Professor Edson Nascimento
Foto: Thaiza Murray
Entrevista feita pela estudante de jornalismo Thaiza Murray com o professor e pedagogo, da Faetec*, Edson Nascimento de Carvalho, sobre a educação no Brasil.
Faetec* Fundação de apoio às escolas técnicas do Estado do Rio de Janeiro
TM: Como você mudaria a educação no Brasil, reestruturando o ensino ou investindo na formação dos professores?
Edson: Começaria reestruturando o ensino pela educação base. Se nós dermos atenção a uma política de qualidade no ensino básico, evidentemente, nós teremos uma qualidade melhor de alunos e, futuramente, profissionais competentes em suas áreas. (...) Quanto à formação, o professor por ele mesmo, busca sua reciclagem. Sente necessidade de saber mais e aprofundar seus conhecimentos. Até porque ele tem que estar bem informado, por estar dentro de um mundo globalizado.
TM: Como você, professor, tem se reciclado?
Edson: Tenho me reciclado lendo sempre. Selecionando bons filmes, documentários, novos livros. Primeiro, buscando a reciclagem pessoal, pois a velocidade das informações nos obriga a buscar a reciclagem intrínseca.
TM: Qual a sua opinião sobre o ensino a distância?
Edson: Em minha opinião o ensino a distância chegou de maneira prematura e distanciando a escola dos seus reais problemas educacionais. Avançamos numa educação a distância sem solucionarmos as necessidades emergenciais do ensino de qualidade. Não concordo com o ensino a distância, pois a presença física dos dois componentes, aluno e professor, é vital na dialética de uma melhor eficácia do ensino e aprendizagem.
TM: Obrigada professor pela entrevista.
Edson: Eu é que agradeço pela oportunidade de participar do Papo Cabeça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário