"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



sexta-feira, 21 de agosto de 2009

FIQUE FORA DA GRIPE A E POR DENTRO DA INFORMAÇÃO





Imagens ilustrativas retiradas do Google Imagens

por Thaiza Murray

A gripe suína, como ficou conhecida, tornou-se pauta em todos os jornais mundiais. Hoje, alguns meses depois da primeira morte comprovada no México, a notícia e a gripe A, espalhou-se na maioria dos países do mundo. Assustou muita gente e matou muitas pessoas. Parece até notícia antiga, mas continua atual e avançando no Brasil. Todo cuidado parece pouco, contudo, é importante estar atento as recomendações dos especialistas da saúde.

No Distrito Federal, a triagem da gripe está sendo feita nos postos de saúde. Para mim, um fator preocupante, pois os postos de saúde são muito fechados e cheios de crianças. Penso que o Governo do DF deveria armar tendas nos estacionamentos dos hospitais ou postos para que seja feito essa triagem, por se tratar de um local aberto. Estive nesta quinta-feira, dia em que começou a triagem e, realmente, fiquei assustada! Pessoas tossindo e espirrando dentro do posto, umas com máscara outras sem. E pasmem, as janelas fechadas!!! Faltam muita informação e atenção das pessoas para evitar essa nova gripe.

A nova gripe é transmitida de pessoa a pessoa por meio da tosse, espirro e do contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Deve-se procurar o atendimento médico se você apresentar os três sintomas a seguir ao mesmo tempo: febre acima de 38 graus e tosse ou dor na garganta e falta de ar aguda.

Como se trata de um vírus, pessoas com baixa imunidade são as mais suscetíveis. Pessoas que apresentam mais riscos são: gestantes, idosos, crianças com menos de 2 anos, pessoas com câncer, AIDS ou em uso regular de corticóide, diabete, doença cardíaca, pulmonar ou renal e obesidade mórbida.

Há tratamento contra a nova gripe, contudo, não existem ainda vacinas e também não há evidências de que a vacina contra a gripe comum proteja contra a gripe A. A matéria-prima para a fabricação da vacina contra a nova gripe já está nas mãos das pessoas responsáveis aqui no Brasil e estará disponível no próximo ano.

FORMAS DE PREVENIR CONTRA A GRIPE A:

Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável.

Lavar as mãos frequentemente com água e sabão.

Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas.

Se tiver gripado, evite sair de casa.

A máscara só é recomendada aos profissionais de saúde e pessoas que estejam gripadas, enquanto aguardam o primeiro atendimentos nas unidades de saúde.

NINGUÉM DEVE TOMAR MEDICAMENTO SEM INDICAÇÃO MÉDICA. A AUTOMEDICAÇÃO PODE MASCARAR SINTOMAS, RETARDAR O DIAGNÓSTICO E ATÉ CAUSAR RESISTÊNCIA DO VÍRUS!!!!

Influenza A (H1N1) no Distrito Federal, segundo critério de classificação dos casos
Suspeitos (1)293
Confirmados : Influenza A H1N1 = 79 / Influenza Sazonal = 21
Descartados (2) : 71
Total = 464

Legenda:¹ As novas definições de caso suspeito, confirmado e descartado estão disponíveis e atualizadas no Novo Protocolo de Manejo Clínico e Vigilância Epidemiológica da Influenza (versão I, de 08 de julho de 2009), divulgado no endereço eletrônico: http://www.saude. df.gov.br/

² O total de casos suspeitos pode variar de acordo com a reclassificação dos casos e o total de casos confirmados e descartados será sempre cumulativo.

Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU