Semana passada peguei uma gripe que me deixou muito mal, de cama mesmo, só tinha vontade de dormir.... o pior que meu filho de 1 ano e meio também gripou, logo em seguida, meu marido, todos gripados, doentes, com febre, tossindo... nossa, tem sido difícil mesmo! Hoje já faz mais de uma semana que todos estão assim. Agora estamos na fase da tosse, tem sido, realmente, complicado, Davi não dorme direito devido a tosse. É de dar pena dele.... fica super irritado. Eu já voltei ao trabalho, mas consegui atestado de 3 dias semana passada, pelo menos isso, mas a vontade era ter ficado em casa até o final da gripe... Segue abaixo as causas, sintomas e tratamento para a gripe. Abraço a todos.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola
Gripe e resfriado não são a mesma coisa! Ambas as doenças são de origem viral, transmitidas por meio de gotículas de saliva ou secreções nasais contendo estes micro-organismos, e apresentam como sintomas: cansaço, indisposição, dores musculares, corrimento nasal e dor de garganta. Entretanto, quando o sujeito se encontra gripado, estes são mais intensos e incapacitantes, fazendo com que, muitas vezes, nem tenha condições de sair da cama. Febre alta, de surgimento repentino, também tende a fazer parte do quadro gripal. Estes sintomas surgem em até uma semana após a exposição ao vírus, e perduram por aproximadamente cinco dias.
Ocorrendo em todas as partes do mundo, é causada pelo vírus Influenza: um RNA vírus da Família Orthomyxoviridae, altamente contagioso e com grande capacidade de mutação. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. Os dois últimos acometem apenas a nossa espécie, sendo o do tipo C o mais brando e menos frequente. Já o Influenza A, é capaz de infectar diversas espécies animais, sendo também o responsável pelas epidemias e pandemias gripais. Este é classificado em subtipos, de acordo com o arranjo das moléculas de sua superfície.
Nos séculos XX e XXI ocorreram três pandemias: a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, causada pelo H1N1; a gripe asiática, 1957 – 1958, pelo H2N2; e a gripe A (anteriormente denominada gripe suína), em 2009, sendo o H1N1 responsável por ela.
Crianças entre 6 e 23 meses de idade, idosos, portadores de doenças crônicas e indivíduos imunodeprimidos geralmente estão mais suscetíveis a este vírus, uma vez que tendem a ter o sistema imunológico mais frágil e, por isso, os riscos de desenvolver complicações, como pneumonias bacterianas, são maiores. Assim, é indicado que estes indivíduos, e também profissionais de saúde, vacinem-se anualmente contra a gripe.
Prevenção: Alimentação balanceada e saudável; ingestão de líquidos, preferencialmente não muito gelados; dormir pelo menos oito horas por dia; e prática regular de exercícios - medidas necessárias para manter-se saudável e com o sistema imunológico ativo, evitando incidências de gripes e uma gama de outras doenças. Além destas medidas, vale ressaltar: • Sempre lavar as mãos com água e sabão; • Evitar aglomerados humanos, principalmente se houver pessoas doentes nestes locais; • Em surtos de gripe, utilizar máscaras quando seu uso for indicado pelas autoridades; • Vacinar-se anualmente, caso pertença ao grupo de risco (idosos, imunocomprometidos, etc.).
Importante: Está gripado? Repouso, ingestão abundante de líquidos e uma dieta equilibrada são essenciais. Em casos de febre, faça compressas frias. E lembre-se de que apenas o médico é capaz de indicar um remédio apropriado para esta situação. Não se automedique!
Doenças Causadas por Vírus - Doenças - Brasil Escola
Doenças Causadas por Vírus - Doenças - Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário