"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



domingo, 3 de janeiro de 2010

Retrucar ou tolerar?


Imagens ilustrativas retiradas do Google Imagem

por Thaiza Murray

Às vezes ficamos sem saber o que fazer em certas situações contraditórias ou polêmicas. Em alguns momentos precisamos ficar calados e em outros, abrir a boca. Tem coisas que não podemos deixar de lado e fingir simplesmente que não ouvimos ou aconteceu. Se mostrarmos tolerância e ficarmos quietos, passamos por submissos e passivos, algumas vezes, podemos passar por idiotas. Contudo, se não deixamos um desaforo sem resposta, retrucando, caímos na graça do famoso bate-boca. Está aí uma coisa que não gosto de fazer, por que, geralmente, as pessoas não sabem bater boca. Isso cansa minha paciência e assassina a língua materna. Ficam dizendo asneiras, palavras chulas, repetindo palavras...e tornam a falar a mesma coisa. Nessas horas, aparece cada verdade! Aí sim, sabemos o que o outro pensa da gente. Sei que é um momento de ira ou raiva, porém, acabam dizendo coisas que o outro não quer ouvir.

Mas e aí? Retrucar ou tolerar? Sei que você vai dizer que depende da situação. Meu caro leitor, vou até concordar com você, depende da situação, mas tem horas que nem um santo que se preze vai ficar calado. Nem os parlamentares se calam, quando tem que abrir a boca, só faltam voar sapatos e colarinhos pelo Plenário! Todo mundo um dia estoura e não trás desaforo para casa. Retrucar ou tolerar eis uma questão que nem William Shakespeare, um maiores mestre do teatro, pensou nessa incógnita. No entanto, em uma de suas belíssimas peças, A tragédia de Hamlet, criou a frase “Ser ou não, eis a questão?” Ser ou não pavio curto? Ser ou ser compassivo? Pensando bem, tem horas que o melhor mesmo, é ficar calado, mas a natureza humana toma conta do ser e quando se dá conta da situação, o não ser sobressai e você já abriu a boca. Um ato desses pode ser fatal para uma relação.

Então, vamos ver se o ano de 2010 consigamos, não ficar calados, mas saber nos posicionarmos da maneira mais inteligente e sábia. Não querendo dar lição de moral nos outros ou dizendo palavras que venham magoar, mas dizer verdades que possam mudar as situações para melhor. Que “Bate bocas cabeça”, nos levem a ser auto-críticos e a refletir toda boa controvérsia.

Feliz 2010 para todos, que seja um ano de muitas realizações e conquistas. É o que deseja o blognovOOlhar!!!! Abraços, Thaiza.


“Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos?
Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julgá-los os que são de menos estima na igreja?
Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
Na verdade é já realmente uma falta entre vós, terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?
Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano, e isto aos irmãos.”
ICoríntios 6:1-8

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU