"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

SUSto Canino


Thaiza Murray

Há um ano ou dois, não lembro bem, meu cachorro apresentou periodontite, que é uma doença provocada pelo tártaro. Dois de seus dentes ficaram moles e acabaram caindo. Nós o levamos para fazer a limpeza dos dentes no veterinário, tomou remédios caríssimos, uma grana! Não lamentamos pelo dinheiro gasto. Claro, é nosso cachorro. Mas as coisas referentes aos animais são muito caras. Contudo, fazemos questão de providenciar o que for para manter a saúde do nosso cão.


Um tempo depois, outro de seus dentes ficou mole. Resolvemos consultar de novo o veterinário. Como estávamos com viagem marcada ao Rio de Janeiro, então resolvemos deixar para levá-lo à SUIPA (Sociedade União Internacional Protetora dos Animais). Já havíamos tido recomendações do local, que é muito conhecido no Rio por acolherem animais abandonados, cuidá-los e destiná-los a doações. Admiro muito as pessoas e organizações que prestam esse tipo de serviço. Voluntariamente ajudam bichos a terem um lar.


Entrei no site da SUIPA e achei bem organizado, fácil acesso e nele informava que havia estacionamento gratuito. Ficamos tranquilos por ter um local para deixarmos o carro, afinal, a SUIPA fica localizada próxima de uma das comunidades mais perigosas da cidade. Ao chegarmos lá, paramos em frente à organização e perguntamos onde ficava o estacionamento, uma das funcionárias perguntou espantada: "- Estacionamento?" Não tendo muita opção de resposta, a mulher nos mostrou a calçada para que pudéssemos estacionar o carro. Não o fizemos. Procuramos outro local. Finalmente conseguimos. Ao entrar no portão principal da SUIPA, um mau cheiro de lixo e galinha... Na recepção, um calor, um aspecto de sujeira, que não deixou boa impressão. Enquanto meu marido aguardava com nosso cachorro na fila, fui entrando para conhecer o consultório. Não gostei muito do que vi. A marca do primeiro contato continuava. Decepcionados, resolvemos ir embora.


Não tenho a intenção de degradar a organização, muito menos o atendimento médico, que não conhecemos. Contudo, quero atentar para a questão da infraestrutura e higiene do local e dos animais. A SUIPA não é só conhecida, mas tem como associados artistas e pessoas com boa situação financeira dispostas a ajudar. Sei que os gastos são grandes com os tratamentos, acolhimentos, porém, a imagem é tudo para transmitir confiabilidade. Não me senti segura em consultar meu cachorro em um local que cheirava mal e aparentava sujeira.


Por outro lado, quero parabenizar a iniciativa da SUIPA e de outras organizações que se dedicam acolher animais abandonados e destinados a sacrifícios. Ressalto a importância de adotar um animalzinho. Tenho um casal de cães adotados e os dois são a minha alegria. É uma satisfação muito grande tê-los por perto. Faço questão de frisar em meu blog o valor da adoção de animais abandoados, tanto para quem adota quanto para os que são adotados.


Saiba sobre Periodontite Canina:
http://www.dogtimes.com.br/saude8.htm

Adote um animal:



Um comentário:

Anônimo disse...

isso aconteceu com meu cachorro tambem,mas acobou morrendo...

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU