"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



terça-feira, 17 de abril de 2012

Criança solta no carro quase sofre acidente





Fotos ilustrativas retiradas do Google Imagens

Ontem, 16 de abril, aconteceu um caso terrível. Eu e meu marido saímos para buscar nosso filho na escola, quando um carro, modelo A 160, da Mercedes, placa, se não me engano, JFZ ou JZF 0688, cor prata, parou em nossa frente no semáforo e vimos uma criança, de mais ou menos 2 anos de idade solta no veículo. De repente, apavorei-me quando vi o menino pendurado na janela traseira, esquerda, e a mulher dando seta para a direita. Nossa! Na certeza, a criança iria cair com a arrancada do carro entrando na direita, sentido contrário que a criança estava pendurada. Praticamente, com o corpo para fora do carro.

A fim de evitar qualquer acidente com a criança, já que a mãe irresponsável não estava nem prestando atenção no próprio filho, meu marido buzinou, a mulher questionou o porquê da buzina. Tapada, nem percebeu o filho pendurado na janela. O sinal continuava fechado e iria abrir a qualquer momento. Meu marido abaixou o vidro e gritou: “-Olha seu filho com o corpo do lado de fora da janela!”. A mulher nem agradeceu e não gostou da chamada. Mas meu marido inconformado com a falta de segurança da criança que aparentava apenas 2 anos e da irresponsabilidade e imprudência da mãe, prosseguiu o diálogo: “- Compra uma cadeirinha para o seu filho. É para a segurança dele!”. A mulher ainda teve a audácia de dizer: “-Cuida da sua vida!”.

As pessoas andam muito individualistas e nem ao menos, se preocupam com a questão dos perigos no trânsito. Ela estava com o cinto de segurança, porém a criança, não estava na cadeirinha. Se eu fosse uma agente de trânsito naquele momento, teria autuado a motorista por infração gravíssima, com 7 pontos na carteira. Pois é lei, no Distrito Federal, o uso de cadeirinha. É uma pena, pois no momento, eu não tinha nem meu celular, nem uma máquina fotográfica para flagrar a cena imprudente.

PAIS! É LEI! É NORMA! HÁ UMA RESOLUÇÃO! É OBRIGATÓRIO! NÃO COLOQUE EM RISCO A VIDA DE SEUS FILHOS! COMPRE UMA CADEIRINHA COM SELO DO INMETRO, E ASSEGURE QUE VOCÊS TERÃO ELES POR MAIS TEMPO! NÃO USAR A CADEIRINHA É SER EGOÍSTA! É SER IRRESPONSÁVEL E IMPRUDENTE! É NÃO ESTAR NEM AÍ PARA A VIDA DO SEU FILHO!

SE TOCA, ANTES QUE SEU FILHO SEJA TOCADO PARA FORA DO CARRO!

Em vez daquela mãe irresponsável, ter mandado meu marido tomar conta da vida dele, ela deveria ter agradecido por nós termos nos preocupado com a vida do filho dela. Eu não gostaria de ter visto um acidente em minha frente envolvendo um menino um pouco mais novo que meu filho. De fato, com a impulsão do carro para a direita, e a criança pendurada, com o corpo para fora, de mais ou menos 10 Kg, no lado esquerdo, ela fatalmente, tinha a probabilidade grande cair. Uma criança de 2 anos não tem o reflexo de se segurar rápido. E se nós não tivéssemos avisado e a criança tivesse caído, eu teria me sentido culpada.

Independente da falta de respeito da mãe, com a própria vida do filho e a falta de educação, acredito que fizemos o certo. Acho que na tarde dessa segunda-feira, 16 de abril, evitamos uma acidente com uma criança, de apenas 2 anos de idade, inocente, sem saber o perigo que ela corria.

Meu filho mesmo foi salvo pelo uso da cadeirinha. Eu sofri um acidente, uma colisão, na avenida Sandu Sul, em Taguatinga, Brasília-DF, em agosto de 2011. Meu filho tinha apenas 2 anos e 6 meses. Se ele não tivesse na cadeirinha, teria sido arremessado pelo vidro para fora do carro. Antes mesmo de ser obrigatório o uso de um dispositivo de segurança no carro para transporte de menores de 10 anos, eu e meu marido já tínhamos a compreensão da importância de manter nosso filho seguro no carro, tanto que Davi, que hoje já está com 3 anos, saiu da maternidade na cadeirinha (também conhecido como bebê conforto). E fizemos questão de procurar uma cadeirinha com selo do Inmetro.

Segue abaixo informações sobre o uso obrigatório da cadeirinha, bem como os perigos que andar com uma criança pequena solta no carro.

Sobre a Resolução nº 277
“A Resolução nº 277, de 28 de maio de 2008, que dispõe sobre o transporte de menores de 10 anos e a utilização do dispositivo de retenção para o transporte de crianças em veículos, entrou em vigor a partir de 9 de junho de 2010. A partir desta data, nas operações de fiscalização do Detran, os agentes também estarão observando o cumprimento desta resolução. O condutor que for flagrado transportando crianças em desacordo com a norma, será multado em R$ 191,54 e receberá sete pontos na carteira, por se tratar de infração gravíssima. O veículo será retido até que a irregularidade seja sanada.
A norma, além de tornar obrigatório o uso de cadeirinhas para o transporte de crianças com até sete anos e meio, também define o tipo de assento apropriado para cada idade. De acordo com a Resolução, crianças de até um ano deverão ser transportadas em cadeirinhas do tipo conversível, conhecidas como bebê conforto. E aquelas com idade entre um e quatro anos deverão usar cadeirinhas. De quatro a sete anos e meio devem utilizar assentos de elevação. A partir desta idade, as crianças deverão ser transportadas no banco de trás do veículo e com cinto de segurança. Somente a partir de dez anos poderão ser levadas no banco da frente.” –
http://www.detran.df.gov.br/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=99419



Resolução nº 277, de 28 de maio de 2008 -
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_277.pdf

Uso obrigatório da cadeirinha - http://www.thaizamurray.blogspot.com.br/2010/05/uso-obrigatorio-da-cadeirinha-de-carro.html

A importância do uso da Cadeirinha
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI283237-15343,00.html

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI138189-10455,00-AS+DUVIDAS+MAIS+COMUNS+SOBRE+A+NOVA+LEI+DAS+CADEIRINHAS.html

Saiba tudo sobre as cadeirinhas de carro -
http://brasil.babycenter.com/baby/protecao/cadeirinhas/

Inmetro lança vídeo sobre o uso da cadeirinha - http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/01/25/inmetro-lanca-video-sobre-uso-de-cadeirinhas-infantis

Vídeo sobre o uso da cadeirinha - http://www.youtube.com/watch?v=EXCg-awL4qg

Sem cinto e sem cadeirinha: o que acontece? http://www.youtube.com/watch?v=hkN4WtsNMhs

Vídeos de crianças lançadas para fora do carro por estar sem cadeirinha- http://www.youtube.com/watch?v=3sN38gj0Eig&feature=related

2 comentários:

Sandra Maria disse...

Thaiza parabéns por sua atitude, no seu lugar tomaria a mesma postura.

Lílian Silveira disse...

Depois a criança morre e vão ficar revoltados com o transito ou pior com Deus por ter levado um ser tão "ängelical"...

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU