"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Curiosidades sobre o Ano Bissexto

O ano bissexto acontece a cada 4 anos, e quando ocorre, o ano passa a ter 366 dias. A origem vem do calendário Juliano em 45 a.C. (Período em que Júlio César fez várias modificações no irregular Calendário Romano) , que foi modificado evoluindo para o Calendário Gregoriano, utilizado em muitos países que ocorrem também os anos bissextos. De acordo com o contexto histórico, o ano bissexto foi feito com base nos calendários solares em diferentes meses e posições. No Calendário Gregoriano é acrescentado ao final do mês de Fevereiro, sendo seu 29º dia.


“Como os romanos dividiam o mês em Kalendas, Nonos e Idos, coincidentes com fases lunares, ao passar dos Idos e próximo ao final do mês eles se expressavam em linguagem regressiva dizendo algo como: faltam 6 dias para as Kalendas de Março, faltam 5 dias para as Kalendas de Março… e também eles o faziam de forma inclusa, …faltam 4 dias, faltam 3 dias, dia anterior e dia. Nesta época era mais importante contar desta forma, pois, ela representava as fases lunares as quais eram muito mais significativas para a vida cotidiana da população.


Com esta forma de contagem, e não pela numeral sequencial, que hoje usamos, nestes anos de 366 dias o mês de Februarius teria então dois dias "Ante die VI (sextum) Kalendas Martias", sendo daí a origem da expressão "bis sextum", hoje por nós conhecidos como ano bissexto. Transposta e obedecida esta forma de contagem, hoje seria algo equivalente ao mês de Fevereiro ter dois dias 25.”

Curiosidades


Contudo há ainda outro tipo de calendário, o Calendário da Paz, também chamado de Calendário Maia. Os Maias, como se sabe, eram extremamente avançados em astronomia, e fizeram portanto um calendário de 13 luas de 28 dias, mais um dia "extra" chamado o dia fora do tempo. Assim, são 13 x 28 dias = 364, mais um dia fora do tempo, 365 dias.


Na década de 1920 as igrejas Ortodoxas do Leste Europeu criaram um mecanismo diferente para determinar os anos bissextos. Substituíram o "divisível por 400 é bissexto" por "os anos que divididos por 900 apresentarem resto da divisão igual a 200 ou 600 são bissextos". Isso significa que os anos de 1900, 2100, 2200, 2300, 2500, 2600, 2700, 2800 são comuns (não bissextos) e os anos 2000, 2400 e 2900 são bissextos. Isso não cria conflitos com o resto do mundo até o ano de 2800. Na prática significa que há 218 anos bissextos a cada 900 anos, o que faz a duração média do ano nesse sistema ser de 365,24222 dias (365 + 218/900), o que é mais preciso que o adotado pelo calendário gregoriano.


O calendário gregoriano possui 970 anos bissextos a cada 4000 anos. Há estudiosos que defendem uma regra na qual ocorram 969 anos bissextos em cada 4000 anos (365,24225). A média ficaria mais próxima da duração do ano trópico que no atual modelo. A regra consiste em excluir os anos múltiplos de 4000 como sendo bissextos. Assim como o método sugerido pelas igrejas Ortodoxas do Leste Europeu esse sistema é compatível com o atual por muito tempo, ou seja, pode-se postergar até próximo do ano 4000 do calendário gregoriano para debater o assunto.


Os anos bissextos sempre foram cercados de mitos e tradições. Uma das mais divertidas surgiu no século XIII, na Escócia. Em um ano bissexto, eram as mulheres (e não, como de costume, os homens) que tinham o direito de escolher quem desejassem para marido. E se o escolhido não concordasse com o casamento, era obrigado a pagar uma multa de respeito.


Nos países não católicos a mudança foi feita mais tarde; a Inglaterra e suas colônias fizeram a mudança em 1752, onde o dia 2 de setembro precedeu o dia 14 de setembro e o dia de ano novo foi mudado de 25 de março para 1º de janeiro.


Há pessoas que julgam que o ano bissexto assim se chama justamente por ser composto de 366 dias (dois seis, bissexto), ao contrário dos 365 nos demais anos. O que expressa uma coerência mnemônica popular e aos estudiosos um grande e histórico equívoco.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pizza é só na D´Lurdes







Quando for se aproximando o fim de semana e vier aquela vontade de comer um pizza, lembre-se D´Lurdes Delícias de Minas, na QE 30, no Guará II, em Brasília. Olha que me considero uma conhecedora dessa maravilha gastronômica e afirmo e indico que essa pizzaria é a melhor que já fui. Já comi pizza em São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, várias em Brasília, no entanto, a melhor pizza da Capital Federal é na D´Lurdes! Vale a pena conferir!!!



Há diversos sabores jamais vistos em outras pizzarias! Os garçons são muito educados e atenciosos! Você pode pedir a pizza que você quiser! Acrescentar sorvete!!! Comi uma pizza de banana com sorvete de açaí, maravilhosa!!! Hummm e a pizza de nutella com morango e sorvete de creme, uma ótima sugestão!!!



Na pizzaria D´Lurdes Delícias de Minas você encontra um ambiente agradável, família, tranquilo, ótimo local, pizzas maravilhosas, caldos quentinhos, variadades de torradas, tudo para marcar a sua noite!!! Muito bom!!! Fica aí a minha sugestão de pizzaria! Realmente, o ambiente é fantástico! Agradabilíssimo! Bem rústico, com um estilo único, D´Lurdes Delícias de Minas, trouxe até para suas pizzas, lembranças mineiras!!!







"Para abrir o restaurante, os donos procuraram vários pontos pela cidade, mas como as condições eram difíceis o estabelecimento tomou conta da própria casa dele. O objetivo desse empreendimento é trazer a experiência do tempo de Minas Gerais ao cliente, apresentando uma refeição simples com o gostinho de minas. Hospitalidade, carinho e o gostinho mineiro é o que eles querem proporcionar. “Lugar agradável onde as pessoas se sintam em casa. Alguns clientes chamam de casinha”, comenta Carlos. “Estou aqui na casinha, vem para cá”; “Vamos lá na casinha” – Essas são algumas expressões que ele já ouviu de clientes."

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Termina o horário de verão

imagem ilustrativa retirada do google

Termina neste domingo (26), o horário de verão. Eu estava até gostando deste horário, pois quando eu chegava do trabalho, ainda era possível ir ao parque no claro, agora vou chegar e vai estar começando a escurecer. Enfim, até o próximo ano!

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/02/horario-de-verao-termina-neste-domingo-no-pais.html

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Viação Itapemirim não faz manutenção em ônibus

Minha mãe saiu de Brasília às 12h30, da Rodoviária Interestatual da cidade na Viação Itapemirim, no dia 21 de fevereiro de 2012, terça-feira, com destino ao Rio de Janeiro. Por volta das 21h30, quase chegando na Gruta de Maquiné (MG), a barra de direção do ônibus quebrou e por pouco não provocou um acidente muito grave. Foi um livramento de Deus! O motorista deve ter tido calma e sabedoria para articular e segurar o veículo, que teve a roda direita, dianteira virada, o que provocou muito sulavanco, fazendo as pessoas dentro do ônibus se machucarem.

A empresa Viação Itapemirim agiu com imprudência ao permitir que um ônibus sem manutenção fosse colocado para rodar. Não houve satisfação nenhuma por parte da empresa, que enviou um outro veículo após quase 3h de espera. Minha mãe que já havia sido mal atendida na retirada da passagem, na Rodoviária Interestatual de Brasília, com certeza, não vai viajar mais nessa empresa. É um absurdo a Itapemirim não fazer manutenção nos ônibus, e ainda o passageiro pagar caro por uma passagem que não é utlizada para manter o veículo funcionando com segurança. A Viação Itapemirim perdeu crédito e confiança.

Quero aproveitar e relatar que no ato da retirada da passagem, minha mãe foi mal atendida pela funcionária. Ao perguntar sobre a fila de prioridade, a atendente disse que era a mesma fila para todo mundo, e que minha mãe deveria pedir por favor para as pessoas na fila para ela entrar na frente. Absurdo total! E ainda há um adesivo de prioridade no vidro da bancada de venda de passagem. Mas que não funciona de nada. A falta de respeito com o passageiro (cliente) já começou por aí e ainda, comete uma imprudência dessas de uma barra de direção quebrar. Se houvesse um acidente, com certeza, hoje, eu estaria processando a Viação Itapemirim pela incompetência de rodar sem manutenção.

Perigo de uma barra de direção quebrar:

Em agosto do ano passado, um ônibus em Sobradinho (DF) perdeu a direção e causou um acidente horrível com mortes, devido a barra de direção que quebrou.

Veja a matéria completa no link abaixo:
http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2011/08/19/interna_cidadesdf,266301/grave-acidente-entre-onibus-moto-e-carro-em-sobradinho-deixa-tres-mortos.shtml


Outros acidentes causados pela quebra da barra de direção:

ACIDENTES CAUSADOS DEVIDO A QUEBRA DA BARRA DE DIREÇÃO SÃO BEM COMUNS, ISSO QUER DIZER, QUE AS EMPRESAS COMO A VIAÇÃO ITAPEMIRIM NÃO FAZEM MANUTENÇÃO NOS VEÍCULOS!!!

http://www.clicapiaui.com/geral/47622/onibus-invade-casa-e-deixa-sete-feridos-na-zona-norte-de-teresina.html

http://www.jornalpequeno.com.br/2011/4/30/onibus-quebra-a-barra-de-direcao-e-bate-em-farmacia-154028.htm

http://mariofrota.com.br/2011/04/onibus-sucateado-com-barra-de-direcao-quebrada-mata-quatro-pessoas/

http://acritica.uol.com.br/manaus/Familias-vitimas-acidente-procurados-empresa_0_467353325.html

http://www.sudoestehoje.com.br/novoportal/2011/12/03/foi-so-um-susto/



Saiba mais sobre a barra de direção:

Segundo o site Tecnocar Auto Service, "a quebra do pivô ou barra de direção pode causar acidentes graves devido à perda do controle de direção do veículo."

leia o texto completo: http://www.tecnocaronline.com.br/imprensa_dana.php

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Morre o Cantor das Calcinhas



Imagem retirada do site oficial do cantor


Eu iria postar essa semana, uma homenagem ao Wando, relembrando as principais músicas dele. Pena que só saiu agora. Quando eu era criança, minha mãe gostava de ouvi-lo; e me diga, quem não gravou na mente as principais músicas desse cantor simpático que encantou as mulheres.


Wanderley Alves dos Reis morreu aos 66 anos de idade. Mineiro, nascido em Cajuri, no dia 2 de outubro de 1945, foi considerado um cantor brega-romântico brasileiro. O apelido Wando foi dado pela sua avó, segundo informações de sites que constam sua biografia. Foi para Juiz de Fora e lá, formou-se em violão erudito, começando a envolver-se com a música aos 20 anos, onde participava de conjuntos e se apresentava em bailes da região.


Já trabalhou como caminhoneiro e feirante, e sua carreira de cantor se consolidou com o sucesso em 1973. A música mais conhecida foi Fogo e Paixão, do álbum O Mundo Romântico de Wando, de 88. E até hoje, sua música é lembrada. Wando marcou pelo seu estilo brega-romântico e pelo sucesso com as calcinhas. Em depoimento em seu site oficial, Wando diz que o lance com as calcinhas começou quando colocou uma calcinha de cabeça para baixo, parecendo uma tenda, fonte de inspiração para seu álbum “Tenda dos Prazeres” (1990). “Até hoje eu não consigo tirar do show. Eu distribuo calcinhas e recebo, tenho uma coleção muito grande, de todas as formas, jeito, cores e tamanhos”, disse.

Fontes:

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

É possível paz na tempestade



Imagem ilustrativa retirada do google imagens



Vivemos em um mundo cruel, injusto e corrupto. Isso não é novidade para ninguém. O interessante é que podemos viver nesse mundo, pois temos a graça de Deus. Isso sim, quem aceitar Cristo como o único Salvador e viver nEle. Deus é misericordioso e nos faz fortes quando nos sentimos fracos. Esse fato explica porque procuramos mais a Deus quando estamos tristes. É porque Ele nos faz fortes!



Ainda que nada vá bem, que haja doenças, dores, terremotos, enchentes; que não haja emprego, dinheiro, comida; todavia, nós devemos nos alegrar no Senhor e glorificar o Deus da nossa salvação. Mas por quê? Não é fácil passar por dificuldades. Essas palavras são lindas, mas e o viver de fato? Como passar bem nas adversidades? O Senhor Deus é a fortaleza presente nas angústias, só com Ele é possível andar com a cabeça erguida perante os problemas. (Habacuque 3:17-19)



Se alegrar na tristeza; estar confiante quando não há solução; essa lógica não pertence aos homens. Isso porque, os pensamentos de Deus são diferentes dos nossos. A compreensão e sabedoria do Senhor, o faz superior. Nesse instante, precisamos pensar sobre o que vem a ser esperança, e assim, podemos entender a lógica de se alegrar e louvar o Deus da nossa salvação em meio à tempestade.



“Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos” – leia em Romanos 8:24



Espero que possamos trazer essas palavras para a nossa vida e praticarmos a fé diariamente. Mas de que forma? Lendo a Palavra de Deus, que nos alimenta e nos traz vida. “Desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação” (I Pedro 2:2).



“Deus decidiu nos dar vida pela palavra da verdade, de modo que sejamos a mais importante de todas as coisas que Ele fez.” – Tiago 1:18

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU