"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



sexta-feira, 19 de junho de 2009

GRANDES OBRAS EM TAGUATINGA FACILITARÃO O TRÂNSITO NA CIDADE






Fotos: Imagens Google

Por Thaiza Murray

O viaduto na QNL, o túnel em Taguatinga e a mudança para mão única da Comercial e Samdu vão desafogar o tráfego e deixar mais seguro o trânsito na Cidade. "Taguatinga é o pulmão econômico do Distrito Federal, com indústria e comércio forte. Além do Taguaparque, estamos trabalhando na duplicação da EPTG (Linha Verde), na construção do viaduto da QNL e, se Deus quiser, no ano que vem iniciaremos as obras do túnel no centro da cidade, que vai ligar a Linha Verde à avenida Elmo Serejo", avisou o governador.

Segundo Arruda, a construção do viaduto facilitará a vida de quem trafega pelo local. "Será um sistema inteligente com o objetivo de desafogar o trânsito principalmente em horários de pico. O viaduto terá resultados positivos", garantiu. A população aguarda que a obra se conclua e melhore a circulação dos veículos na região. A moradora da QNL, Amecília de Souza diz que será a solução para quem fica muito tempo esperando em engarrafamento. “Meu marido fica todo dia, ao menos 30 minutos, parado nesse cruzamento. É muito congestionamento. Estou feliz em saber que no fim do ano que vem vai ser diferente”, disse. "Isso aqui em horários de pico é terrível. O viaduto irá contribuir muito para nós que precisamos enfrentar esse trânsito diariamente", comentou o motorista Mario dos Santos.

A obra do viaduto na QNL foi iniciada em setembro do ano passado e será construído no cruzamento que liga Samambaia, Ceilândia e Taguatinga, o que facilitará o trânsito na Avenida Elmo Serejo, em frente à QNL 1, onde passam cerca de 130 mil motoristas por dia. A construção do viaduto foi dividida em duas etapas com um custo total de R$17 milhões. Na primeira etapa consta a estrutura de concreto do viaduto e, na segunda, serviços de terraplanagem e pavimentação. Cada etapa da obra foi prevista para ser concluída em seis meses. O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal será responsável em fiscalizar as obras.

Com as construções, o trânsito vai continuar complicado, mas depois de concluídas, os motoristas serão beneficiados e irão comemorar. "A construção do viaduto não deve alterar a rotina dos motoristas", disse o secretário de Transportes, Alberto Fraga. O Secretário completou que antes das obras de interdição da avenida começarem, serão construídas quatro marginais laterais. "Quando começarmos a interdição na pista principal as marginais já estarão prontas", garantiu. A estrutura ficará parecida com as tesourinhas de ligamento das avenidas, no Plano Piloto.

Técnicos da Secretaria de Obras apresentaram ao Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno Silva, em agosto do ano passado, o projeto da construção do túnel de ligação da EPTG (Estrada Parque de Taguatinga) com a Avenida Elmo Serejo, que visa reformular o trânsito da região.

O túnel vai acabar com os engarrafamentos diários e aborrecimentos dos motoristas no Centro de Taguatinga. O trânsito será desviado para uma estrutura subterrânea a partir do viaduto central próximo à EPTG até as proximidades do Córrego do Cortado. Ao entrar e sair da Cidade, o motorista vai passar pelo túnel, o que reduzirá bastante o caos dos congestionamentos na via principal, para quem vai do Plano Piloto a Ceilândia e Samambaia. A obra está prevista para começar no próximo ano e deve durar dois anos. O túnel de 820 metros de extensão, com três pistas em cada sentido, vai custar aproximadamente R$ 180 milhões.

A reformulação das avenidas Comercial, Samdu e Hélio Prates faz parte de um dos projetos Brasília Integrada, do Governo do Distrito Federal. “São obras essenciais para promover a integração entre microônibus, ônibus e metrô”, explica o secretário de Transportes, Alberto Fraga.

Fraga completa ainda que o projeto prevê a construção de ciclovias no canteiro central da Hélio Prates e na EPTG, paralelas à pista exclusiva para ônibus. Em Taguatinga, as mudanças serão na Avenida Central, com a retirada dos retornos da Comercial; e a Samdu, que foi projetada para apenas uma faixa e, contudo, usadas duas faixas, será alargada. A mudança para mão única das avenidas Comercial e Samdu é um projeto, que visa melhorar o fluxo do local e diminuir acidentes. Na Samdu, o sentido será sul-norte e na Comercial norte-sul. O gerente de Fiscalização do Detran, Silvain Fonseca, alertou sobre a importância dessa revitalização. “A Comercial é problemática. No futuro, ela terá que ser transformada em mão única, em sentido contrário ao da Samdu”, disse.

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