Olá meus leitores que já são papais e mamães! Fiquem atentos, pois sábado, 13 de agosto, tem vacinação contra poliomelite e sarampo. Levem seus herdeiros de até 5 anos de idade para tomar a segunda dose da vacina contra paralisia infantil, que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, na ocasião, inicia também a segunda etapa de vacinação contra o sarampo que se estende até 16 de setembro; direcionado para todas as crianças entre 1 e 7 anos de idade, nos seguintes estados: AC, AM, AP, DF, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PI, PR RN, RO, RR, SC, SE e TO.
Conheça mais sobre essas doenças:
POLIOMELITE
Conheça mais sobre essas doenças:
POLIOMELITE
A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3) e mais comum em crianças, chamada de paralisia infantil. Entretanto, também pode ocorrer em adultos. A transmissão do poliovírus acontece de pessoa para pessoa por meio do contato fecal-oral, tornando-se mais crítico em lugares com condições sanitárias e de higiene precárias. Crianças pequenas são o maior alvo, por não apresentar ainda hábitos de higiene desenvolvidos. Outra forma de transmissão é por meio do contato de água e alimentos contaminação com fezes.
Manifestações - http://www.cives.ufrj.br/informacao/polio/polio-iv.html
Uma pessoa que se infecta com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença e mais 95% das infecções são assintomáticas. O período entre a infecção com o poliovírus e o início dos sintomas (incubação) varia de 3 a 35 dias. Quando ocorrem, as manifestações são semelhantes às de outras doenças, como infecções respiratórias (febre e dor de garganta, "gripe") ou gastrintestinais (náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação - "prisão de ventre" - ou, raramente, diarréia). Na maioria das vezes as manifestações desaparecem em uma semana e não ocorre comprometimento do sistema nervoso central.
Em algumas pessoas, após as manifestações iniciais podem surgir um quadro de meningite asseptica, geralmente, com recuperação completa em até dez dias sem que ocorra paralisia. Contudo, em uma em para cada 200 pessoas infectadas pode haver o desenvolvimento de poliomielite paralítica. A paralisia flácida geralmente começa entre 1 e 10 dias depois das manifestações iniciais e progride por 2 a 3 dias. A poliomielite não tem tratamento específico. Muitas pessoas que desenvolvem poliomielite paralítica se recuperam total ou parcialmente, mas 2 a 5% das crianças e 15 a 30% dos adultos podem evoluir para o óbito.
Saiba como se proteger - http://www.cives.ufrj.br/informacao/polio/polio-iv.html
SARAMPO
Informações retirada do site: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?377
Doença infecciosa, altamente contagiosa, faz parte do grupo das doenças que se manifestam por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas tendendo a se unirem) e com comprometimento de vários órgãos. O sarampo é causado por um vírus chamado morbili vírus.
Transmissão
Os homens e os macacos são os únicos animais que abrigam naturalmente esse vírus.
Gotículas da respiração e mesmo o ar com o vírus ainda vivo são responsáveis pela disseminação da doença. O período de contaminação se inicia 3 a 4 dias antes e vai até 4 a 5 dias após o surgimento das lesões da pele (rash cutâneo). O tempo que leva entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas (período de incubação) é em média 2 semanas.
Sintomas
Febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema máculo-papular (pele com placas ásperas avermelhadas). O exame interno da bochecha permite identificar pequenos pontos branco-amarelados (enantema de Koplick) que confirma o diagnóstico.
Prevenção
A vacina anti-sarampo, altamente eficaz, é aplicada:
12 meses - dose única
4-6 anos - 1º reforço
12 anos - 2º reforço
Pessoas não-vacinadas expostas podem se beneficiar da vacinação. Mulheres grávidas ou que possam engravidar dentro de 90 dias não devem ser vacinadas. Pacientes com leucemia, linfomas, HIV/SIDA e outros problemas sérios de imunidade devem ser avaliados individualmente.
Saiba mais: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?377
Não esqueçam de levar seu filho para tomar a vacina!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário