quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nesta ou Nessa




Olá meus queridos leitores!



Este mês passei por algumas provações. Neste ou nesse, nesta ou nessa; eis a questão. Não sou formada em Língua Portuguesa, nem tenho pós e nem sou PhD no Português, no entanto, sou uma amante e curiosa da nossa Língua, ainda mais que sou jornalista, por formação, e gosto da Comunicação. Pesquiso sempre... sempre que tenho dúvida. Não afirmo nada sem antes pesquisar e ter certeza. Consulto sempre os teóricos conceituados da Língua - Ernani Terra, Bechara entre outros.



Hoje você vai entender como utilizar de forma correta alguns pronomes demonstrativos usados para indicar posição temporal, revelando proximidade ou distaciamento do tempo. Se o tempo passado ou vindouro está relativamente próximo do momento em que se fala, pode-se fazer uso de este, neste, em algumas expressões:



Exemplo:


Esta noite (= noite passada) tive um sonho belíssimo.


Nesta segunda-feira (= dia anterior ao presente), comemoramos seu aniversário.


Se o dia em que estamos nos referindo, está próximo do dia em que estamos, pode ser usado o pronome neste (a), este (a).



É isso! Espero ter ajudado!



Na próximo publicação contaremos com a presença de um professor de Língua Portugues a fim de clarear melhor essa ideia.


Até mais!!!

Um comentário:

Ana disse...

Olá Thaiza!

Com relação ao uso de "nessa" ou "nesta" para os dias da semana, encontrei a seguinte explicação:

http://www.gramaticaonline.net/gramaticaonline.asp?menu=3&cod=4871&prox_x=1

Segundo o professor Catarino, utilizamos nesta, ao nos referirmos à semana. Utilizamos nesta/neste para o dia atual - neste domingo (11/09); nessa/nesse para os dias passados e dias futuros: nesse sábado (10/09) e nessa segunda-feira (12/09).

Espero ter ajudado!

Bjs e bom domingo,

Ana

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

Ilha das Flores

Aquarela

A Casa