por Thaiza Murray
Ser mãe é.... essa é a frase que normalmente, começa a maioria dos textos sobre o dia das mães. Torna-se lindo e ufânico ao dizer: ser mãe é amar, ser mãe é dar o melhor de si a seu filho... Ser mãe é ensinar, é dar carinho. Contudo, no dia-a-dia, ser mãe vai muito além de todas essas belas palavras.
Não é uma tarefa fácil, a questão é que não nascemos capazes de saber criar um outro ser humano da maneira correta. Cada dia que passa, aprendemos e superamos limites. Sem contar que cada um apresenta uma concepção do que é ser correto. Nossas mães fizeram o melhor para nós, educaram-nos da forma como elas acharam que seria correto. Contudo, crescemos e conhecemos o mundo, mudamos algumas convicções, adquirimos outros hábitos, diferentes dos que nos ensinaram, por outro lado, outros ensinamentos mantivemos e outros aperfeiçoamos. Mas, somos falhos, cheios de vícios e manias.
O ser humano é muito complexo e só Deus em sua infinita sabedoria e graça é capaz de entender-nos. Por isso, ser mãe só seria uma tarefa simples, se soubéssemos lidar com o outro, porém, não sabemos. Com isso, fica melhor conceituar ser mãe, como sendo aquela que enfrenta os desafios da maternidade, que supera obstáculos e que aprende com seus filhos como educá-los e como agir com eles. O segredo é sempre a paciência.
No final do dia, já estamos cansadas, mas aí, nosso filho chega com aquele sorriso nos lábios e muda tudo. Com nossos filhos, aprendemos a valorizar as pequenas coisas da vida. Eles têm muito a nos ensinar, mais do que pensamos. Aprendemos a lidar com a temida “birra”, a identificar o motivo do choro, é cada detalhe... Precisamos curtir cada fase, pois passa tão rápido. Pensando em tudo isso, que concluí que ser mãe dá um trabalhão, porém, é tão compensador! Nossos filhos nos fazem acreditar em dias melhores... Ser mãe não é padecer no paraíso, mas tornar cada momento com seu filho, um paraíso, sempre um momento especial e de aprendizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário