"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



domingo, 19 de outubro de 2008

CASO ELOÁ

Thaiza Murray

Ultimamente, com tantos acontecimentos ruins no mundo, nos vemos refém da violência. O mal ronda nossas vidas e nossos passos. E, se dormirmos por um momento, ele passa pela brecha que dermos. Pode ser tarde... Drogas, prostituição, relacionamentos ilícitos e tomados pela possessão, vícios, vaidade excessiva, inveja, corrupção, ciúme doentio são frutos podres que levam a sociedade ao caos e à falência.

Vigiai e orai, já alertava Jesus (Marcos 14:38 a). Precisamos estar atentos às ciladas do diabo para derrotar o que temos de mais precioso, que é a nossa família. Você que está lendo este texto, posso não o conhecer, não sei qual é a sua crença ou religião, seus pensamentos ou sua ideologia. Mas eu creio no Deus vivo, onipresente, o único capaz de estar em todos os lugares ao mesmo tempo. É por esse poder que Ele ouve as orações.

Precisamos buscar a Deus e pedirmos pelos nossos filhos, pelos jovens, adolescentes e crianças, que os livre dos espinhos desse mundo, dos relacionamentos precoces e doentios. Que eles possam nos trazer alegrias e que possam ser felizes. O diálogo é a base de um bom relacionamento. Ao orarmos constantemente ao Senhor Jesus, passamos a ter maior intimidade com Ele. Orar significa conversar com Deus. Ao passarmos a conversar com nossos filhos, ter um diálogo aberto, sem cobranças e pressões, os conquistamos e a intimidade aumenta. As conseqüências dessa relação são a confiança e a proximidade.

Geramos por nove meses um filho e jamais pensamos que algum mal possa lhe acontecer. Infelizmente, estamos à mercê de acontecimentos como o caso da adolescente Eloá que, apenas uma criança, desde os 12 anos, deixou-se envolver com uma pessoa mais velha e doentia. Passou a ser refém da possessão de seu namorado Lindemberg. Achamos sempre que não acontece conosco. Assistimos casos na mídia, mas sempre como algo distante. Antes do seqüestro de Eloá, um caso abalou Goiânia. Um namorado esquartejou a namorada. E agora, um jovem faz refém a ex-namorada e a mata. Até onde vai nosso mundo, nossa sociedade? O que está acontecendo às famílias?

As manchetes nos jornais, revistas e televisão têm sido: “FILHA MATA OS PAIS PARA FICAR COM A HERANÇA”, “PAI ABUSA SEXUALMENTE DAS FILHAS”, “MARIDO AMEAÇA A ESPOSA COM UMA FACA”, “NAMORADO ESQUARTEJA A NAMORADA”, “JOVEM SEQÜESTRA A EX-NAMORADA E A MATA” e por aí vai... Filhos que matam pais, pais que matam filhos, maridos que matam esposas e esposas que matam maridos? Se a família é a base da sociedade feliz e estável, estamos à beira de uma falência. São essas manchetes que você quer que façam parte da sua vida? Você quer ser matéria principal dessa forma?

Tenho certeza que sua resposta é NÃO!!! E se é não, você precisa levantar-se do sono, da acomodação, achando que nada de ruim possa lhe acontecer. Lembre-se que o mal anda ao nosso derredor, buscando de alguma forma destruir a família e principalmente nossos filhos. Vamos nos unir, buscar ao Deus vivo, orar e vigiar sempre, pedir proteção ao Senhor. Ore pelos seus filhos, converse com eles, não lhes cobre ou imponha, não faça pressão ou os castigue sem antes os ouvir. Ouça o que seus filhos têm para dizer. Às vezes sua filha está em um relacionamento parecido com o da Eloá e você nem sabe. Peça a Deus sabedoria para lidar com sua criança ou com seu adolescente. Procure chegar até eles da forma deles. Um dia você pai, você mãe, já foi uma criança e um adolescente. Você sabe das necessidades de cada fase.

É importante saber instruir: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6). Vamos ensinar nossos filhos a serem crianças, serem adolescentes, serem adultos. Passar por cada fase no tempo certo. O mundo tem estado muito deturpado. A mídia dita valores que aceitamos como algo normal e isso tem mexido muito com o comportamento do jovem. Criança não tem sido mais criança. Está tudo muito precoce e desordenado. A pureza e a inocência estão fora de moda neste mundo em que vivemos. Onde iremos chegar dessa forma?

Precisamos estar atentos naquilo que tentam nos impor como o certo e o moderno. Não somos fantoches, não podemos ser influenciados ou conduzidos por um modismo. Somos pessoas pensantes e precisamos reagir e filtrar o que é lançado para nós. O jovem precisa viver cada época no seu tempo certo. “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1). Se aderir aos conceitos deturpados da mídia é ser moderno, sou mais ser careta e viver feliz em uma família unida e estável, e ver meu filho vivendo segundo o coração de Deus.

8 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns! Essa reportagem nos alerta como devemos orientar nossos filhos. Temos que orar muito e entregá-los na mão de Deus.

Marcela disse...

Tudo isso se resume em falta de DEUS no coração, pois quem tem Deus tem amor, paciência e tudo espera.

Anônimo disse...

olá, filha! tudo bem?
Parabéns pela matéria do caso ELOÁ, o seu texto amplia a discussão e nos leva a refletir sobre um antigo tema que é a violência contra as mulheres.
bjos!

monica rodrigues disse...

PARABÉNS MINHA PRIMA,ADOREI O SEU COMENTÁRIO SOBRE A ELOÁ.
BEIJOS E BOA SORTE.
MONICA RODRIGUES.

Beto Moura disse...

Olá, thaiza!
Paz e harmonia...
O grande problema da violência está na sua própria banalização. A sociedade na qual vivemos estimula e supervaloriza essa situação, que cotidianamente acontece...Vide a cobertura das redes de tvs. Foi um show!E depois,eles chamam aquilo de cobertura jornalística.Quantas Eloás mais,terão que acabar assim?
Felicitações pelo belíssimo artigo
Um abraço amigo,Beto Moura.

Anônimo disse...

As pessoas não sabem mais o que é amor! Interessante a matéria

Anônimo disse...

Deus não existe, gente. O que existe são pessoas sem princípios.
Deus é o método para aliviar a pressão da vida ou acusar do q é certo ou errado.
Nesse caso, vemos que muita falta de ética, respeito e sentido com a vida.
Mas Deus, se existir, tá lá jogando truco com o capeta.

Anônimo disse...

seis! Vc ta certo.

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU