Viajar com criança é um desafio, principalmente, as mais pequenas, pois ainda não compreende que estão viajando, saindo da rotina... Experiência própria, não é fácil, seja de carro, ônibus ou mesmo, de avião. Um dica que recomendo é levar brinquedos favoritos da criança e se possível, um dvd portátil ou notebook, para passar os filminhos preferidos dos pequenos. Isso destrai bastante. É interessante também levar lanches. Se for de carro, faça paradas regulares, quando perceber que a criança já está chegando no limite. É importante e primordial não esquecer da segurança das crianças, utilize a cadeirinha ou assento elevado e para os maiores, o cinto de segurança. É MUITO IMPORTANTE MOSTRAR PARA A CRIANÇA A NECESSIDADE DE ANDAR SEGURO!
Pesquisando algumas dicas na internet, encontrei alguns sites bem legais. Segue abaixo algumas dicas:
Vamos ver algumas dicas na hora de viajar com criança pequena. Quando a criança é muito pequena normalmente ela tem dificuldade de entender que está viajando, saindo de casa para dormir em um hotel, comer em locais diferentes, etc. Algumas crianças podem estranhar a situação.
Se você tem tv por assinatura e seu filho está acostumado a ver desenhos seria interessante comprar um aparelho de dvd portátil para levar nas viagens. Normalmente todos os desenhos que aparecem na tv a cabo possuem filmes em DVD que você pode comprar em qualquer loja. Isto vai relaxar seu filho no hotel e deixar o ambiente mais familiar ao que já existe na sua casa.
O mesmo pode ser feito com relação a alimentação. Se o seu filho costuma comer em um determinado prato e usar um determinado copo na sua casa, você pode tentar levar o mesmo prato e talheres para que a criança estranhe menos o alimento dos restaurantes já que o mesmo estará no mesmo prato que ele já está acostumado a comer.
Dependendo da idade do seu filho, um bom video game de mão ou aqueles notebooks infantis podem ajudar muito durante a viagem, no avião ou no carro. As crianças não gostam da monotonia das viagens aéreas longas e por isto é importante pensar em alguma coisa para sua distração.
Verifique se a vacinação do seu filho está em dia. Faça a vacinação para gripe comum e gripe suína, dependendo da idade do seu filho é importante fazer esta vacinação, principalmente se você vai viajar durante o inverno e locais de tempo frio e seco. Verifique com seu plano de saúde como fica a cobertura em caso de viagem, veja se é necessário fazer um seguro de viagem para cobrir qualquer problema de saúde. Isto seria importante para viagens longas que durem mais de 1 semana.
Ainda falando sobre a tal "tecnologia-acalma-criança", tenho que confessar que na minha opinião, o melhor, mas o melhor de todos os "investimentos" infantis que fizemos neste ano foi o bendito do dvd player portátil. Em uma palavra: sossego. Você leva uns 3 dvds do seu pimpolho (dos favoritos, por favor) no carro (eu geralmente uso no carro, mas também dá para usar em casa, é claro), e aí quando precisa fazer uma viagem mais longa, ou quando pega um engarrafamento daqueles (ai meus tempos de Sampa...), o tal do dvd é o verdadeiro salvador da pátria. Posso até sugerir os campeões de audiência da minha pequena: Cocoricó Cante e Dance, Backyardigans (qualquer um), Pocoyo e Hi-5. E quando a criança enjoa dos filmes, geralmente o dvd player "vira" um computador. É assim que acontece conosco, hehehe... É claro que existem carros que já vêm equipados com essa "tecnologia" (aliás, foi da propaganda de um carro francês fabricado no Brasil - vcs devem saber qual - que eu tirei a expressão "tecnologia-acalma-criança, ok?), mas para quem ainda não pode comprar um carro com DVD embutido no encosto de cabeça (aí seria o sonho...), o dvd portátil é a garantia do sossego.Ah, outra coisa: eles aprendem a mexer no dvd mais rápido do que você pensa, aí é só deixar ao alcance das mãozinhas...
O que nós temos é um modelo ultra-simples, o único detalhe é que a tela gira. E dá para comprar em qualquer loja de eletrônicos, até mesmo pela internet (Mercado Livre, Ebay), até mesmo usado. Eu só não investiria em uma marca muito cara, porque o negócio tem que "aguentar" o tranco de pimpolhos pequenos que embora pareçam delicados, não possuem a mesma "delicadeza" no manejo com eletrônicos...
Outros sites:
10 dicas de como viajar com criança pequena: