"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



terça-feira, 17 de junho de 2008

Criminosos Uniformizados

Fotos: Imagens Google

Thaiza Murray

Não só os moradores das favelas, mas os cariocas não sabem de quem devem ter medo, dos criminosos civis ou dos uniformizados. Já há muito tempo o Rio de Janeiro tem passado por momentos de grande tensão devido à violência. A realidade é que a cidade parece estar vivendo uma anarquia. Não existe controle do estado. Só corrupção!!! Não se vê melhora. A saúde está falida, a educação nem se fala, a segurança... FAZ-ME RIR!!!

Há 7 anos não moro mais no Rio e nem penso em voltar para residir lá. Ainda retorno à cidade por causa da minha família, mas toda vez sinto-me estar em uma caixa de surpresa. A qualquer momento, lugar ou hora pode sair um tiroteio, um seqüestro relâmpago, uma bala perdida... Sem contar que, quando vejo carro de polícia e aquelas armas prontas para atirar, fico com medo. Sei que nem todos os policiais são corruptos, mas garanto que 90% estão no mundo do crime. O filme “Tropa de Elite” mostra bem essa realidade. Ainda bem que tenho um Deus poderoso que sempre tem me protegido nessas idas ao Rio.

É uma pena, eu como carioca, acompanhar uma cidade que não tem sido mais maravilhosa há muitooooo tempo. O Rio só tem decaído. Fico triste pela situação a que chegou. Se não houvesse a violência, o tráfico de drogas, realmente seria um local maravilhoso para morar, com as praias, os parques e vários outros pontos agradáveis para curtir.

Sinceramente, sinto muito pelo Rio de Janeiro ter chegado a esse ponto. Acredito, não por pessimismo, mas com olhos críticos, que não tem mais jeito. Penso que exista até solução, mas opiniões à parte, não quero entrar nesse assunto; acho que seria radical demais nessa tomada de decisão em acabar com o tráfico e a violência. Essa decadência no Rio é cíclica. Uma coisa gera outra. Existe o tráfico de drogas porque tem quem compre. O crime no Rio é organizado porque tem quem o sustente com armamento. O tráfico na Cidade é como uma verdadeira empresa, sendo assim os traficantes considerados grandes gestores, pois é um negócio que realmente deu certo. Os salários dos policiais são baixíssimos, a escolaridade e a preparação militar também. A marginalidade cresce num piscar de olhos.

O Centro do Rio é um local histórico com prédios e riquezas culturais. Era para ser uma sugestão de um bom passeio, contudo, transmite uma imagem de terror, sujeira, medo, bandidagem... A Cidade não é cuidada como merece e o descaso do governo do Rio de Janeiro já não é novidade para ninguém. O Rio vai continuar sendo a minha cidade, mas de uma forma que sempre vou sentir saudades de como ele era, das belezas por trás do mal.

Um comentário:

Anônimo disse...

Venho recebendo com regularidade o jornal virtual. Gostei das reportagens
e matérias abordadas. Parabéns pra você e toda equipe. Sou professor, mas
não mais estou em sala de aula, por motivos óbvios. Atualmente tenho uma
coluna na revista Rota 106, aqui do Rio, onde faço crônicas, mensalmente.
Tenho alguns livros editados, inclusive, conto Infantil: A Agulhinha Iaiá,
a história de uma agulhinha que não queria desempenhar a sua função, de costurar...Pretendo
até o fim do ano lançar: A última Aventura de Papai Noel., trata da aposentadoria
do bom velhinho.Tenho 53 anos, formado pela ufrj, em letras Vernáculas.Se
houver necessidade de um colaborador, disponha.
Grato.

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU