Thaiza Murray
O mês de outubro contou com o projeto “Circo legal não tem animal”, abraçado em parceria com “A Escola é o bicho”, GAP Brasil, WSPA, ProAnima, Escola da Natureza e o Circo Moscou. Todos os grupos envolvidos em um único objetivo: proteger os animais e todo tipo de vida.
O circo é um entretenimento muito antigo promovido pelo homem, onde artistas com diversas habilidades se apresentam para o público. Mas os animais silvestres são mantidos em cativeiro, sofrendo até maus tratos, para serem usados como atração. O circo nada tem a ver com os bichos e, sim, com as gargalhadas do palhaço, a arte do mágico, a ousadia dos trapezistas e do sensacional globo da morte. Segundo o GAP Brasil, os animais dos circos sofrem punições no treinamento, são submetidos à violência e ao medo. Outro fator estressante para os animais é o transporte constante e as viagens longas. Sem contar que a forma como o circo mantém presos os bichos não é segura, o que já aconteceu e ainda poderão acontecer graves acidentes.
O GAP Brasil funciona desde 2000 e faz parte de um movimento internacional cujo objetivo maior é lutar pela garantia dos direitos básicos à vida, liberdade e não-tortura dos grandes primatas não humanos - Chimpanzés, Gorilas, Orangotangos e Bonobos.
O projeto de lei no 7291, de 2006, que está sob análise no Congresso Nacional, pede o fim do uso de animais em circos brasileiros. Em alguns lugares no Brasil já existem leis com esse tipo de proibição, como é o caso do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraíba, além de quase 50 cidades, entre elas: Curitiba, Florianópolis e Campo Grande.
A ONG Mundial WSPA (World Society for the Protection of Animals) é a Sociedade Mundial Protetora dos Animais, que esteve à frente desse projeto. A missão do WSPA é construir um movimento global, unido, de proteção animal. Fazem parte desse projeto mais de 950 organizações afiliadas em 154 países. No Brasil, a ONG existe desde 1989, quando apoiou a organização de Santa Catarina contra a Farra do Boi. E hoje possui 15 escritórios espalhados pelo país.
A organizadora do WSPA Cristina Torres, que integra a equipe há três anos, esteve responsável pela reunião dos parceiros no Circo Moscou e disse: “Buscamos respeito a todas as formas de vida. E juntamente com a Escola da Natureza, que funciona no Parque da Cidade, criamos o projeto 'A Escola é o Bicho', que envolve escolas públicas e privadas do Distrito Federal, com o objetivo de estimular alunos e educadores a ter cuidado com os animais e a lidar com amor”.
O proprietário do Circo Moscou e herdeiro de uma família circense com mais de 100 anos de tradição apóia os projetos de proteção ao animal e não usa mais os bichos para atrações em seu circo. Na apresentação no dia 22 de outubro estavam presentes crianças das escolas públicas e particulares do Distrito Federal, representantes da Asa Sul e Norte, Cruzeiro, Guará, Sobradinho, Ceilândia e, entre outras, a Escola Classe 29, em Taguatinga também faz parte do projeto.
Foi uma festa para a meninada que se divertiu com as apresentações circenses, sem a presença dos animais.
Para conhecer mais sobre os parceiros acesse os sites:
http://www.projetogap.org.br/
http://www.proanima.org.br/
http://www.wspabrasil.org/
Programa de Rádio Trilha Animal – trilhaanimal.podomatic.com
"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Circo legal não tem animal
Assinar:
Postar comentários (Atom)
SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS
Querido Leitor, Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...
-
Thaiza Murray Dizem por aí que o óleo de copaíba cura reumatismo, artrose, dor na coluna, bronquite, dor na garganta, vermes, dermatose, cas...
-
Roteirista e Diretor Antônio Balbino Desde 1967 o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem atraído novos públicos e despertado novos t...
-
Olá meus queridos leitores! Este mês passei por algumas provações. Neste ou nesse, nesta ou nessa; eis a questão. Não sou formad...
O Dia que Dorival Encarou a Guarda
https://youtu.be/ymWaJt06PNw
Ilha das Flores
https://youtu.be/bVjhNaX57iA
Aquarela
https://youtu.be/PT3azbKHJZU
Um comentário:
Olá Thaiza!
Interessante a matéria!Não conhecia essa perspectiva de mudança; mas apóio em gênero, número e grau...O animal, assim como o homem, merecem respeito e atenção, pois fazem parte da Natureza, e ela corre riscos, é preciso salvá-los enquanto há tempo, para que não tenhamos que vê-los no museu futuramente.Espero que o projeto de lei, vire lei e que se cumpra:"doa a quem doer".
Um abraço amigo, Beto.
Postar um comentário