"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Publicidade Enganosa!!!


Imagens retiradas do site Extra.com.br

Olá meu amigo(a) leitor(a)!!! Hoje resolvi desabafar com você e, ao mesmo tempo, expor uma questão que quase sempre temos uma para contar. Quem nunca foi atraído por um produto que não era o que você esperava? Acho isso já aconteceu com muitas pessoas.

Há 17 dias comprei um depilador pela internet, bem, para ser mais específica, comprei o depilador elétrico da marca Panasonic, modelo ES2059P571 wet/dry (seco/molhado), que em suas especificações diz: Depilação sem dor. ( http://www.panasonic.com.br/produto/Beleza_e_Saude/Cuidados_Pessoais/Depiladores/ES2059P571/especificacoes.aspx)
Publicidade enganosa!!! No anúncio do site do Extra.com.br diz bem claro: depilação sem dor, sem irritação e sem marcas. Mentira!!! O depilador wet/dry da Panasonic dói da mesma forma que qualquer outro depilador elétrico. Eu sei, pois tenho o Satinelle, da Phillips. Dói ao retirar o pêlo, pois é pela raiz. Natural. Mas vender um produto que depila pela raiz e dizer não causa dor, aí é outra conversa. Ao conhecer o produto pelos anúncios pensei que seria a solução para meus problemas. Imagine!!! Um depilador elétrico, portátil, sem fio, bivolt, com 3 cabeças depilatórias, versátil, podendo depilar seco ou molhado, que arranca os pêlos pela raiz e que não dói e nem causa irritação!!! Perfeito!!! É esse mesmo!!! Pesquisei alguns preços pela internet e nas lojas, todos estavam na base de 399. Esperei quase 1 mês para comprá-lo, pesquisando preço e esperando, talvez, por uma promoção. Pesquisei novamente e lá estava ele por R$ 269,90, no site do Extra (http://www.extra.com.br/) e além do bom preço, ainda havia um selo de garantia de satisfação e nele dizia: TESTE POR 100 DIAS: SATISFAÇÃO GARANTIDA OU SEU DINHEIRO DE VOLTA. * Veja o regulamento no site. http://www.panasonic.com.br/

PERFEITO!!! TUDO PERFEITO!!! O DEPILADOR, O PREÇO E O TAL SELO DE GARANTIA... Resolvi efetuar a compra. Ao chegar o produto, meu marido quis logo testá-lo. Na primeira vez que passei o depilador nele, só faltava chorar, ele disse: Pára, pára, dói muito!!! Nossa, me assustei! Como assim dói? Deixa de ser fresco. Aqui diz, sem dor.

Resolvi deixar meus pêlos das pernas crescerem para testar o tal depilador “milagroso”. Quando chegou o dia... nossa! Depilei seco, depilei molhado, mas doeu do mesmo jeito! Mas como doeu! E ainda causou irritação.

Como todo depilador elétrico, é normal doer, pois, afinal, o seu pêlo está sendo arrancado pela raiz. Mas, aí dizer que depila sem dor e sem irritação. Errou feio! Publicidade enganosa! Leia abaixo o que o Código de Defesa do Consumidor diz sobre isso:

LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 - Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências.

CAPÍTULO III - Dos Direitos Básicos do Consumidor
Art. 6º São direitos básicos do consumidor:
IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;

SEÇÃO III - Da Publicidade

Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.

Resolvi ligar para o Extra, mas a atendente disse que para devolução, o cliente deve entrar em contato até 7 dias corridos. Enfim, eu ligava no oitavo dia. Tudo bem, eu ainda podia recorrer ao selo de teste 100 dias. Falei sobre o selo e a atendente disse que esse tipo de promoção é de responsabilidade do fornecedor. Entrei no site na Panasonic, mas não encontrei o regulamento sobre a promoção. Cliquei no Fale conosco, mas o único 0800 era para Grande São Paulo, eu não iria mesmo gastar interurbano para São Paulo. Procurei um chat ou e-mail. Nada!!! Um absurdo, sem facilidades para o cliente se comunicar com o fornecedor. No site de busca, procurei por contatos e encontrei um e-mail, escrevi uma mensagem dizendo que entrei no site da Panasonic e não encontrei o regulamento sobre a promoção Teste 100 dias. O e-mail foi respondido e nele dizia:

“Oi, Thaiza. A Campanha dos 100 Dias não está mais no ar. Ela foi finalizada no começo do ano. Ainda não há previsões para o retorno.”

Mas no site que efetuei a compra, no Extra.com, apresentava o selo. E, agora? Quem é o responsável? Depois de tal ocorrido, resolvi ir ao PROCON-DF. Registrei minha insatisfação querendo o cancelamento da compra e reembolso do dinheiro. Agora preciso aguardar 20 dias para que o Extra.com ou a Panasonic liguem para mim.

Mas não pense que pára por aí. Ainda tenho o direito de entrar no Juizado de Pequenas Causas pela Publicidade enganosa e constrangimento, pois afinal, minha perna ficou irritada e num calor danado tive que sair de calça. Fiquei assim uns 3 dias, ainda bem que agora já saiu, passei muita pomada.

Esse post é para todos nós ficarmos espertos!!!
Nenhum depilador faz milagre!
Não se deve confiar 100% no que é anunciado!
Somos amparados pelo Código de Defesa do Consumidor!
Procure o PROCON de sua cidade quando precisar, realmente resolve!
Entre no Juizado de Pequenas Causas, sempre que achar procedente fazer!

Comente este post e conte sua experiência!!!

Abraço e um ótimo final de semana!!!
Thaiza.

7 comentários:

Jussara - Brasília-DF disse...

vi o blog e sua reclamaçao ... fez e faz muito bem!!!! quiça os brasileiros aprendam (inclusive eu) reivindicar os direitos.
isso me alerta, me estimula;

Glaucia - Brasília-DF disse...

Olá Thaiza, tudo bem?? Fico feliz em receber e-mails seus, e ver que vc está com tudo!!
Bom, eu tambem tenho um depilador eletrico, mas é um satinele, realmente não acredito em depilação sem dor!!! Mas adoreia reportagem!! Quem sabe eu consiga fazer a minha tão sonhada depilação definitiva!! Até lá, ai ai ai!!
beijussss

Caiê disse...

oi thaiza. achei seu blog justamente pesquisando na internet pra comprar um desses... que vai doer, eu sei, mas já que você usou os dois, vc recomendaria o panasonic ou o satinelle? o satinelle eu já usei, dá pra aguentar, mas achei que essa possibilidade de usar no banho poderia ser boa... agradeço a sua opinião!

Thaiza Murray disse...

Olá Caiê, Se você quer depilar com as pernas molhadas, onde pode ser utilizado sabonete líquido, esse da Panasonic é interessante. Contudo, não cumpre o que promete quando o assunto é irritação e dor. Dói mesmo, hein! abraços.

Rejane disse...

Olá thaiza, acho que esse negócio de depilador é muito pessoal, pois eu também tenho os dois (ou melhor tinha pq eu comprei o panasonic pois o meu satinele quebrou(que inclusive era um dos mais potentes que tinha, nesse ponto não economizo), bem com o panasonic no "estilo molhado" eu não sinto dor nenhuma nem incômodo nenhum, inclusive minhas pernas com o satinele ficava cheio de marquinhas vermelhas com o panasonic isto não acontece, no entanto, apesar de fazer o trabalho, meu satinele era mais potente, portanto mais rápido. Estou escrevendo, pois acho que o fato de vc ter sentido dor é muito pessoal, sei lá, é mais uma segunda opinião de quem também tem o produto.

Anônimo disse...

Olá, eu comprei o depilador Philips HP6400/30, mas me arrependi, dói muito nossa e como. Quebrou os pelos irritou minha pele, meia hora depois ainda está irritada (isso que só usei em uma pequena região pra teste) ainda ta doendo. Acabei de fazer o pedido do Depilador Elétrico Panasonic Wet and Dry ES205. Sei que não é milagroso mais espero que não irrite minha pele, e que doa bem menos.

Thaiza Murray disse...

Olá Aline Rodrigues, tanto os aparelhos depilatórios elétricos da Philips quanto da Satinele sõa muito bons, de qualidade. O problema é que ambos causa dor e irritação na pele. No caso do aparelho da Philips vendeu que não causava dor, mas causa sim.

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU