De 1º a 4 de outubro, em Goiânia, será realizado o 17º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação (ENJAC), para debater o exercício da profissão do jornalista em assessoria de imprensa, o mercado de trabalho e de comunicação no Brasil. A expectativa é de reunir mais de 400 participantes, entre profissionais e estudantes. O Sindicato dos Jornalistas de Goiás, realizador do evento, prepara a abertura de inscrições e mais detalhes organizativos para os próximos dias.
Promovido pela FENAJ a cada dois anos, o ENJAC reúne representantes da FENAJ, dos 31 sindicatos de jornalistas do Brasil, profissionais e estudantes da área. Com o tema central “Assessoria de Imprensa: o Jornalismo Passa por Aqui”, o encontro avaliará as questões próprias da atuação do jornalista profissional em assessoria de imprensa e sua relação com assessorados e redações, além da formação do profissional em assessoria de imprensa, ética profissional e relações trabalhistas. O evento pretende aproximar a categoria e criar um canal de aperfeiçoamento das técnicas e instrumentos do exercício da profissão de jornalista em assessoria de comunicação e de imprensa.
Ao propor o encontro, aberto à participação de diversos segmentos da categoria (repórteres, redatores, editores, assessores de comunicação e de imprensa, professores e universitários), a FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas de Goiás consolidam o setor da comunicação como um mercado dos profissionais da área e, portanto, necessário na grade curricular das instituições de ensino e nas discussões sindicais e profissionais.
Luiz Spada, presidente do Sindicato dos Jornalistas de Goiás, conta que uma comissão da entidade intensifica os preparativos para o Encontro e em breve serão abertas as inscrições. Informações sobre as inscrições de delegados e participantes – que serão feitas por meio eletrônico -, hospedagem e mais detalhes estarão disponíveis em um site específico do evento. Os delegados serão eleitos em encontros estaduais de jornalistas em assessoria de comunicação ou assembleias específicas para este fim.
Na programação estão previstos quatro oficinas, quatro painéis e quatro grupos de trabalho, além da conferência de abertura e plenária final. As deliberações do Encontro do segmento serão submetidas ao 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, instância maior de deliberações da categoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário