"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quarta-feira, 25 de março de 2020

ÁLCOOL EM GEL OU ÁLCOOL GEL



Você sabe qual é a forma correta? Tenho visto muito em várias mensagens que recebemos pelo Whatsapp e até mesmo, em matérias pela internet o uso da palavra ‘álcool gel’ como prevenção contra o coronavírus. 

No entanto, a forma correta no momento é ÁLCOOL EM GEL, uma expressão preposicionada para especificar um produto, como exemplo, sabão em pó. 

Contudo, a forma ‘álcool gel’ também tem lógica, pois há situações em que o substantivo se torna adjetivo para especificar um termo. Mas se fosse para utilizar a expressão ‘álcool gel’, deveria ser utilizada com hífen, pois segundo a regra de palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral, usa-se hífen.

Ao constituir uma unidade sintagmática e semântica significa unir duas ou mais palavras em um único termo com um significado específico com intuito de formar outra palavra. Nesse caso, ‘álcool-gel’, um tipo de álcool que serve para desinfetar as mãos. Há também a versão ‘álcool-gel’ para limpeza da casa. Segundo a Gramática Normativa da Língua Portuguesa, não se usa ‘álcool gel’. Essa palavra não é oficial e nem se encontra no dicionário da Língua Portuguesa.

Então devemos usar ÁLCOOL EM GEL, pois de fato ele é eficaz contra o coronavírus! O Serviço Nacional de Saúde, no Reino Unido e os Centros de Controle de Doenças nos Estados Unidos afirmam que a melhor maneira de prevenir a doença é evitar a exposição ao vírus, então fique em casa! Logo, logo essa onda vai passar.

Se inscreva no blog e fique por dentro das novidades!

Deixe seu comentário e compartilhe! 

Obrigada, um abraço!

Thaiza. 



Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU