"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quinta-feira, 11 de março de 2010

Aplausos a todas mulheres do mundo inteiro!!!


Aplausos a todas mulheres do mundo inteiro!!!


Feliz Dia Internacional da Mulher – 8 de março!!!


Por Thaiza Murray


Feliz dia em que se comemora uma grande conquista histórica, um marco vitorioso para todas as mulheres do mundo. Depois de muitas lutas, humilhações e indiferenças, a mulher conseguiu uma posição de importância perante a sociedade e tornou-se uma figura que a cada dia mostra que potencialidade não está ligada ao sexo. Hoje, somos deputadas, vereadores, prefeitas, senadoras, governadoras, e até, presidentas, somos gerentes, empresárias, garis, eletricistas, etc, posições estas, assumidas um tempo atrás somente pelos homens. Hoje, podemos cavalgar como eles.


Conta a história que no ano de 1857, exatamente no dia 8 de março, operárias norte-americanas de uma fábrica de tecidos, reuniram-se numa grande greve revindicando melhores condições de trabalho, exigiam redução da carga horária de 16 horas para 10; salários iguais aos dos homens, pois elas chegavam a receber até um terço do salário deles; pediam respeito e dignidade. Contudo, a manifestação foi recebida com brutal atitude desumana, as mulheres foram trancadas na fábrica, que em seguida, foi incendiada; aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.


Mais de 50 anos depois, em 1910, em uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março seria comemorado o Dia International da Mulher, em homenagem as operárias que não morreram em vão, lutaram por uma causa justa, foram guerreiras, corajosas e mulheres, que marcaram a história da humanidade. Em 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas – ONU. Em fevereiro de 1932, a mulher conquistou um importante espaço na sociedade, adquiriu o direito de votar e ser votada para cargos no executivo e no legislativo. Embora, todas essas conquistas, a mulher, em determinados países árabes e africanos, por exemplo, sofrem ainda preconceitos, humilhações e repúdios. Em pleno século 21, culturas obsoletas continuam a vigorar em seus países.


No Brasil, a mulher conquistou seu espaço, porém, a violência e a desvalorização contra a figura feminina continua. Diariamente, jornais noticiam que mulheres são espancadas, sofrem abusos sexuais, são assassinadas por seus companheiros, ações estas, que não acabam por falta de uma punidade mais severa. A ira e a maldade está no coração de muita gente, que ainda se diz ser humano. “Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração” – Genesis 6:5. Bom seria, que toda maldade se extinguisse da face da terra. Homens, valorizem mais as mulheres, pedras preciosas e companheiras!


A Bíblia valoriza a mulher desde a sua criação. Quando Deus criou a mulher, fez a partir da costela do homem, para ser igual a ele, ser esposa, amiga e companheira. Não a tirou do pé de Adão, para que fosse pisada e, sim, da costela para que estivesse ao lado dele e que fosse acolhida e amada. “Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; E da costela que o SENHOR Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.” – Gênesis 2:21 e 22. Como já falava Agostinho, “de sob os seus braços para ser o objeto do seu amparo e proteção; de junto de seu coração, para ser o objeto do seu amor e o centro dos seus afetos”.


Desde o Velho Testamento, a primeira parte da Bíblia, que se passa há milhões de anos atrás, diversas mulheres aparecem em posição de destaque na sociedade da época, embora já houvesse discriminação quanto ao papel da mulher, contudo, existiram figuras como a juíza Débora; a profetiza Hulda e as educadoras Loide e Eunice, assim como outras que conseguiram mostrar sua importância. Na segunda parte, no Novo Testamento, fica claro que Deus não faz acepção de pessoas: “Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas” – Romanos 2:11.


Embora todas as lutas, preconceitos e violência, somos mulheres, femininas, vaidosas, simplórias, educadas, nervosas, ambiciosas, tímidas, bonitas, atléticas, fofinhas, brancas, negras, indígenas, americanas, africanas, européias, argentinas, brasileiras, amamos, somos amadas, somos mães, casadas, solteiras, divorciadas, viúvas, pobres, ricas, faxineiras, médicas, professoras, operárias, diretoras, engenheiras, arquitetas, advogadas, jornalistas, administradoras, parlamentares, meninas, brincalhonas, tristes, animadas, cansadas, guerreiras, corajosas, batalhadoras, somos, simplesmente, todas mulheres... e nunca desistimos de conquistar nosso espaço na sociedade, somos vitoriosas, não somente pelas conquistas, mas também, pela coragem de enfrentar os desafios da vida.


Um comentário:

Marivaldo do Carmo. disse...

Parabéns pelo artigo...
Todas as mulheres merecem. Tudo de bom para vocês.

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU