"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O tempo como nosso aliado




Nada tão maravilhoso como acordar e saber que estou viva e respirando. Pode parecer estranho começar com tal afirmação, no entanto, o começar do dia já começa acelerado e bem cedo para muitos brasileiros. De fato, reconheço que essa correria me incomoda bastante. Eu quase já entrei em colapso por conta dos afazeres domésticos e das minhas atividades profissionais. Foi quando parei e pensei que não poderia viver andando a 200 quilômetros por hora e abraçando o mundo. Quando comecei a relaxar um pouco, percebi as coisas fluindo mais, meu relacionamento em casa e as situações tornando-se mais prazerosas. Parece que quando estamos em ritmo acelerado, não percebemos a vida passar. Deixamos momentos especiais passarem. E tudo passa tão rápido. E como passa...

Ainda percebo que estou correndo e numa rotina desgastante, mas estou num momento de uma nova reflexão. Esses dias meus olhos se encheram de lágrimas em pensar que daqui a 10 anos, meu filho mais velho estará um adulto. Isso me doeu no mais profundo do meu ser. Não por egoísmo de querer ter ele sob a minha dependência, mas em saber que ele já será um adulto e essa fase de criança, da inocência e descobertas vai passar.

O tempo passa tão rápido, que precisamos o quanto antes parar um pouco e ver a vida em câmera lenta. Parar para curtir os momentos com os filhos, marido, sobrinhos, pais, sogros, avós - família! Pois nada é para sempre e os momentos são únicos. Quando criança eu ficava frustrada esperando que todos os momentos fossem da mesma forma, quando eram bons. Mas aos poucos compreendi que devemos curtir aquele instante, pois nenhum é igual ao outro.

No livro de Eclesiastes, capítulo 3, na Bíblia, aborda sobre o tempo. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” (v.1). De fato, muita das vezes a ansiedade toma conta do nosso ser fazendo com que não enxerguemos o tempo certo para uma determinada questão. Nos apressamos, não curtimos o momento, fazemos besteiras, mas no final, tudo dá certo. E, às vezes, paramos e pensamos: “Esquentei a cabeça à toa”. Não quero viver mais a vida tão apressada. Quero aprender cada dia a viver cada momento no seu tempo. Não é fácil, mas também não é impossível. Não quero esperar uma doença para repensar a vida. Quero fazer isso hoje. É o mesmo convite que faço para você. Pare um pouco, veja seus filhos crescendo, curta os momentos com ele. Não tenha seu trabalho ou religião como prioridade. Tenha sua família, que é um presente de Deus.

Sei que são muitos os compromissos e responsabilidades. No trabalho, o ‘deadline’ e as metas nos consomem. Trabalho não é tudo. Sei que é importante, pois precisamos dos nossos ganhos para viver, mas precisamos também ter qualidade de vida e viver bem. “Que proveito tem o trabalhador naquilo em que trabalha? (...). Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida; E também que coma e beba, e aproveite do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus” (v.9,12,13).

Vamos trazer o tempo para nosso lado. Várias vezes falei em voz alta “o tempo é meu inimigo”, “o tempo voa”, “não tenho tempo para nada” ou “queria que o tempo parasse”. Mas não deve ser assim. O tempo pode ser nosso aliado se aprendermos a administrar nosso tempo. Se não deu para fazer hoje, faça amanhã. Priorize apenas o que não pode ser possível acontecer depois. Vivo cada dia procurando colocar em prática essa posição. Se tenho muitas atividades, paro, penso, seleciono e valorizo minha família.

Que possamos colocar em prática esse posicionamento hoje e não esperar o novo ano para isso. “Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?” (v.22).

Um forte abraço!



Thaiza Murray
 21/11/2018




Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU