"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



segunda-feira, 3 de setembro de 2018

A história queimada pelo descaso!

Imagem retirada do site do Museu Nacional


“O incêndio do Museu da Quinta da Boa Vista é um reflexo do descaso cultural, social e histórico dos governantes do nosso país. Onde será o próximo incêndio?”

Ao saber do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro fiquei chocada! Não acreditava no que estava ouvindo. Só acreditei quando vi as imagens! É uma riqueza cultural e histórica que havia naquele museu. Foram momentos inesquecíveis que vivi todas as vezes que estive lá. A cada canto que caminhava, a cada peça contemplada, uma história, uma lembrança, uma memória cultural. A última vez que estive no Rio de Janeiro, fiz questão de levar meu filho de 5 anos (na época) para conhecer essa riqueza cultural. Quando contei para ele, ele lembrou logo das múmias, borboletas catalogadas, os diversos fósseis, o meteorito, e toda a história que não iria mais ver e só poderia contar ao irmão mais novo, que não terá a mesma oportunidade. Esse ano o Museu Nacional comemorava seu Bicentenário!

(Resistente as altas temperaturas, imagens na internet mostram o meteorito do Museu Nacional intacto após o incêndio).

Foi uma tragédia o incêndio no Museu da Quinta da Boa Vista! Queimou nossa história, queimou um patrimônio cultural, um acervo de conhecimento histórico para as futuras gerações, queimou uma memória riquíssima! São milhões de peças, inclusive “Luzia”, assim apelidada, é o fóssil mais antigo encontrado na América, que remete a 12 mil anos e também o esqueleto do maior dinossauro encontrado no Brasil, em Minas Gerais.

Imagem retirada do site do Museu Nacional


As gerações já estão tão aquém da história, ligados somente em tecnologias e no futuro, que o passado e toda a reconstrução da história ficam perdidos. Mas o Governo não se importa muito, pois foi tanto corte de verbas no Estado que tudo tem se queimado. A saúde, a educação e segurança estão em um tremendo incêndio. Pessoas morrendo todos os dias nos hospitais do Rio de Janeiro, crianças sem uma educação merecida e toda população sem uma segurança e uma vida digna. Esse incêndio do Museu da Quinta da Boa Vista mostra uma realidade cruel do nosso Brasil. Por que? Como? Há muitas perguntas que nunca serão respondidas, ainda mais se for criminal.

Em 2015, o Museu da Quinta da Boa Vista foi fechado por falta de dinheiro e agora, três anos depois, deram logo um jeito nisso. Bom, se foi criminal ou não, muito estranho o que aconteceu. E na hora de apagar o incêndio, nem os bombeiros tinham recursos para combater o fogo. Ineficiência do Estado, do Governo Federal, onde estava a água??? Com certeza, no bolso de alguém! O incêndio é um reflexo do descaso dos governantes e autoridades do nosso Brasil. Agora o Museu não será mais um peso financeiro. Não dará mais despesas! Menos um local para cortar verbas. Onde será o próximo incêndio? Hospital do Fundão no Rio de Janeiro? Hospitais e Escolas espalhadas pelo Brasil? Pois a população já tem se queimado na violência.

Vivemos em um país que é conduzido por um sistema corrupto que procura apagar e colocar a poeira embaixo do tapete. Se saberemos o que de fato aconteceu no Museu, não sei. Mas é uma triste realidade que não vai parar por aí. Vivemos em um país com governantes incapazes de se importar com a história e com a vida. "É mais conveniente deixar as pessoas sem memórias, pois é mais fácil manipulá-las". A maioria só quer se dar bem e rir na cara do povo. O palhaço não é o Tiririca, é o povo e o Brasil é um grande picadeiro! O incêndio no Museu da Quinta da Boa Vista é um reflexo de uma péssima gestão! A Cidade do Rio de Janeiro está afundando, acabando e sendo queimada! O Rio respira história por todo lado e não podemos nem admirar devido a malandragem por todo canto. A Cidade (não mais maravilhosa) está dentro de uma lama da violência. Sou carioca, mas não volto mais! Tenho medo! E isso é triste! O Rio arde no fogo! O Brasil está sendo incendiado há muito tempo!

Triste realidade! Não vamos deixar nossa história virar cinzas, vamos reacender um patrimônio cultural e histórico que é o Brasil. É uma pena, ver as novas gerações voltadas para o futuro e perdendo o passado, a história, as lembranças e as memórias.

Sobre o Museu Nacional do Rio de Janeiro, localizado na Quinta da Boa Vista, São Cristóvão, Rio de Janeiro  

O Museu é a mais antiga instituição histórica do Brasil, fundada por dom João VI, em 1818 e em junho deste ano completou 200 anos. É um local integrante do Fórum de Ciências e Cultura da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e vinculada ao Ministério da Educação, mas já foi residência de um rei e dois imperadores.

O Museu Imperial que se transformou em um museu universitário, com intuito acadêmico e científico, atraía público de várias regiões do Brasil, além de visitas escolares todos os anos. São mais de 20 milhões de peças catalogadas com muito conhecimento nas áreas de ciências naturais e antropológicas. Entre as peças do local estavam: “a coleção egípcia, que começou a ser adquirida pelo imperador Dom Pedro I; a coleção de arte e artefatos greco-romanos da Imperatriz Teresa Cristina; as coleções de Paleontologia que incluem o Maxakalisaurus topai, dinossauro proveniente de Minas Gerais; o mais antigo fóssil humano já encontrado no país, batizada de "Luzia", pode ser apreciado na coleção de Antropologia Biológica; nas coleções de Etnologia temos expostos objetos que mostram a riqueza da cultura indígena, cultura afro-brasileira, culturas do Pacífico e na Zoologia destaca-se a coleção Conchas, Corais, Borboletas, que compreende o campo de invertebrados em geral e, em especial, dos insetos.”

Sobre o meteorito Bendegó

A pedra, que pesa 5,6 toneladas, foi achada em 1784 perto de um riacho no interior da Bahia e levou quase um ano para chegar ao Rio. O meteorito foi levado para o Museu Nacional a mando do Imperador Dom Pedro II em 1888 e permaneceu no local desde então.


Caso você tenha fotos no Museu Nacional do Rio de Janeiro, encaminhe para blognovoolhar@gmail.com - vamos reconstruir as memórias inesquecíveis desse lugar! 

Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU