"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



terça-feira, 8 de maio de 2018

As 5 linguagens do amor - das crianças: toque físico


Após um encontro com pais promovido pela escola dos meus filhos, conheci o livro “As 5 linguagens do amor – das crianças”, de Gary Chapman e Ross Campbell, os mesmos autores “As 5 linguagens do amor”, que aborda uma literatura voltada para casais. Nesse para as crianças, traz um remake adaptado para o convívio com nossas crianças. Logo fui atrás para comprar, comentei com meu pai, também professor e pedagogo. Ele se interessou e deu-me de presente. Curiosíssima com o assunto, comecei a ler esse livro, que apresenta uma leitura atrativa.

Mas afinal, quais as 5 linguagens do amor? Antes de ler o livro, eu já havia observado meus filhos e percebido que os dois demonstram diferentes formas de ser amado, embora também, demonstrem gostar de receber as 5 linguagens: toque físico, palavras de afirmação, tempo de qualidade, presentes e atos de servir.

As crianças gostam de atenção, gostam que participemos do mundo delas. Meu filho de 5 anos, faz questão que eu participe das histórias que ele cria e encena. O mais velho, gosta de assistir aos filmes dele comigo. Procuro participar e está sempre ao lado deles, mas infelizmente, as tarefas do cotidiano não permitem que eu esteja todo tempo. Mas o tempo de qualidade diariamente não precisa ser todo momento, um tempinho, pode ser até de 30 minutos ou 1 hora, que você sente com seu filho e dedique aquele tempo só a ele, sem celular, sem outras preocupações, já será especial para ele. Tenha certeza.

Enquanto escrevo, até agora, começo a ler o capítulo sobre a segunda linguagem: Palavras de Afirmação. Conforme vou lendo o livro, vou dispondo da minha experiência na leitura e compartilhar com vocês cada palavra preciosa, que muitas das vezes não nos damos conta. As 5 linguagens do amor descritas nessa obra abrangem todos os relacionamentos da sua vida, seja com seu cônjuge, seus pais, irmãos, amigos e filhos.
Na primeira linguagem do amor: Toque Físico, o autor descreve a importância dessa linguagem para o crescimento emocional da criança. Ele aborda várias experiências sobre como o toque físico faz diferença na vida da criança. Uma delas quando perguntada como ela sabe que a mãe a ama, ela responde prontamente que sabe que a mamãe a ama porque ela a abraça. Muitas crianças apresentam todas as linguagens do amor, mas às vezes, apenas uma ou duas linguagens significam mais para a criança.

O toque físico, segundo exemplo do autor, é como molhar plantas todos os dias. “Se for regado com água de amor, seu filho florescerá e abençoará o mundo com sua beleza. Sem esse amor, ele se tornará uma planta murcha, implorando por um pouco de água.”. O autor fala muito sobre manter o “tanque emocional” cheio. Ao fazer isso, você vai proporcionar uma vida emocional e psicológica do seu filho mais equilibrada. “O toque físico é a linguagem do amor mais fácil de ser usada de forma incondicional”. Confira abaixo algumas dicas básicas do autor que você pode aprender a colocar em prática com seus filhos e sua família:

- Ao rever seu filho pequeno ou ao despedir-se dele, abrace-o demoradamente. Ajoelhe-se se ele for muito novinho.

- Deixe que seu filho segure ou abrace um cobertor ou outra peça macia, para aquietá-lo.

(Meu filho mais novo gosta de segurar minha mão para dormir e o mais velho de estar bem juntinho abraçado).

- Abrace e beije seu filho todos os dias quando ele for à escola e quando voltar, bem como quando aninhá-lo na cama à noite (...)

- Acaricie os cabelos de seu filho ou coce as costas dele quando ele lhe disser que teve um dia difícil ou estiver aborrecido.

- Logo após disciplinar seu filho, separe um momento para abraça-lo a fim de mostrar que o castigo se baseou nas consequências das escolhas erradas que ele fez, mas que você continua a amá-lo e a querê-lo como filho.

- Aconchegue-se a ele no sofá quando estiverem vendo televisão juntos.

- Faça um gesto do tipo “toca aqui” como sinal de congratulação todas as vezes que seu filho fizer algo positivo.

- Compre para ele um presente que remeta a um toque físico, como um travesseiro, um cobertor ou um agasalho macio.

- De vez em quando, convoque a família inteira para um “abraço em grupo”, sem levar em conta quantos vocês sejam. Para ser mais divertido, inclua os animais de estimação, como o cão ou o gato.

- Divirtam-se com jogos ou esportes que demandem contato corporal. Isso possibilitará que vocês passem um tempo juntos e troquem toques físicos.

- Convide-o para cantar músicas que estimulem o movimento e o contato físico, tais como aquelas que orientam a bater palmas, girar ou pular. (...)

- Faça “guerras de cócegas” com seu filho ...

- Quando seu filho estiver doente ou machucado, reserve um tempo extra para cuidar dele carinhosamente, limpando-lhe o rosto com um lencinho, por exemplo.

- Deem as mãos ao orar em família.

Caso estejam interessados em ler o livro, compre, vale a pena. Enquanto isso, acompanhe toda semana um pouquinho das 5 linguagens do amor. Vamos juntos compartilhar e propagar amor aos nossos filhos.

Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU