"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Professor de Português tem texto publicado pela ABL

Professor Edson Carvalho na Academia Brasileira de Letras

Por Karina Bottino
Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

O amor às letras tem rendido bons frutos ao professor de Português e Literatura Edson Carvalho. Foi escrevendo sobre Machado de Assis que ele ganhou lugar entre os cem nomes que vão assinar a coletânea de textos que será publicada pela Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Folha Dirigida. O concurso para professores, sobre A importância de Machado de Assis um século depois de sua morte, recebeu cerca de 40 mil textos, avaliados por uma equipe da Fundação Cesgranrio.


Na escola onde leciona, o Ciep Brizolão 119 - Austin, em Nova Iguaçu, Edson conquistou ainda mais admiração por parte dos alunos – ele dá aulas para o 7º ano do Ensino Fundamental.
- A repercussão do resultado do prêmio na escola tem sido muito gratificante. Os alunos se orgulham em falar: “meu professor foi premiado”. A minha classificação mexeu com a auto-estima deles, foi mais um fator de motivação para a turma, que começa a se encantar pela Literatura – considera Edson.


Independentemente do prêmio concedido pela ABL e pela Folha Dirigida, o professor já se considera um vencedor, afinal, tem conseguido reverter os índices que revelavam baixo rendimento de leitura entre os jovens do Ciep. Desde que assumiu a vaga, há um ano, ele comanda o projeto Eu & nossas histórias, uma oficina de produção de textos que tem instigado os alunos.


- Eu estava há quase 20 anos sem trabalhar com Ensino Fundamental e me vi sem saber o que fazer diante do baixo rendimento de leitura, constatado pela Coordenadoria Regional. Pensei na sala de aula como um espaço para a criação de textos, produzidos pelos alunos. Desta maneira, eu crio o primeiro parágrafo e cada aluno dá continuidade à história. Os textos circulam, estimulando a leitura. As redações dos estudantes são o material didático no processo de ensino-aprendizagem – explica.


O gosto pela leitura refletiu em bons resultados no provão de interpretação de textos realizado recentemente pela escola. Segundo Edson, dos 43 alunos da turma, apenas dois ficaram abaixo da média. Motivados e mais concentrados, os estudantes têm alcançado melhores notas em outras disciplinas.


As boas idéias no Ciep 119 não param por aí. Dia 31, a partir das 9h, haverá uma exposição de trabalhos sobre Machado de Assis na escola. O dia será dedicado à poesia e à música e terá a participação dos 600 alunos da unidade, dos ensinos Fundamental e Médio. Na ocasião, será lançado um livro de 45 páginas com os textos produzidos pelos estudantes para o projeto Eu & nossas histórias. O evento é aberto à comunidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

PAI, ESTOU ORGULHOSA DE VOCÊ!
PARABÉNS! VOCÊ MERECE!

GRANDE BEIJO.

Anônimo disse...

PARABÉNS VOVÔ!!! QUERO APRENDER MUITO COM VOCÊ!!! PARABÉNS!!!

Anônimo disse...

Edson, parabéns. Muito legal mesmo sermos valorizados pelo trabalho que realizamos. Abraços.

Beto Moura disse...

Parabéns,Edson!
As palavras refletem aquilo que se tem no coração...
Apesar do genocídio que se comete contra a educação nesse país. Existem pessoas nobres como você, que olham para as coisas, como seus olhos não tivessem habituados.
Prosperidade, amigo! Muita fé!

Anônimo disse...

OLÁ, FILHA!OBRIGADO PELA DIVULGAÇÃO NO SEU BLOG SOBRE A MATÉRIA "AMOR ÀS LETRAS", PUBLICADO PELA SEE/RJ, NO DIAS DOS MESTRES.
FICO MUITO LISONJEADO PELOS ELOGIOS E A LEMBRANÇA.
MINHA ESTIMA E ADMIRAÇÃO PELO SEU TRABALHO. PARABÉNS! BJOS!

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU