"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Olho Vivo: Pais Prevenidos Evitam Acidentes




A partir do dia 30 de agosto, a Secretaria da Criança em em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos do Distrito Federal lançou a campanha “Olho Vivo – Pais Prevenidos Evitam Acidentes” com objetivo de conscientizar pais e professores sobre a ocorrência de acidentes, que hoje representam a principal causa de morte entre indivíduos entre zero e 14 anos, somente no Brasil.

“Pelo menos 90% das lesões com crianças e jovens poderiam ser evitadas com atitudes simples, como a proteção de uma tomada, a cobertura de uma piscina, o armazenamento correto de remédios e produtos de limpeza”, alertou o governador Agnelo Queiroz. “A cada dia e meio, uma criança vem a óbito por ocorrências desta natureza. Não há nada mais precioso que uma infância e uma juventude saudáveis”, ressaltou o médico pediatra e secretário da Criança, Dioclésio Campos Júnior.

Segundo a presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), Vera Bezerra, os casos mais comuns de acidentes que ocorrem dentro de casa são: queimaduras, afogamentos, quedas, sufocações e envenenamentos, e a maioria pode ser evitado com procedimentos simples.


Dia 30 de agosto é o Dia de Prevenção de Acidentes com Crianças, instaurado pela ONG Criança Segura a fim de incentivar instituições a divulgarem informações que estimulem ações em todo o Brasil a respeito do tema e assim, garantir um ambiente mais seguro para nossos crianças.

Dicas para evitar acidentes comuns com bebês


• Sufocação: em travesseiros, cobertas ou objetos macios, como bichos de pelúcia e almofadas.
• Aspiração: de leite, após vômitos e sufocação, especialmente em bebês que bebem leite em mamadeira; aspiração de pequenos objetos, como pedaços de brinquedos, moedas e botões.
• Queimaduras: no banho ou com a ingestão de líquidos quentes, dados, por exemplo, na mamadeira, ou, ainda, por derramamento de substâncias superaquecidas sobre o bebê, por exemplo, quando manuseadas com a criança no colo.
• Enforcamento: em cordões de pescoço ou tiras para prender a chupeta.
• Quedas: de trocador, cama ou outro local alto, onde o bebê foi deixado sem a supervisão adequada de um adulto cuidador e conseguiu rolar.
• Acidentes em veículos automotores: habitualmente pela falta do uso de equipamento de segurança ou mau uso.
• Intoxicações: especialmente medicamentosas, pelo uso de medicamentos sem orientação médica ou erro na dosagem. Após o primeiro ano, também são frequentes as intoxicações com produtos de limpeza, inseticidas e outros produtos deixados ao alcance da criança.
• Afogamento: em tanques, bacias, baldes, vaso sanitário, máquina de lavar roupas, banheiras, poços, valas e piscinas.
• Eletrocussão: em tomadas elétricas deixadas desprotegidas e extensões de fios ligados à corrente elétrica.

Conheça os principais ambientes perigosos dentro de casa




Relação de acidentes com as fases do desenvolvimento da criança
http://criancasegura.org.br/page/relacao-dos-acidentes-com-as




Materiais Educativos


Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU