"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



sexta-feira, 19 de junho de 2009

TAGUATINGA COMEMORA 51 ANOS

Foto: Augusto Areal

Por Thaiza Murray

Taguatinga, nome originário do tupi-guarani que significa “barro branco”, um tipo de terreno que existia naquela região, foi criada em 5 de junho de 1958. Conhecida como uma cidade que tem vida própria, pela sua independência econômica, destaca-se pela área educacional e comercial, sendo este setor o mais dinâmico do Distrito Federal. Sem contar a tradição das lojas de móveis... Tudo o que os taguatinguenses precisam encontram na própria cidade: escolas, faculdades, igrejas, empregos, variados comércios, indústrias, cultura e lazer. Inclusive a sede do Governo do Distrito Federal, encontra-se na cidade, desde 2007, o que a valorizou muito. O centro do governo foi apelidado de Buritinga, uma mistura de Buriti e Taguatinga.

A cidade é considerada um dos maiores pólos econômicos do Distrito Federal, com aproximadamente 900 indústrias por natureza jurídica e oito mil empresas. Taguatinga é promissora, empresarial e independente por ter receita própria e por ser a maior em arrecadação de impostos. Com uma autonomia político-econômica, Taguatinga possui cerca 900 indústrias por natureza jurídica com atividades econômicas nas áreas de extração de minerais metálicos e não-metálicos; na fabricação de produtos alimentícios e bebidas; produtos têxteis; produtos de madeira, celulose, fabricação de móveis; produtos químicos; edição, impressão, máquinas e equipamentos gráficos; artigos de borracha e plásticos; confecção de artigos de vestuário e acessórios; representação de veículos automotivos e motocicletas; atividades de informática; rádio e televisão; serviços de engenharia e arquitetura entre outros setores.

O cartão postal da cidade é Praça do Relógio, no Centro, com 17 metros de altura, o relógio foi um presente doado pelo presidente da Citizen do Japão, Euchii Iamada, quando visitou Taguatinga, em 1970. Ele apresenta quatro faces, voltadas para todos os lados, e fica na famosa Praça do Relógio, cartão-postal, que foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Brasília, em 18 de dezembro de 1989. Antes da construção do metrô, também havia um coreto e um espelho d’água. Até a década de 80, o cartão postal e ponto de referência da cidade era a Caixa d’água, localizada na Avenida Central (C-2). Devido reclamações de moradores, que diziam que atrapalhava o trânsito, o símbolo foi derrubado, por ação judicial, no dia 23 de dezembro de 1983.

A cidade possui diversas opções de lazer como museus, teatros, shoppings (Taguatinga Shopping, Alameda e Top Mall), cinemas, bares e restaurantes. A gastronomia da cidade conta com pizzarias, churrascaria, choperias, bares, restaurantes nacionais e internacionais. Para quem curte teatro e música tem o Centro Cultural Sesi, com apresentações gratuitas shows musicais, peças teatrais e exposições. O Cinemark do Shopping Taguatinga, Teatro Sesc e espaços culturais como o Ginásio Serejinho, Estádio Elmo Serejo Farias (Serejão), Praça da Vila Dimas, Praça do Berimbau, Praça do Bicalho, Praça do Relógio, Quadra Coberta da Praça do DI também fazem parte das opções de lazer que Taguatinga oferece. Para um passeio mais voltado à natureza, também apresenta parques ecológicos, como: Parque Saburo Onoyama, Irmão Afonso Haus, Parque do Cortado, Recreativo Taguatinga e agora, com a inauguração do Taguaparque, a cidade está mais feliz, as pessoas estão próxima uma das outras, com um parque voltado para a família, com brinquedos para a criançada, churrasqueiras, pistas de cooper e caminhada, ciclovia e outros entretenimentos. À noite, a área de lazer fica iluminada e bem frenquentada.

A cada ano Taguatinga está de cara nova. Revitalizações transformam a região, que leva a fama de uma cidade inovadora e progressiva. Agora Taguatinga vai mudar muito mais, com as construções do viaduto na QNL, o túnel e mudanças nas avenidas principais para tornar o trânsito mais tranquilo e seguro. Tudo isso faz parte das obras do Brasília Integrada, projeto do Governo do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU