"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



domingo, 21 de dezembro de 2008

DE OLHOS BEM ABERTOS!


Assim é se lhe parece?

* Beto Moura

Muita gente ficou no ora veja, na noite de segunda-feira dia 24 de novembro de 2008. Na véspera, quem leu o encarte das “Casas Bahia”, ficou ligado!

...Vai, meu irmão/pega esse avião/ você tem razão de correr assim/antes que um aventureiro lance mão...

Um convite tentador, em época de tempos bicudos, não dá pra jogar a felicidade pela janela. Mesmo que a dita cuja seja uma TV de 26’’ e a preço de banana... O fim do ano já em cima, e mais essa crise que anda do outro lado do Atlântico, já viu, né! Ainda bem que ela não vem prá cá - o presidente Lula disse – mas, como seguro morreu de velho, é bom não facilitar nem esperar que o galo cante por três vezes...

O encarte não passou despercebido; virou inquestionavelmente o troféu de Natal! Presente de Natal! Um milagre! É vero! - depois dizem que papai Noel não existe, que sandice – Ainda assim, havia uma certa desconfiança no ar... Pelo menos se tivesse dado no Fantástico, ou no Jornal Nacional. Mas não deu.... Então, Carpe noctem !!!

Bem, o que importava mesmo era a TV. Um objeto de desejo a cima de qualquer suspeita. Quem não gostaria de levar uma TV de LCD novinha em folha? Um luxo! Imagina 26’’!!! Só tendo que desembolsar uns míseros “trinta dinheiros”... Ah, não prestou, a galera ficou mais feliz que pinto no lixo, e partiu como se fosse para guerra. Filas indianas se formaram diante de algumas lojas da empresa.

Os transeuntes também não ficaram a ver navios, foram se acotovelando aos poucos, como podiam, mais curiosos do que prometia a força humana – se Deus é brasileiro, o papa é carioca!É vero! - Afinal de contas, é quase natal! Ótima oportunidade para as vendas: faturam horrores... Gente pra cá, pra lá, com embrulhos de todos os tamanhos: coloridos, com laçarotes dos mais variados. Lojas tocando “Jingle Bells” em alta fidelidade, com ofertas imperdíveis com facilidades mil pelo Brasil varonil; a perder de vista e em suaves prestações. Ufa!!!

Cartão: crédito e débito. Cheque e cheque-especial, pré-datado. Se preferir on-line, boleto bancário, sem consulta ao Serasa e ao SPC. Que sufoco! É de perder as estribeiras... Quem não entrar no ritmo dessa festa, dança ou não dança? Que inferno! Natal não é mais a festa do natal. Quase não se fala de: Jesus, Maria e José. A verdadeira mensagem Cristã foi esquecida - Papai Noel é o centro das atenções.

As pessoas andam desesperadas, esbarram nas outras, xingam, brigam. Correm tanto, parecendo que vão tirar o pai da forca. Um horror! Os consumidores endividam-se, depois, babau São Nicolau, mas esse é uma outra história... Algumas lojas foram fechadas antes que a confusão ganhasse proporções generalizadas. Clientes que estavam fazendo compras de outros produtos, naturalmente, ficaram presos e se assustaram com o sururu. Mas depois do caso passado, tudo voltou como dantes no quartel de Abrantes...

A polícia foi chamada para acalmar os clientes mais exaltados. Os consumidores queriam pagar apenas o que dizia a propaganda – vale o que está escrito – R$119, todavia, esse valor correspondia apenas uma das parcelas do produto. O preço real era de R$1.399 à vista. Já dizia minha avó, quando a esmola é demais, há de se desconfiar... Logo, logo que se constatou o equívoco, foi enviado aos jornais um outro encarte, agora com a errata, corrigindo.

De fato, o ser humano tem loucura por essa caixinha inventada por John Logie Baird, na década de vinte, em Londres. Aqui, deu as caras na década de cinqüenta, com a PRF3 TV Tupy-difusora de São Paulo. “A primeira emissora de TV da América latina”. Quatro meses depois, o Rio de janeiro ganhava sua filial, a PRG-3 canal 6. Mas parece que desde sempre fez parte da nossa família.
“Luigi Pirandello”, para quem se esqueceu, é autor da peça: “Assim é se lhe parece”...
...Sustenta impiedosamente as contradições humanas na busca por uma verdade. Só que essa verdade, modifica-se tanto em função do olhar de quem observa. Ver é divertido! Assim é se lhe parece. Será? Provavelmente para aqueles consumidores não. Para os profissionais do jogo do bicho, também não; vale mesmo o que está escrito! “Dedicação total a você, passou para dedicação parcial a você” – dizem as más línguas – mas o importante mesmo foi que, entre mortos e feridos, salvaram-se todos para felicidade geral da nação. Acreditem se quiser...


*Formado em Letras Vernáculas na UFRJ
(Sementes/Poesias Completas) inédito

Fontes: globo.com / oestadão.com

Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU