"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Indigente





Ando pelas ruas do Setor Comercial Sul (SCS), no centro de Brasília (isso mesmo, na capital federal), e fico triste em ver pessoas de várias idades, principalmente, jovens ou mesmo, crianças, jogados na rua, reféns da droga. Condenados pelo vício vivem à beira do abismo todos os dias, jurados de morte pelo crack, pela cocaína, pelo cigarro, pelo álcool e demais drogas. Vejo sempre uma mulher, que aparenta uns 40 e poucos anos, mas deve ter menos, pois o inferno em que vive a faz envelhecer; vejo-a tremendo atrás de cigarro jogado no lixo. A realidade é triste. Observo que a cada dia aparecem mais pessoas no SCS. Ontem mesmo, passando pela rua, havia várias deitadas nas calçadas, imundas, fedidas, enroladas em cobertas, papelões e trapos; em um mundo a parte; numa prisão perpétua. 

De fato dá medo ao deparar com figuras como essas, que mais parecem zumbis, perdidos, vagando num inferno na terra. E é assim que parece o SCS. Chego todos os dias por volta das 6h40 e vejo os viciados saindo de tudo quanto é lugar, até dos bueiros, buracos, marquises, debaixo das passarelas. A cena é de filme terror sobre algum tema de cidade perdida e submundo. As mulheres da vida estão deixando seus pontos. E por volta desse horário de verão, em Brasília, ainda está bem escuro. É um visual horrendo. Fico imaginando, talvez nem consiga imaginar de fato o que realmente se passa à noite. É angustiante! Vivemos em mundos paralelos, reféns do medo e da violência ao lado de pessoas, que não passam de reféns da droga, vítimas de uma sociedade cruel, seletiva e que são capazes de tudo para manter o vício. 

Fico pensando como será daqui a 10 anos. Sei que não terão carros voadores, máquinas do tempo, mas infelizmente, a perspectiva não é boa. Certamente, os drogados de hoje não estarão aqui, mas terão outros. Costumo comparar esse crescimento de viciados ao efeito “Gremlins”! Que ao serem molhados, eles se multiplicam. Da mesma forma, o jovem se envolve com as drogas e não saem mais e levam outros com ele. Triste... Um bola de neve!

Todos os dias essas pessoas morrem e são enterradas como indigentes. Tenho muito a curiosidade de sentar ao lado de um deles e conversar como era suas vidas. Há muitos com famílias, que um dia já tiveram uma vida. E hoje, são vistos como indigentes. Cada um tem a sua importância e uma história para contar. Que nem as mulheres que ganham a vida vendendo o próprio corpo para os prazeres da carne. Muitas; tenho certeza, que gostaria de outra realidade. Não é fácil viver em um país de grandes disparidades financeiras, de pouca oportunidade e que quem quer viver, precisa ser criativo. No entanto, o Governo é culpado por um país assim, em decadência. O Brasil seria um bom lugar para viver se tivessem políticos com escrúpulo e honestos. Mas o povo brasileiro não é estimulado a lutar para sobreviver. Hoje, é mais fácil, o pobre pedir esmola, roubar e ter bolsa de tudo quanto é coisa que o Governo inventa, do que usar da própria habilidade para fazer renda. 

Mesmo sendo um país seletivo e de indicações e com poucas oportunidades para todos, não há incentivo para o cidadão trabalhar. Penso que a ociosidade e a falta de perspectiva levam a pessoa a buscar subsídios para se sentirem melhor. E quando a mente está vazia e o corpo fraco, essas pessoas são conduzidas à depressão; às drogas e à criminalidade. O slogan do Governo Federal deveria ser “PAÍS SEM CORRUPÇÃO; É PAÍS SEM POBREZA!”. O novo slogan para a nossa fase de Governo é: “Brasil, Pátria Educadora!”. Gostei se de fato fosse verdade! Mas infelizmente, slogans e frases vindas do Governo não passam de surreais. Ah se todos tivessem acesso à educação, ao emprego, se as leis funcionassem para os rebeldes e violentos, ah se tivesse um pouco mais de boa vontade por parte dos parlamentares de criarem leis que beneficiassem a população que o elegeu, ah como seria um pouco diferente o nosso Brasil. Não haveria tantos zumbis, tantos jovens e crianças perdidos e tomados pelas drogas, não haveria tantos indigentes pelas ruas; andarilhos sem destino, tomados pelo mal, vivendo em um inferno na própria terra.  

Um comentário:

Solange disse...

Parabéns pela postagem, infelizmente isso é o nosso país, bjs

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU