Por Thaiza Murray
Você sabe o que é? A palavra vem do grego:Andros = adulto agogos = educar
Então andragogia nada mais é do que a ciência de compreender, orientar ou ensinar o adulto a aprender. Segundo Bellan (2005,p.20) “a andragogia é a ciência que estuda como os adultos aprendem”.
De acordo com Malcolm Knowles, a andragogia é a arte e a ciência de ajudar o adulto a aprender, ao contrário da Pedagogia, responsável pelo ensino de crianças e adolescentes. No entanto, a pedagogia ajuda no desenvolvimento da andragogia.
As crianças não têm experiência de vida, então eles aprendem tudo que ensinam. Já o adolescente, costuma questionar alguns ensinamentos. O adulto traz consigo uma bagagem de vida. Quando aprendem algo novo, costuma relacionar com sua experiência diária. Diferente da criança e do adolescente, o adulto se volta com mais interesse ao aprendizado pela consciência de que necessita do conhecimento, que lhes faz falta. É fácil o professor perceber o interesse do aluno adulto quando está aprendendo a ler e a escrever.
A andragogia estuda também um método de ensino para a educação de adultos. O educador precisa conhecer bem essa ciência educacional para assim, saber adptar o modelo de ensino de forma mais didática dentro da realidade do adulto a fim de facilitar o aprendizado.
Nunca ensinei para adultos, mas tenho certeza que deve ser compensador. Segundo o professor Edson Carvalho, do Programa de Educação de Jovens e Adultos - Proeja, do Governo Federal, no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, os adultos são mais interessados. "A satisfação maior é ver o interesse do aluno adulto em aprender, aquela ansiedade do novo, de recuperar o tempo que perdeu. Tudo se torna novidade para eles. E isso é compensador!", diz. No entanto, o maior desafio para um educador de adulto é a dificuldade no aprendizado, explica o professor Edson. "A dificuldade do adulto na educação está na interpretação do texto, pois não existe um conteúdo específico para a educação de adultos. Procuro buscar textos que sejam possíveis adaptar à realidade deles, textos que os remetam ao dia a dia, referências ligadas à realidade que eles vivem para que assim, haja uma identificação", explica.
O educador Edson criou a Oficina da Palavra, onde busca a interação entre o professor e o aluno como forma de facilitar a aprendizagem. "O primeiro passo é quebrar a distância que existe e assim, criar um ambiente de confiança, para que haja segurança do aluno em aprender. Pois alguns ficam com vergonha de perguntar, mas na verdade, nós, professores, aprendemos mais com eles. Aprendemos a lidar com a educação de adultos. E aprendemos a adaptar um texto à realidade deles.É verdadeira, uma arte, ensinar adultos", afirma.
Ao conversar com o professor Edson, pude perceber seu envolvimento com a educação e, principalmente, quando o assunto é educação de jovens e adultos. Quando ele se refere à dificuldade do adulto aprender, ao mesmo tempo, ele mostra a solução. E isso é andragogia, não só você ensinar o adulto, mas compreender, reinventar, criar métodos didáticos de ensino para ensinar e facilitar a educação de adultos.
Caso você, leitor, seja um educador de jovens e adultos, deixe um comentário contando sua experiência.
Abraços e bom final de semana!
Nenhum comentário:
Postar um comentário