"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Entrevista com roteirista e diretor do curta Âmago

Roteirista e Diretor Antônio Balbino

Desde 1967 o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem atraído novos públicos e despertado novos talentos na área cinematográfica. A cada ano surgem diretores, produtores, roteiristas de filmes, que apresentam seu produto, algumas vezes nem esperando tanto reconhecimento. Porém, a criatividade tem sido um ponto esperado em todos os anos pelo público e surpreendido pelos jurados. Mesmo não tendo seu curta premiado com o troféu Candango, em entrevista, o roteirista e diretor Antônio Balbino nos conta da experiência de participar pela primeira do Festival de Cinema.

Thaiza - Como foi a experiência de participar de um festival cinematográfico ao lado de roteiristas e diretores experientes?

Antônio - O Festival de Brasília é o principal objetivo de todos que fazem cinema aqui em Brasília. Sabe aquela satisfação de conquista? Foi exatamente essa sensação. De vitória, de conquista... De realização.

Thaiza - O roteiro do curta "Âmago" é de sua autoria. Como surgiu a idéia de escrevê-lo, conte como foi produzi-lo e que tipo de equipamento audiovisual você usou?

Antônio - O conceito do curta tem pelo menos uns 8 anos. Mas como a direção e o roteiro nunca tinham sido o meu maior gosto, afinal, adoro a área técnica, nunca havia me interessado em filmá-lo.
Após algumas pessoas me convencerem, resolvi realizá-lo. Foram 3 meses de produção, com testes de atores, escolha de locação... Como a minha pretensão era a película, ele foi pensado de forma muito técnica. Foi gravado em alta definição e em 24fps. A iluminação foi pensada também para isso. Mas esse processo é muito caro e a autorização do Ministério da Cultura para a captação de recursos saiu muito tarde. Assim, meu dinheiro, a boa vontade da equipe e apoiadores deu somente para deixar em digital mesmo.

Thaiza - Mesmo não tendo ganhado nenhum prêmio no Festival, como você vê seus curtas em relação aos ganhadores? Você percebeu que faltou alguma coisa?

Antônio - Historicamente falando, o "Âmago" não tem as características para ser premiado. E fora que ele tem erros básicos e comuns de 1ª direção. Mas a minha maior satisfação foi ter participado. E isso tem me aberto portas e que já me deixa muito satisfeito.

Thaiza - O que você percebeu que os jurados mais observam para um filme ganhar o troféu?

Antônio - Boa pergunta essa. Embora já se suponha que o Festival tem uns traços meio que pré-marcados, não dá muito para perceber quais são os parâmetros dos jurados.

Thaiza - Você também participou como assistente de direção do curta "Medo do Escuro". Como foi sua participação?

Antônio - A proposta do Medo do Escuro surgiu para a equipe que gravou o Âmago no ápice do trabalho. Porém, eu não poderia dar exclusividade, pois a prioridade era o Âmago. Como não poderíamos e nem queríamos perder essa oportunidade, o Cauê Brandão abraçou de forma competente esse curta.

Thaiza - Como começou seu contato com o cinema? Qual a área em que você mais gosta de trabalhar?


Antônio - Eu estudava outras áreas do conhecimento, mas sempre interessado no assunto. Um dia assisti um que, no meu ver daquele tempo, não era bom e disse que conseguia fazer melhor...
Após alguns tantos desencontros, me firmei na área de montagem e edição. Mas vou te falar uma coisa, roteiro e direção são muito interessantes.

Thaiza - Fora o Festival, você tem outras participações em eventos cinematográficos? Apresenta algum produto nesta área de sua autoria?

Antônio - Na área de cinema, esse é o primeiro trabalho. Mas tenho vídeos, comerciais, pequenos festivais. Mas os planos para o próximo ano é a produção de uma série de filmes infanto-juvenis (de Danilo Godoi), mais um filme de Cauê Brandão. Estou roteirizando a tese de mestrado de Elizângela Carrijo e pretendo gravar mais um curta de minha autoria “Quem te viu, quem te vê”, continuar com as oficinas e palestras na área.

Thaiza - Antônio, obrigada pela entrevista. Sucesso para você.

Antônio - Eu é que agradeço.

ÂMAGO
Curta-metragem
curta.amago@gmail.com
http://curtaamago.blogspot.com
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4982724353390173243
http://br.youtube.com/watch?v=JTCdzetVdeY

Um comentário:

Anônimo disse...

Alô, Thaiza!
Gostei da entrevista. Foi bem interessante, tecnicamente falan
do. O roteirista parece ser bem lúcido no seu propósito. O dese
jo é que o caminho a trilhar, lhe
seja farto e próspero!
Parabéns aos dois...
Um abraço, amigo, Beto.

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU