"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Recomendo: 'O Recomeço' - de Isa Colli



‘O Recomeço’ – baseado em fatos reais, de Isa Colli, é uma obra inspiradora que nos leva para dentro de um universo real. Cada um deve já ter tido a experiência com o câncer, seja de um amigo ou parente de algum amigo, seja na própria família ou mesmo, consigo. Ao ler a história e depoimentos que Isa relata, você busca encorajamento em cada palavra. 

Vivo com essas questões desde muito pequena, quando vi meu pai chorar pela primeira vez. Lembro bem. Eu deveria ter uns seis anos, mais ou menos, lembro dele sentado na cama, com a cabeça baixa e chorando incontrolavelmente. Sua avó, a mãe que o criou havia falecido. Digo a mãe que o criou, sua mãe, a que o teve, morreu de câncer quando ele tinha somente um ano de vida. Então não tem lembranças dela, de fato. Meu bisavô e bisavó morreram devido ao câncer. Meu avô e avó paterna, também. Anos mais tarde, tios do meu pai. E logo depois, uma tia, irmã do meu pai. É assustador acompanhar a doença chegando próximo. É tenso. Por favor Deus, nos ajude! Faça parar! Parece uma raiz que não termina. Recentemente, uma prima é acometida pelo câncer também, filha de um tio, irmão do meu pai e um outro tio do meu pai. O câncer está presente na família do meu pai e isso me deixa muito preocupada.

Nos últimos anos, meu pai acompanhou um tio, que ele era tutor. Um câncer chegou de repente. Passou por uma cirurgia, mas não completou o tratamento com a quimioterapia. Se não me engano, ele fez algumas sessões de radioterapia. Mas como era uma pessoa debilitada, já idosa, não seguiu com o tratamento visto que poderia ficar muito pior, pois esses tratamentos são muito agressivos e sofridos. Após visitas ao oncologista, teve alta. Recentemente, um ou dois anos depois, foi internado no Hospital do Fundão com câncer terminal. Por que deu alta? A doença voltou muito agressiva. Quanto tempo ele tinha? Não sei! Mas no dia 9 de novembro descansou nos braços do Pai.

Minha cachorrinha querida também passou por um câncer muito agressivo. E para completar, a cirurgia de retirada do tumor tinha que ser rápida, visto que sofria de problemas renais e a anestesia poderia piorar o quadro e a levar a óbito na mesa de cirurgia. Agradeço a Deus que ela saiu dessa! Morreu recentemente, mas não foi devido ao câncer, mas aos problemas renais que apresentava.

Tive um contato próximo e particular. Apareceu em meu antebraço um nódulo, que foi realizado biópsia. Não era nada demais, mas fui encaminhada para um oncologista, pois o tal nódulo estava enraizado. Enfim, fiz vários exames detalhados, mas ainda bem não era um câncer e fui dispensada naquele momento, mas com um alerta. Devido aos casos de câncer em minha família, eu teria que sempre realizar exames todos os anos. De fato, essa situação assusta, no entanto, é preciso encarar a realidade e fazer os exames como forma de prevenção.

Recomendo a obra “O Recomeço”, de Isa Colli, para todos que independente do contato do câncer, pois as palavras escritas com carinho no livro nos trazem reflexões sobre a vida. Agradeço a Isa pela oportunidade de ler todo o livro e a parabenizo pelo dom com as palavras. “Isa, saiba que escrever é um dom e você consegue nos tocar com as palavras. Parabéns! ”.


Isa Colli - biografia

A escritora brasileira Isa Colli nasceu no Espírito Santo e adotou o Rio de Janeiro para começar sua carreira na área de comunicação. Inspirada nas histórias que ouvia da mãe quando criança e do trabalho em alguns canais de TV, Isa decidiu mergulhar no mundo da literatura.

Seu primeiro livro foi editado em 2011. O romance, Um Amor, um Verão e o Milagre da Vida. Porém a partir de 2013, consagrou seu tempo à literatura infantil e conta em 2017 com seis títulos editados, que abordam temas como a sustentabilidade e a necessidade de proteção ao meio ambiente, o respeito pelo próximo, a tolerância às diferenças e a valorização do consumo de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos.

Conheça mais sobre Isa – acesse: http://isacolli.com/

Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU