"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quarta-feira, 26 de março de 2008

Ginástica nas Quadras

Thaiza Murray

Aos 76 anos, Adiel Fernandes (foto acima) participa de várias atividades oferecidas à comunidade. Pratica capoterapia, aeróbica, caminhadas e hidroginástica; só o conhecendo para saber suas habilidades com o corpo. Com a prática de exercícios regulares durante anos, Adiel desenvolveu uma flexibilidade notável, de causar admiração em qualquer jovem, pois muitos nem fazem o que ele é capaz. “Sinto-me mais disposto, minha auto-estima melhorou e, assim, também cuido da minha saúde”, diz.

Em 1986, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, a antiga Fundação Educacional, criou o programa “Ginástica nas Quadras”, que foi reconhecido oficialmente no dia 23 de setembro de 1993 pela lei no 543.

Esse programa oferece à comunidade atividades físicas gratuitas e ao ar livre como: ginástica localizada, aeróbica, aerodança, yoga, caminhadas e outras. As turmas são coordenadas por profissionais de Educação Física da Secretaria de Educação. O intuito é desenvolver nas pessoas o hábito saudável de praticar exercícios físicos, de socialização e melhorar a qualidade de vida.

A turma de Adiel fica na Praça do Bicalho, em Taguatinga Norte, um dos primeiros locais a realizar o Programa Ginástica nas Quadras, que existe há 22 anos. A professora Terezinha Lemos coordena essa turma há 3 anos, mas trabalha com ginástica nas quadras desde 2001. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 6h45, com duração de quase 1 hora de muita aeróbica e alongamentos. São em média 30 alunos, a maioria acima de 50 anos de idade. Mas todos são bem-vindos, bastando ter mais de 16 anos e não apresentar restrições médicas para a prática de atividades físicas.

Segundo a professora esse tipo de atividade proporciona maior interação entre as pessoas, levantando a auto-estima e a preocupação com a saúde. “Acompanho todos desde o início e percebo que a maioria melhorou na flexibilidade, coordenação motora, ganho de massa muscular, que acaba perdendo com a idade, e desenvolvendo o lado social”, diz.

A aluna Clemisa Francino, 60, afirma que o convívio com as pessoas e as atividades físicas proporcionaram harmonia para sua vida: “Fazer ginástica é bom para a saúde física e mental, sinto-me mais tranqüila e disposta para continuar o dia”. A única queixa de Clemisa e de outros alunos é a quadra descoberta. “Quando chove não tem como ter ginástica, ela podia ser coberta”, afirmam.

Lourdes Brandalise, 69, a mais antiga da turma, participa da Ginástica nas Quadras desde o início e admite que essa atividade trouxe-lhe mais felicidade. “A velhice por si só já é triste, então fazer ginástica aqui, fazer amizades, estar em contato com outras pessoas, mexer o corpo nos traz alegria, nos dá vida”, afirma.

Ao ouvir falar do programa interessei-me em participar e conhecer mais sobre essa iniciativa. As aulas são animadas, logo cedo as pessoas já estão dispostas, não há ninguém cansado, todos alegres e pontuais... É visível a empatia entre os alunos e a professora Terezinha, que sabe o nome de todos e conhece a história de cada um. Vale a pena fazer parte de uma atividade como essa, não só para a saúde, mas para o bem-estar psicossocial.

A ginástica nas quadras acontece em outras Cidades Satélites com a responsabilidade central da Gerência do Desporto Escolar/Núcleo de Integração Comunitária. Caso você queira participar e obter informações sobre locais próximos a sua casa, bem como os horários, ligue para 3901-1539 e fale com a professora Analise ou acesse o site: http://www.gdfsige.df.gov.br/sedf/cief/PROGRAMA%20GINÁSTICA%20NAS%20QUADRAS.doc.

O que é a capoterapia?
http://listas.cev.org.br/arquivos/html/cevtradg/2002-03/msg00011.html

Portal da Capoeira: capoterapia na terceira idade
http://www.portalcapoeira.com/index.php?option=com_content&task=view&id=807&Itemid=76

Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU