Fotos ilustrativas retiradas do Google Imagem
Desde que optei pelo carro para trabalhar e passei a pegar trânsito pesado todos os dias, andando pelas principais rodovias e avenidas do Distrito Federal, pude perceber o quanto inconsequentes são os motoristas de diversos veículos. Os mais audaciosos são os motoqueiros, isso já não é novidade mais, contudo, pude ver que os motoristas de automóveis são muito perigosos também. A seta quase que inexistente, faz com que venhamos a prestar mais do que atenção na direção. Todos os dias percebo que de mais ou menos 20 carros, somente 5 dão setas para direcionar aonde vão entrar e desses 5, somente 3 dão a seta antes de entrar, pois os outros 2, já dão a seta jogando o carro, podendo causar uma colisão.
Os motoristas de automóveis estão muito imprudentes, jogam o carro, entram nas avenidas de qualquer jeito, correm muito, andam com velocidade acima da permitida pela via, não respeitam as faixas de pedestres, não respeitam os outros motoristas, que são xingados por andarem corretamente. Se você não anda correndo, corre o risco de ganhar buzinada, piscada de luz e ser xingado. Um absurdo essas atitudes que deixam o trânsito mais perigoso e tenso.
Não tem um dia que eu não seja testemunha de insanidades automotivas, pois na verdade, motoristas inconsequentes são loucos. É minha única resposta. Quando vejo um motorista cometendo uma barbaridade, só penso comigo, é um louco.
Por isso, os veículos que mais se envolvem em acidentes com morte são os automóveis, com um registro de 271, até outubro de 2010, segundo relatório do Detran/DF. As motos estão em segundo lugar com 137 causas. Os caminhões com 42 e as bicicletas, em quarto lugar com 35 causas de acidentes.
Os homens são os que mais se envolvem em acidentes com morte, registrando um total de 313 vítimas fatais até outubro de 2010 para 79 com acidentes envolvendo mulheres.
Somente em outubro do ano passado, foram registrados 35 acidentes com morte no Distrito Federal, sendo agosto com 53 acidentes. Colisão é a maior causa de acidentes com registro de 155 até outubro de 2010. Em segundo lugar, está atropelamento de pedestre, com 122.
As pessoas estão sempre com pressa. Fico pensando se não houvesse nem pardal nas vias do DF, seria bem pior, como um dia já foi. Os motoristas estão precisando de cursos de reciclagem, pois a maioria, afirmo com certeza, que a maioria não respeita as leis de trânsito e nem muito menos, respeitam os outros motoristas e muito menos, os pedestres.
Todos os dias antes de encarar o trânsito peço a Deus que me proteja e me dê sabedoria ao dirigir. Graças a Deus, tenho percebido as barberagens bem antes e assim, coloco em prática a direção defensiva. É cada uma que vejo e que passo... que tenho muitas histórias para contar. Já passei por cada uma.... de eu estar na dentro da velocidade de via - 60 KM - cheia de pardais, faixas de pedestres e semáforos e uma mulheres, louca, pois só poderia ser insana, para fazer o que fez. Ela simplesmente ficou piscando farol para cima de mim, encostando na traseira do meu carro, e depois me cortou pela direita, bem próxima do meu carro, fazendo sinal chulo e falando palavras de baixo calão. É louca, só poderia ser, ou sei lá, alcoolizada ou drogada.... Quando me cortou, ela freiou o carro na minha frente para que eu batesse no dela. Simplesmente louca! Ainda bem que tive rápido reflexo e tive a possibilidade de ir para a faixa da direita sem grandes problemas. Depois ela seguiu na via correndo, bem mais de 80 Km/h e fazendo zig zag nos outros carros.
E assim como ela, são muitos e muitos motoristas na via, que cometem irregularidades no trânsito, inconsequentes, imprudentes, desafiando os próprios limites e colocando em risco a própria vida e de outros. Esse é o pior, se somente esse tipo de motorista que pagasse pela insanidade, mas não, motoristas corretos acabam se envolvem em acidentes sérios por causa de pessoas como essas, sem limite para dirigir.
O ideal é ficar sempre atento e procurar prever as ações antes que elas aconteçam. É colocar em prática a famosa direção defensiva! Não xinguem, dê uma buzinada, se for o caso, pisque para chamar a atenção para o motorista que está preste a cometer barberagem, mas não brigue no trânsito. Nunca sabemos quem está no volante!
Se beber não dirija! Se dirigir não beba!
Dirija com prudência!
Fontes:
Acidentes fatais em vias urbanas: Brasília, Taguatinga e Ceilândia:
Informações Interessantes:
- 58% dos acidentes acontecem em dias úteis;
- A Via MN1 (Av. Hélio Prates), principal via de Ceilândia, é a via urbana mais perigosa do Distrito Federal;
- Ceilândia sempre foi uma das cidades com o maior número de acidentes fatais do Distrito Federal;
- Em Taguatinga, os atropelamentos corresponderam a mais da medade dos acidentes, 52%;
- 56% dos acidentes ocorreram no período de18h as 5h59m.
Deus os abençoe!