"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



terça-feira, 27 de setembro de 2011

Intensão ou Intenção?



Bom, meu querido leitor, depende o que você está querendo dizer! Isso mesmo! Essas palavras levaram uma questão de prova da FGV a ser anulada. Na questão, a palavra intensão estaria errada, no entanto, essa palavra está grafada corretamente, o que fez anular a questão. Segue abaixo para você entender:

Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam grafadas corretamente:

(A) suspensão - pretensão - ascensão
(B) excessão - deserção - concisão
(C) supressão - intensão - assunção
(D) repressão - demissão - presunssão
(E) refeição - profição - comissão

Quando eu fiz a prova e se você fizesse também, provavelmente, marcaria a letra (A). No entanto, essa questão foi anulada, pois a palavra 'intensão' existe.

Então vamos lá. O que significa intensão?

Segundo o Dicionário Houaiss:

substantivo feminino
1 ato de intensar; força, veemência, energia
2 aumento de tensão
3 Rubrica: fonética.
primeira fase da articulação de uma consoante; catástase, implosão
Obs.: cf. articulação



Segundo o Aurélio:



1. Veemência, intensidade

2. Aumento de tensão



E a palavra intenção significa: ato de tender, vontade, desejo, propósito.


Exemplo: Tenho a intenção de viajar para Europa ainda este ano.



Então tanto intensão como intenção existem e possuem significados diferentes.

Até mais!!!

Abraços,

Thaiza.



De Olhos bem Abertos: Código de Conduta




por Beto Moura*

Sinceramente não creio que chegaremos à próxima copa do Mundo... A cidade desmorona a olhos vistos: Barcas, metrô, ônibus, trens, e mais recente o bondinho de santa Tereza – este último tombado literalmente pelo tempo; auspiciado pelo poder público, sempre superlotado de estrangeiros alheios as suas próprias sortes; num passeio moribundo que os homens tentaram lhes convencer. É, vero! Das Terras dos Baobás para o planeta dos Ali babás corrupção nunca é
demais... leia o texto completo do cronista carioca Beto Moura -
http://deolhosbemabertosbetomoura.blogspot.com/2011/09/codigo-de-conduta.html

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA











21 de setembro comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, insituído por meio do movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido este dia devido a proximidade com a primavera e o dia da árvore, no intuito de representar o nascimento das reivindicações de cidadania e igualdade de condições.




Todos os anos, no dia 21 de setembro, serve para que possamos refletir sobre as lutas pela igualdade nos direitos, pois todos somos iguais. A pessoa com deficiência tem o mesmo direito que uma pessoa sem limitações. E para vencer esse obstáculo, todos os lugares, sendo públicos, edifícios entre outros, devem ser adaptados para atender a toda pessoa com dificuldade de locomoção ou deficiência para que possa existir igualdade de tratamento e, principalmente, cumprir o direito de ir e vir que todos têm. E as pessoas que atendem o público, devem ser preparadas com linguagem dos sinais para que possa atender os deficientes auditivos e para os deficientes visuais ou com baixa visão, os ambientes de atendimento ao público deveriam estar preparados com informações em braile. Isso pode dar um pouco de trabalho para adaptar os lugares, pois precisa de orientações técnicas, no entanto, um pouco de humanidade é possível fazer um país onde a igualdade e a cidadania fazem parte de um povo.




Lei Nº 11.133, DE 14 DE JULHO DE 2005

Institui o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência.
O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de
PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional
decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência,
que será celebrado no dia 21 de setembro.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 14 de julho de 2005; 184o da Independência e 117o da República.
JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
Erenice Guerra

DPVAT: o que é e quem pode usar?





Essa semana passei minhas horas pesquisando e fazendo orçamentos de seguros para meu carro e lembrei do DPVAT, um dos seguros obrigatórios e importantes que muitas pessoas não têm o conhecimento do que vem a ser e quando usar e quem pode utilizar. Pensando nisso, resolvi publicar algo a respeito retirado do site: http://www.dpvatseguro.com.br/conheca/oquee.asp



Segue abaixo as informações. Boa semana!



O Seguro DPVAT cobre vidas no trânsito. Como o próprio nome diz, ele indeniza vítimas de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

Isso significa que o DPVAT é um seguro que indeniza vítimas de acidentes causados por veículos que têm motor próprio (automotores) e circulam por terra ou por asfalto (via terrestre). Observe que nessa definição não se enquadram trens, barcos, bicicletas e aeronaves. É por isso que acidentes envolvendo esses veículos não são indenizados pelo Seguro DPVAT.

O DPVAT, por ser um seguro destinado exclusivamente a danos pessoais, não prevê cobertura de danos materiais causados por colisão, roubo ou furto de veículos. Também não estão cobertos pelo DPVAT os acidentes ocorridos fora do território nacional e os veículos estrangeiros em circulação no Brasil estão sujeitos a contratação de um seguro específico para este fim, entre eles o seguro Carta Verde (para maiores informações sobre o carta verde clique aqui).

Em caso de acidente, as situações indenizadas são morte ou invalidez permanente e, sob a forma de reembolso, despesas comprovadas com atendimento médico-hospitalar.

Você mesmo dá entrada nos pedidos de indenização e/ou de reembolso. O procedimento é simples, gratuito e não exige a contratação de intermediários. Basta juntar a documentação necessária (consulte aqui) e levar ao ponto de atendimento mais próximo (consulte aqui).

Outro dado importante é que o Seguro DPVAT é obrigatório porque foi criado por lei, em 1974. Essa lei (Lei 6.194/74) determina que todos os veículos automotores de via terrestre, sem exceção, paguem o Seguro DPVAT. A obrigatoriedade do pagamento garante às vítimas de acidentes com veículos o recebimento de indenizações, ainda que os responsáveis pelos acidentes não arquem com a sua responsabilidade.

É por isso que pagar o Seguro DPVAT é mais do que uma obrigação. É um exercício de cidadania.

Saiba mais acessando o site: http://www.dpvatseguro.com.br/conheca/oquee.asp

terça-feira, 6 de setembro de 2011

7 em cada 10 ex-presidiários voltam ao crime

Imagem ilustrativa retirada do Google Imagens



Correio Braziliense

No Brasil, sete em cada dez presos que deixam o sistema penitenciário voltam ao crime, uma das maiores taxas de reincidência do mundo, disse nesta segunda-feira (5/9) o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso. Segundo ele, atualmente cerca de 500 mil pessoas cumprem pena privativa de liberdade no Brasil. “A taxa de reincidência no nosso país chega a 70%. Isto quer dizer que sete em cada dez libertados voltam ao crime. É um dos maiores índices do mundo”.


(...)


O programa Começar de Novo foi criado em outubro de 2009 com o objetivo de oferecer oportunidades de capacitação profissional e de trabalho para detentos e ex-presidiários. Até o dia 1º de setembro deste ano, segundo dados do CNJ, 1.696 postos de trabalho foram ocupados por detentos ou ex-detentos em todas as regiões do país. Do total, 696 ocorreram somente entre maio e setembro deste ano, demonstrando, segundo o conselho, um aumento no ritmo de preenchimento de vagas.

Fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2011/09/05/interna_brasil,268549/no-brasil-sete-em-cada-dez-ex-presidiarios-voltam-ao-crime.shtml



Por Thaiza Murray


Fora os que são soltos em período de natal e outras datas. São muitos que retornam ao crime. Acho um absurdo esses presos serem soltos. Devem ficar presos. Se esses projetos sociais fossem eficazes em 100% dos casos, até poderíamos ter esperança de melhora. Mas são poucos os que são realmente recuperados. Falta Deus no coração desses homens, onde a maldade abunda a alma dessas pessoas. Acredito que trabalhos de recuperação devem ser realizados, com oportunidade de cursos técnicos e profissionalizantes, mercado de trabalho devem ser abertos para os ex-detentos, e o mais importante, eles devem ser acompanhados pelo resto da vida, para que não venham a retornar ao crime. Recaídas existem, ainda mais pela dificuldade da inserção dessas pessoas, ex-presidiários na sociedade; ainda mais para arrumar emprego. Quem vai dar oportunidade de trabalho para um ex-detento? Quem vai confiar que eles não vão cometer crime de novo? Por isso, mais do que um projeto que oferece curso e emprego, deve haver o acompanhamento sempre.


É isso aí! Boa terça-feira!!!


Outras matérias sobre o Projeto Começar de Novo:


http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI214206-15228,00.html
http://dp-mg.jusbrasil.com.br/noticias/2049555/projeto-comecar-de-novo

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Olho Vivo: Pais Prevenidos Evitam Acidentes




A partir do dia 30 de agosto, a Secretaria da Criança em em parceria com a Secretaria de Assuntos Estratégicos do Distrito Federal lançou a campanha “Olho Vivo – Pais Prevenidos Evitam Acidentes” com objetivo de conscientizar pais e professores sobre a ocorrência de acidentes, que hoje representam a principal causa de morte entre indivíduos entre zero e 14 anos, somente no Brasil.

“Pelo menos 90% das lesões com crianças e jovens poderiam ser evitadas com atitudes simples, como a proteção de uma tomada, a cobertura de uma piscina, o armazenamento correto de remédios e produtos de limpeza”, alertou o governador Agnelo Queiroz. “A cada dia e meio, uma criança vem a óbito por ocorrências desta natureza. Não há nada mais precioso que uma infância e uma juventude saudáveis”, ressaltou o médico pediatra e secretário da Criança, Dioclésio Campos Júnior.

Segundo a presidente da Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), Vera Bezerra, os casos mais comuns de acidentes que ocorrem dentro de casa são: queimaduras, afogamentos, quedas, sufocações e envenenamentos, e a maioria pode ser evitado com procedimentos simples.


Dia 30 de agosto é o Dia de Prevenção de Acidentes com Crianças, instaurado pela ONG Criança Segura a fim de incentivar instituições a divulgarem informações que estimulem ações em todo o Brasil a respeito do tema e assim, garantir um ambiente mais seguro para nossos crianças.

Dicas para evitar acidentes comuns com bebês


• Sufocação: em travesseiros, cobertas ou objetos macios, como bichos de pelúcia e almofadas.
• Aspiração: de leite, após vômitos e sufocação, especialmente em bebês que bebem leite em mamadeira; aspiração de pequenos objetos, como pedaços de brinquedos, moedas e botões.
• Queimaduras: no banho ou com a ingestão de líquidos quentes, dados, por exemplo, na mamadeira, ou, ainda, por derramamento de substâncias superaquecidas sobre o bebê, por exemplo, quando manuseadas com a criança no colo.
• Enforcamento: em cordões de pescoço ou tiras para prender a chupeta.
• Quedas: de trocador, cama ou outro local alto, onde o bebê foi deixado sem a supervisão adequada de um adulto cuidador e conseguiu rolar.
• Acidentes em veículos automotores: habitualmente pela falta do uso de equipamento de segurança ou mau uso.
• Intoxicações: especialmente medicamentosas, pelo uso de medicamentos sem orientação médica ou erro na dosagem. Após o primeiro ano, também são frequentes as intoxicações com produtos de limpeza, inseticidas e outros produtos deixados ao alcance da criança.
• Afogamento: em tanques, bacias, baldes, vaso sanitário, máquina de lavar roupas, banheiras, poços, valas e piscinas.
• Eletrocussão: em tomadas elétricas deixadas desprotegidas e extensões de fios ligados à corrente elétrica.

Conheça os principais ambientes perigosos dentro de casa




Relação de acidentes com as fases do desenvolvimento da criança
http://criancasegura.org.br/page/relacao-dos-acidentes-com-as




Materiais Educativos


SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU