Santo que são: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22). E é isso que devemos cultivar em nossa vida e transmitirmos aos nossos filhos.

Um comentário:

Solange disse...

Agradeço a Deus por me dar essa jóia tão preciosa. Espero em Deus nunca esquece-la. Um grande beijo de sua mãe que te ama muito.

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU