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Aí entra aquela musiquinha .... tarararanananã nananã nananã...
"- Logo você será atendido por um de nossos atendentes". Esse 'logo' - passam 5, 10, 20, 30 minutos e você fica esquentando o telefone.
Isso por algum acaso é familiar para você? Bom, pelo menos para mim, é um tormento toda vez que tenho que ligar para alguma empresa para resolver problemas. Geralmente, são os serviços de telefonia, provedor ou internet. Todo serviço deveria ter um local em que pudéssemos resolver tudo pessoalmente. Já tive vários problemas e continuo tendo. Cada vez que ligamos somos atendidos por pessoas diferentes e que dizem coisas diferentes sobre um mesmo assunto. Você fica sem saber a informação correta e acaba colecionando números de protocolos. Já não agüento mais: "Bom dia senhora, meu nome é Lucilene, em que posso ajudar?" "Vou transferir você para o departamento responsável"... "Posso ser útil em mais alguma coisa?" Você passa a manhã toda tentando resolver algo e não consegue. São cobranças abusivas e exorbitantes! Você é transferido para mais de uma pessoa e toda vez tendo que repetir os números de documentos e o motivo da ligação. Isso tira qualquer um do sério...
Há três anos fechamos contrato com a BR Turbo, um provedor de internet, indicado pela própria operadora de telefone, em que contratamos a internet banda larga. Há um ano encerramos o contrato, mudando para um outro provedor. Recentemente, você acredita que veio na fatura a cobrança? E não foi um mês só, não. Foram 6 meses de cobrança e não tínhamos notado, devido a conta estar programada para débito automático.
Este ano tivemos novamente problemas com cobranças indevidas. Agora foi a vez da BrasilTelecom, a operadora de telefone da nossa cidade. Ela estava cobrando por um serviço que cancelamos já há mais de dois anos. O fato só foi percebido porque mudamos de plano para um valor fixo de 109 reais e veio na fatura uma cobrança de 119 reais. O que seria esse valor a mais? Aí ligamos para saber e lá estava mais um abacaxi para descascar...
A partir dessa segunda-feira, 1º de dezembro, entra em vigor o Decreto 6.523/08, que impõe novas regras aos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs). As regras valem para as empresas de telecomunicações, instituições financeiras, companhias aéreas, transportes terrestres, planos de saúde, serviços de água e energia elétrica. Seguem abaixo algumas dessas novas normas:
- O consumidor não deverá esperar mais de 1 minuto para ser atendido;
- A primeira opção do menu deverá ser para falar diretamente com o atendente sem fornecer os dados antes;
- O atendimento deverá ser todos os dias e por 24h;
- As ligações para os Sacs deverão ser gratuitas;
- O protocolo deverá ser passado para o consumidor no início da ligação;
- A ligação não poderá ser mais interrompida, como cair, por exemplo;
- A ligação não poderá ser transferida por mais de 1 vez e nem ter que passar o número dos documentos novamente;
- A ligação deverá ser obrigatoriamente gravada e o consumidor poderá ter acesso a uma cópia da gravação, em um prazo de 72 horas, e as fitas da gravação deverão ser mantidas por 90 dias.
Vamos ver se agora essas empresas cumprem ao menos com essas regras impostas por meio de um decreto.
Enquete: Você já passou por alguma experiência parecida com as descritas acima? Escreva o que aconteceu com você para o e-mail jornalismonovoolhar@gmail.com ou thaizacm@yahoo.com.br . As experiências serão publicadas na próxima semana. Aguardamos a sua participação.
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Há três anos fechamos contrato com a BR Turbo, um provedor de internet, indicado pela própria operadora de telefone, em que contratamos a internet banda larga. Há um ano encerramos o contrato, mudando para um outro provedor. Recentemente, você acredita que veio na fatura a cobrança? E não foi um mês só, não. Foram 6 meses de cobrança e não tínhamos notado, devido a conta estar programada para débito automático.
Este ano tivemos novamente problemas com cobranças indevidas. Agora foi a vez da BrasilTelecom, a operadora de telefone da nossa cidade. Ela estava cobrando por um serviço que cancelamos já há mais de dois anos. O fato só foi percebido porque mudamos de plano para um valor fixo de 109 reais e veio na fatura uma cobrança de 119 reais. O que seria esse valor a mais? Aí ligamos para saber e lá estava mais um abacaxi para descascar...
A partir dessa segunda-feira, 1º de dezembro, entra em vigor o Decreto 6.523/08, que impõe novas regras aos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs). As regras valem para as empresas de telecomunicações, instituições financeiras, companhias aéreas, transportes terrestres, planos de saúde, serviços de água e energia elétrica. Seguem abaixo algumas dessas novas normas:
- O consumidor não deverá esperar mais de 1 minuto para ser atendido;
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- A ligação deverá ser obrigatoriamente gravada e o consumidor poderá ter acesso a uma cópia da gravação, em um prazo de 72 horas, e as fitas da gravação deverão ser mantidas por 90 dias.
Vamos ver se agora essas empresas cumprem ao menos com essas regras impostas por meio de um decreto.
Enquete: Você já passou por alguma experiência parecida com as descritas acima? Escreva o que aconteceu com você para o e-mail jornalismonovoolhar@gmail.com ou thaizacm@yahoo.com.br . As experiências serão publicadas na próxima semana. Aguardamos a sua participação.
Um comentário:
Comigo, já aconteceu várias vezes também. Essa reportagem é de interesse público. Parabéns pela reportagem, só você mesma para abrir nossos olhos para que ficarmos atendo a essa nova lei.
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