O poder do óleo de linhaça
A Linhaça é uma poderosa fonte de Ácidos Graxos Essenciais (AGE) - as gorduras fundamentais à saúde que o corpo não consegue produzir sozinho. O Ácido Alfa-Linolênico (ALA), um dos AGE, é conhecido como um precursor dos Ácidos Graxos Ômega-3. Encontrado também nos peixes de água gelada, o Ômega-3 tem sido atualmente aclamado devido à sua utilização na proteção contra doenças cardíacas e no tratamento de muitas enfermidades. O ALA é metabolizado no organismo convertendo-se em ácido eicosapentaenóico (EPA) responsável pelo controle do triglicérides e do colesterol.A Linhaça também contém um outro AGE, os Ácidos Graxos Ômega-6 (na forma de Ácido Linoléico) - precursor do Ácido Gamalinolênico (GLA). Este Ácido Graxo é transformado no organismo em prostaglandinas (PgE1), substâncias semelhantes a hormônios que tem diversos efeitos em nosso organismo, quando absorvidos em quantidades ideais.
Nos últimos anos, a linhaça (Linum usitatissimun – LINACEAE) vem ganhando um espaço cada vez maior graças aos benefícios que ela pode promover para nossa saúde. O óleo de linhaça é a principal fonte de ácido alfa-linolênico, lignana, ácido linoléico e vitamina E, e é extraído de suas sementes por compressão a frio, fato que preserva sua atividade funcional.
O ácido alfa-linolênico é uma gordura pertencente à família dos ácidos graxos ômega-3 e há algumas décadas vem sendo extensivamente pesquisado e seus benefícios comprovados. As pesquisas relacionaram a deficiência do ômega-3 a várias patologias, tais como câncer, doenças cardiovasculares, processos inflamatórios e doenças auto-imune, obesidades, diabetes mellitus, desordens da pele, desconforto mamário, tensão pré-menstrual, depressão, osteoporose e esclerose múltipla. Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo proteção cardiovascular além de agir como antiinflamatório ao lupus-eritematoso e como antialérgico.
A lignana é o fitoestrógeno mais pesquisado recentemente pelos cientistas e oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio.
O ácido linoléico ou ômega-6 é utilizado como fonte de energia e matéria-prima do tecido nervoso e de substâncias que regulam a pressão arterial, coagulação, freqüência cardíaca, dilatação vascular, resposta imune, quebra de gorduras, tensão pré-menstrual e mastalgia (dor na mama).
Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano e uma forma simples de introduzí-los em nossa alimentação é através da utilização de óleos extraídos a frio em substituição aos óleos quimicamente refinados. Além do óleo de linhaça, que apresenta a maior concentração de ômega-3, ainda temos a presença de ômega-6, ômega-7 e ômega-9 nos óleos de gergelim, girassol e macadâmia. Estes óleos apresentam inúmeros benefícios à saúde humana, além de atuarem como coadjuvantes no tratamento de várias patologias.
Sobre a LinhaçaA linhaça, originária da Índia, tem sido cultivada desde a antigüidade, sobretudo como uma planta para fibras têxteis, o linho. Atualmente o cultivo predomina em países de climas temperados, como Índia, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Ucrânia e Argentina.
Sobre o Óleo de LinhaçaDa pequena, escorregadia e ovalada semente, extrai-se entre 30% e 40% de um óleo de cor amarelo escuro ao marrom, com um sabor e odor característico e muito secativo.
Utilização do Óleo de LinhaçaQuando prensado a frio, e corrigindo à sua acidez, o óleo de linhaça atende a fins alimentícios e atualmente o de suplementos vitamínicos. Quando extraído por solventes, pode ser utilizado em seu estado natural ou bruto, cozido, ou álcali refinado clarificado, para fins industriais em geral, na fabricação de tintas, vernizes e resinas, sabões, rações animais, borrachas sintéticas, linóleo, calafetação de embarcações, na proteção de madeiras expostas ao tempo, massa para vidro, untar pelos de animais para melhorar seus aspectos para exposições, cosméticos para tratamento de pele, etc.
Qualidades do Óleo de LinhaçaO óleo de linhaça por ser muito secativo, atende muito bem as fábricas de tintas, vernizes e resinas, sua maior utilidade. É muito rico em ômega 3 e ômega 6, quando prensado a frio e refinado pode atender ao crescente mercado de suplementos vitamínicos na substituição dos óleos de peixes.
A semente de linhaça é um poderoso desintoxicante e um alimento. Contém: glico-proteína (combinação de açúcar com proteína - pequeníssima quantidade de açúcar, o que não engorda), ácidos graxos polisaturados. Ação: reidrata o intestino, bom para diverticulite, alcalinizante, refrescante. Não tem contra-indicação, não engorda.Receita: duas colheres de sopa da semente pode ser triturada e misturada com suco ou água; ou deixar na água durante a noite e beber de manhã. Contém também: glicérido sólido e líquido, ácido linolêico ou linólico, sais e albuminas. Não contém carboidratos. Medicinal: em todos os casos de inflamações do estômago e intestinos, nas inflamações dos rins e da bexiga, nos espasmos da bílis e do sistema urinário, nas doenças dos órgãos da respiração é a linhaça extraordinária. Considerada um dos melhores remédios naturais na regularização das funções intestinais, além de seu milagroso efeito sobre a flora intestinal.Contém também a específica vitamina F, explicando-se assim a resistência contra as doenças da epiderme. Nas pedras do fígado e rins, é mais vantajoso o uso do óleo de linhaça que é de grande valor alimentício, porém como não há no Brasil em forma comestível utiliza-se a semente moída, tendo o cuidado de mantê-la sob refrigeração, a fim de evitar que fique rançosa. Agressividade/Obesidade:A linhaça é um auxiliar do glutation*; possui o ácido lipóico que é o auxiliar do glutation. Distúrbios de peso: a linhaça não deixa engordar ou emagrecer além do normal no caso de distúrbios de peso. A exemplo os manequins muito magros além do normal. Combate a depressão e agressividade voltadas para dentro (anorexia - o excesso de noradrenalina) e obesidade.
* Glutation: O Extrato do Caroço do Abacate O estresse oxidativo altera o glutation. O extrato do caroço do abacate repõem o glutation perdido. Glutation É um nutriente que ajuda a corrigir poluentes, combate radical-livre.Indicação do glutation: em inflamações e reações alérgicas em relação à alimentação. O glutation ajuda contra depressão, ansiedade, queda de auto-estima, bloqueio de memória, agressividade. Ele combate inflamação e reações alérgicas devido a uma reação da incompatibilidade de alimentos ingeridos, diretamente no tubo digestivo. A depressão causa a liberação de adrenalina; a adrenalina produz radical-livre o qual gasta o glutation. Fonte: Juarez Calegaro – Psiquiatra
MAIOR FONTE DE ÔMEGA-3 DE ORIGEM VEGETALO Linho (Linum usitatissimum L.), conhecido popularmente como Linhaça, é uma planta pertencente à família das lináceas, cultivada há mais de 7.000 anos. Desta planta são extraídas até hoje as fibras para a fabricação dos tecidos.COMPOSIÇÃOÓleo "Premium Grade" extraído de sementes douradas cultivadas de forma orgânica, obtido pelo sistema de primeira pressão a frio.Cada cápsula contém 57% de Ácido Alfa-Linolênico (Ômega-3), 16% de Ácido Linoléico (Ômega-6), 19% de Ácido Oléico (Ômega-9) e 2% de Vitamina E natural. MODO DE USARAdultos: Recomenda-se a ingestão de 4 cápsulas duas vezes ao dia antes das principais refeições.
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Quantidade por porção (1 cápsula de 500mg)
* VD
Valor energético
5kcal = 21,0kJ
0,1%
Carboidratos
0g
0%
Proteínas
0g
0%
Gorduras totais
0,5g
0,9%
Gorduras saturadas
0g
0%
Gorduras trans
0g
**
Fibra alimentar
0g
0%
Sódio
0mg
0%
Gorduras Poliinsaturadas 0,4g. nas quais:
Omega-3 (Ác. Linolênico)
285mg
**
Omega-6 (Ác. Linolênico)
80mg
**
Vitamina E
1mg
10,0%
*% Valores Diários de Referência com base em uma dieta de 2000kcal ou 8400kJ. Seus valores podem ser maiores ou menores, dependendo das suas necessidades energéticas.
** Valores Diários não estabelecidos.
REGISTRO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE6.2582.0007.001-8REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS1- Harrobin DF, Manku MS. 1990. Clinical biochemistry of essential fatty acids.In: "Omega-6 Essential Fatty Acids", ed Horrobin DF, Alan R.Liss, New York, pp 21-53. Entrevista Canal 7 TVE de
Regula as funções sexuais da mulher
Ao regular as funções intestinais ele regula
As outras funções do organismo, assim as
Pessoas passam a ter uma vida normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário