"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



terça-feira, 6 de setembro de 2011

7 em cada 10 ex-presidiários voltam ao crime

Imagem ilustrativa retirada do Google Imagens



Correio Braziliense

No Brasil, sete em cada dez presos que deixam o sistema penitenciário voltam ao crime, uma das maiores taxas de reincidência do mundo, disse nesta segunda-feira (5/9) o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso. Segundo ele, atualmente cerca de 500 mil pessoas cumprem pena privativa de liberdade no Brasil. “A taxa de reincidência no nosso país chega a 70%. Isto quer dizer que sete em cada dez libertados voltam ao crime. É um dos maiores índices do mundo”.


(...)


O programa Começar de Novo foi criado em outubro de 2009 com o objetivo de oferecer oportunidades de capacitação profissional e de trabalho para detentos e ex-presidiários. Até o dia 1º de setembro deste ano, segundo dados do CNJ, 1.696 postos de trabalho foram ocupados por detentos ou ex-detentos em todas as regiões do país. Do total, 696 ocorreram somente entre maio e setembro deste ano, demonstrando, segundo o conselho, um aumento no ritmo de preenchimento de vagas.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2011/09/05/interna_brasil,268549/no-brasil-sete-em-cada-dez-ex-presidiarios-voltam-ao-crime.shtml



Por Thaiza Murray


Fora os que são soltos em período de natal e outras datas. São muitos que retornam ao crime. Acho um absurdo esses presos serem soltos. Devem ficar presos. Se esses projetos sociais fossem eficazes em 100% dos casos, até poderíamos ter esperança de melhora. Mas são poucos os que são realmente recuperados. Falta Deus no coração desses homens, onde a maldade abunda a alma dessas pessoas. Acredito que trabalhos de recuperação devem ser realizados, com oportunidade de cursos técnicos e profissionalizantes, mercado de trabalho devem ser abertos para os ex-detentos, e o mais importante, eles devem ser acompanhados pelo resto da vida, para que não venham a retornar ao crime. Recaídas existem, ainda mais pela dificuldade da inserção dessas pessoas, ex-presidiários na sociedade; ainda mais para arrumar emprego. Quem vai dar oportunidade de trabalho para um ex-detento? Quem vai confiar que eles não vão cometer crime de novo? Por isso, mais do que um projeto que oferece curso e emprego, deve haver o acompanhamento sempre.


É isso aí! Boa terça-feira!!!


Outras matérias sobre o Projeto Começar de Novo:


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI214206-15228,00.html
http://dp-mg.jusbrasil.com.br/noticias/2049555/projeto-comecar-de-novo

Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU