"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ausência de substâncias importantes

Fui ao endocrinologista e ele passou uma série de exames, em um deles, apontou diminuição nos níveis de selênio e cromo, elementos essenciais e importantíssimo para nossa caminhada com uma vida saudável. No entanto, o zinco estava em excesso. Nenhuma dessas substâncias podem estar alteradas. Existe uma referência de valor importante no organismo, não pode estar nem alto e nem baixo. Pesquisando em diversos sites na internet, achei interessante listar alimentos que contém selênio e cromo. Quanto ao zinco, o conselho do médico, foi evitar produtos industrializados.
Selênio
É um mineral, envolvido na formação dos hormônios da tireoide.
Você pode encontrar selênio nas carnes, peixes, grãos, frutas, legumes e cogumelos.
É importante também a ingestão de alimentos ricos em vitamina A, C e D, pois ajudam na absorção do selênio no organismo.
O selênio age como antioxidante, melhora a imunidade e conbate infcções agudas e crônicas.
A dose diária recomendada é de 50 mcg para mulheres e até 200 mcg para homens.
Veja este site que aborda uma pesquisa científica sobre os benefícios do selêncio, principalmente, quanto ao combate do câncer: http://www.conheceraloe.com/Anteriores/artnutr0705b.php
Cromo
Você sabia que alimentos ricos em cromo afinam a cintura? Ah? Achamos a fórmula para uma cinturinha sarada? Pois bem, segundo a nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro, esse mineral impede que o carboidrato vire gordura, além de afastar a vontade de comer bobagens, como guloseimas.
A queda dessa substância no organismo faz aparecer sinais e sintomas semelhantes aos da diabetes e doenças cardiovasculares.
A quantidade recomendada do cromo é 50 a 200 mcg por dia para adultos.
"Estudos intensivos filandeses mostraram que os alimentos mais ricos em cromo eram : levedo de cerveja, carnes, queijos, cereais integrais, cogumelos e nozes."
"O cromo é um elemento traço essencial (mas também tóxico) para o ser humano. Este elemento químico se encontra naturalmente no solo, na poeira e gases de vulcões. No meio ambiente são três os números de oxidação do metal: cromo(0), cromo(III) e cromo(VI). Cromo(III) tem ocorrência natural no meio ambiente, enquanto cromo(VI) e cromo(0) são geralmente produzidos por processos industriais.

Cromo(III) faz parte do centro de biomoléculas que se encontram em pequeníssimas quantidades em nosso organismo. Sua principal função está relacionada ao metabolismo da glicose, do colesterol e de ácidos graxos. Nosso cérebro se nutre de glicose, e sem este alimento, nossa mente sofre sérios distúrbios. Se nosso corpo não pode metabolizar glicose, nosso fígado não pode produzir glicogênio, que é a energia de nossos músculos.

Os alimentos podem ser uma fonte de cromo na quantidade necessária ao nosso organismo. Na gestação, o organismo das mães necessita de cromo em maior quantidade, principalmente, para ser transferido à criança. Uma criança sadia terá a quantidade necessária de cromo até os dez anos de idade. Após este período o organismo necessita ingerir cromo.

A alimentação moderna, rica em carboidratos refinados (por exemplo, macarrão e arroz branco), traz prejuízo ao nosso pâncreas e ao nosso estoque de cromo. O carboidrato refinado requer cromo para ser metabolizado e, além disto, não contribui para repor o estoque necessário para que o organismo funcione sadiamente. Arroz branco contem 25 % do cromo presente no arroz integral. Farinha branca contem somente 13 % do cromo presente no trigo. Muitas pessoas são deficientes em cromo por consumirem uma dieta restrita a alimentos refinados. Boas fontes do mineral são a levedura de cerveja, ostra, fígado, noz, batata, trigo e farinha integral, pimenta preta e queijos.
Vamos procurar conhecer essas substâncias essenciais para mantermos uma vida saudável. Procurarmos um endocrinologista. Às vezes, a causa de doenças, como diabetes, câncer, depressão e cardiovasculares, pode ser a falta de um mineral como esse, que poderia ter sido resolvido com uma consulta ao médico para realizar exames de rotina. É importante praticarmos consultas preventivas e mantermos uma alimentação saudável, evitando alimentos industrializados.
Abraços a todos!
Fontes de consultas:

Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU