"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



domingo, 19 de agosto de 2007

Desemprego: desgaste social

Thaiza Murray

A falta de emprego no Brasil, não é um assunto fora de moda, mas que infelizmente, ainda hoje, nos causa inquietudes, devido há todos esses anos não ter tido uma solução, causando assim, um desgaste social.

Foi feita recentemente uma análise pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócios-Econômicos (Dieese), segundo a qual o maior problema brasileiro na última década foi o desemprego e, no século, a distribuição de renda. A análise do Dieese baseou-se em dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Muitas são as causas que atribuímos o desemprego, essa situação em que parcela da força de trabalho não consegue obter ocupação. Diversas empresas preferem investir em seus próprios empregados, aperfeiçoando-os e promovendo-os para outras áreas dentro da própria empresa, a contratar outras pessoas dando-as oportunidades de entrar no mercado de trabalho. Um dos fatores da falta de oportunidade é devido as pessoas não apresentarem especialização, despreparadas para o mercado atual, pois nem a graduação, hoje, garante alguma coisa. As indústrias, ultimamente, vêm aumentando cada vez mais a sua produção, sem ao menos, se preocuparem em providenciar uma redução devida da jornada de trabalho. Isso colabora para o desgaste social.

Como as pessoas não conseguem empregos, elas apelam para a economia informal, constituindo assim, um conjunto de atividades econômicas sem registro de empregados ou recolhimento regular de impostos, abrangendo o comércio, a produção e a prestação de serviços em pequena escala como o de camelôs, artesões, engraxates e atividades ilegais, como o contrabando.

Em decorrência do baixo crescimento econômico, o aumento da produtividade sem a devida redução da jornada de trabalho, a abertura da economia, as altas taxas de juros e a elevada carga tributária, não há como acabar de vez com o desemprego. Mas cada estado poderia investir no setor que demonstra mais vocação, gerando empregos em todas as áreas e departamentos nos setores agropecuários, comércios, indústrias, serviços domésticos, instituições financeiras e construções civis, concedendo assim, oportunidades a todos para adentrar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU