"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



terça-feira, 29 de novembro de 2011

Barbeiros a solta!

Foto: jornaloexpresso
Foto: Marina Zoccoli/G1


Foto: Vianey Bentes/TV Globo


Foto: Agecom/DF




O que vem a ser barbeiro?


Segundo o dicionário Houaiss, da Língua Portuguesa, a palavra barbeiro apresenta uma série de significados. A primeira é o indivíduo cujo ofício é raspar ou aparar barbas e cortar cabelos; ou aquele que depila os suínos abatidos; barbeador. No sentido figurado, significa, um vento frio e cortante, como o talho de uma navalha. Entre outros significados. Mas no uso informal, que entra na categoria regionalismo do Brasil, barbeiro também significa: motorista ou qualquer profissional descuidado; imperito ou incompetente na realização do seu trabalho Ex.: . .


O trânsito brasileiro está cheio de pérolas, mas vou concentrar-me no Distrito Federal, em específico nos trajetos que costumo fazer para ir trabalhar e levar meu filho à escola. Hoje em dia está muito facilitado tirar carteira de motorista, basta pagar. Depois você treina o trajeto da prova do Detran, faz tudo que os avaliadores mandam; e se fizer direitinho, você tem a habilitação em mãos. Fora aquele jeitinho brasileiro... (sem comentários). Comprar um carro também está fácil, você paga em 60 vezes, sem entrada, e só começa a pagar uns 4 a 6 meses depois que compra o veículo. O que quero dizer, que qualquer pessoa, prudente ou não, pode ter um veículo. E os novos motoristas, também os de mais tempo de carteira, penso eu, que não tem a noção que, são possíveis assassinos, pois quando estamos dirigindo um carro, temos uma arma nas mãos. Precisamos estar atentos a todo instante. Um olhar para mudar uma música no som automotivo pode ser fatal. Isso por que, além dos motoristas imprudentes, tenho me deparado também com pedestre que se arriscam ao atravessarem as ruas e avenidas. Só podem não ter amor a vida.


Vou contar um fato besta que aconteceu comigo em um posto de gasolina, que fica em Águas Claras, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Eu estava com meu carro, acompanhada do meu marido, que estava ao volante. Acabamos de abastecer e ficamos ao lado da bomba de combustível aguardando para calibrar os pneus. Um veículo tinha acabado de calibrar e foi dar ré para sair, mas a motorista ‘barbeira’, fez a abertura enorme de ré, que pegou o meu carro que estava bem distante do calibrador. O pior que a ‘barbeira’ bateu o carro no meu, que estava parado e desligado, e não percebeu que bateu e continuou arranhando meu veículo. Ela só poderia estar no mundo da lua, pois não enxergou e nem ao menos sentiu o impacto da batida. Estava toda errada. As pessoas entram na autoescola e aprendem só a dirigir para frente.

(Metade dos acidentes ocorrem a menos de 10 Km de distância da residência do motorista).


A ‘barbeira’ só parou de arranhar meu carro, porque assim que ela bateu, eu saí do meu carro, e fui em direção ao dela e comecei a socar o vidro traseiro, mandando-a parar o carro (quase me atropela também). Só assim que ela parou. Não me reconheci. Não parava de chamá-la de ‘barbeira’ e eu disse que estava cansada de ‘barbeira’ bater no meu carro (pois era a segunda). Fiquei enfurecida! E a motorista ainda me perguntou: “- Você acha que eu queria bater o meu carro?”. E eu respondi: “Penso que quando não queremos bater o nosso carro, usamos o retrovisor. E você tem três retrovisores e ainda pode virar o pescoço”. Um absurdo total. Graças a Deus, a mulher não se opôs a assumir e pagar. Meu carro uma hora dessas está na concessionária sendo arrumado, espero que tudo acabe bem. Estou cansada de problemas no trânsito. O pior que quem dirige, está exposto todo tempo a esses conflitos.

Para quem mora em Brasília, sabe bem que as Avenidas Comercial Norte e Sul, Avenidas Samdu Norte e Sul, em Taguatinga, são muito perigosas. E sabem que a EPTG, não há quase sinalização na via e são muito perigosas quando chove. E que em época de chuva, Brasília fica muito esburacada, o que causa muito acidente. Avenidas essas, citadas, que pego todos os dias. Tenho percebido, que fico estressada e tensa no trânsito, todos os dias.


(O Governo gasta em média R$ 14.321,25 com vítima não fatal de acidente de trânsito.)


Um caso anterior a esse, que aconteceu comigo (há 3 meses) diz respeito a uma motorista (também ‘barbeira’), que invadiu a avenida Samdu (via principal), onde eu estava, saindo de uma secundária. Esse caso é pior, pois a motorista não assumiu e disse que eu é quem estava errada. Enfim, eu estava na principal e a pessoa saiu da secundária sem prestar atenção e entrou. Depois eu sou a errada? Esse caso está na justiça. Depois compartilho com você.



(A cada 07 minutos acontece um atropelamento.)


Tenho observado em meu trajeto diário muitas imprudências. Motoristas saem de vias secundárias e entram na via principal sem respeitar a preferência e arriscam a vida de muitos; saem das calçadas, muitas vezes de ré, direto para a via principal, sem prestar a atenção. Cortam o seu carro, sem dar seta; ou dá seta, já entrando em sua frente. Terrível. Aqui em Brasília, a maioria dos os motoristas não se respeita e desconhece as leis de trânsito, da boa convivência e, principalmente, as setas indicativas.



(A cada 22 minutos, morre uma pessoa em acidente de trânsito).


Na verdade, ninguém conhece a preferência, muito menos as leis de trânsito. As pessoas andam desligadas, e na maioria das vezes, são desrespeitosas no trânsito. Jogam o carro para cima de você e acham-se na razão. Ai de você buzinar para chamar atenção do ‘barbeiro’. Uma característica da maioria dos motoristas de ônibus no DF é a falta de respeito. Eles são verdadeiros monstros no trânsito; pois fazem questão de afrontar os veículos menores. Apressam acelerando atrás, tipo ameaçando, praticamente, passar por cima, além de sempre fechar os carros. Sem contar, com os motoqueiros que se acham na razão de voar no asfalto, cortar os carros, como se fossem imortais.



(Em 40 mil acidentes com veículos de duas rodas, aconteceram 24 mil mortes.)


Outra questão que me irrita bastante é o fato dos motoristas usarem muito o celular enquanto estão dirigindo. Isso é terrível! Em uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo, falar ao celular tira tanta a atenção como quando uma pessoa está embriagada. Reparo, que aqui em Brasília, os pais não se importam com seus filhos soltos no carro. Vejo muito. Sem contar que algumas vans escolares também não usam o cinto nas crianças.

(A cada 57 segundos acontece um acidente de trânsito)


O trânsito realmente está muito perigoso. E não vejo solução. Infelizmente, estamos no Brasil, onde a impunidade reina. Estamos em um mundo onde as pessoas amam cada vez menos e não se respeitam; e não se amam. Estamos em um mundo onde as pessoas não se responsabilizam pelos erros que cometem e nem ao menos, têm consciência. Cada vez mais, surgem mentes vazias e pessoas perigosas. Eu jamais deveria ter me irritado com a ‘barbeira’ que bateu no meu carro no posto de gasolina. Nós nunca sabemos quem estão no volante, se estão com alguma arma de fogo, ou se vão usar de poder para me prejudicar, já sendo eu, prejudicada com o fato, pois, a injustiça é bem presente no Brasil, juntamente com a impunidade... e por aí vai. O mundo está cruel e precisamos estar todos os momentos em posição estratégica de defesa. E saiba: todos são imprudentes, até que provem o contrário. Essa é uma boa dica de direção defensiva. Vamos aprender a prever; assim como evitamos deixar uma crianças pequena sozinha, pois sabemos que pode acontecer vários acidentes. Pense nisso. Boa semana!

Fontes:
O Portal do Trânsito Brasileiro - http://transitobr.com.br/index2.php?id_conteudo=9
http://www.portaldotransito.com.br/tag/acidentes
Detran DF - http://www.detran.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=7235
http://www.sinaldetransito.com.br/artigos/estatisticas.pdf

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Gostosuras ou Travessuras?

por Beto Moura



Você que não crê em bruxas, assombração, fantasmas, ou qualquer outramaldição. Assenta-se aqui ao lar, bem junto ao pé de mim , pois vou contar histórias “famigeradas” de Terras de pau-Brasil .Ouvi falar, que por lá, nem tudo “Caminha” viu; desde o furacão Justin Bieber que chegou, abalou, balançou, arrasando os corações de tanta felicidade ....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk - irado baby! A galera das tribos “teens” não fizeram por menos; demarcaram seus espaços acompanhando sem pestanejar o fenômeno de cabo a rabo. Ele que fez primeiramente, sucesso nas redes sociais, agora é realidade de direito e de fato, em Terras Tropicalientes. É, vero! - Leia o texto completo. - http://deolhosbemabertosbetomoura.blogspot.com/2011/11/gostosuras-ou-travessuras.html

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Vícios e Manias ao Volante

Imagem ilustrativa retirada do Google Imagem



Achei interessante publicar no blognovOOlhar dicas para motoristas, que normalmente, com o tempo, adquirem hábitos que podem prejudicar o funcionamento do carro e, nem ao menos, imaginamos que isso pode acontecer. Boa leitura e bom final de semana.



Algumas manias ou vícios ao volante são passados de geração para geração sem sequer serem questionados. Mas, veículos atuais, dispensam esses vícios. Entenda por que. Abaixo algumas manias que devem ser evitadas:



- Embreagem. Pé apoiado sobre o pedal da embreagem acelera o desgaste do disco, molas e rolamentos em até 40%.



- Mão no câmbio. Dirigir com a mão pesando sobre a alavanca de marchas força o trambulador (peça que leva o movimento que se faz na alavanca de câmbio para o câmbio.) e seus terminais, que podem desgastar-se excessivamente.



- Quebra-molas. Passar na lombada transversalmente (cada roda de uma vez) pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos. Além disso, provoca maior torção da carroceria, o que pode empenar o monobloco.



- Banguela. Usar o ponto morto nas descidas não economiza combustível nos veículos que têm injeção eletrônica. Pelo contrário, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo.



- Pegar no tranco. Deve ser evitado em carros com injeção eletrônica, pois, se a bateria estiver arriada, a central eletrônica não funcionará com menos de 8 volts. Nesse caso, mesmo que o motor funcione, há ainda o risco da correia dentada não suportar o tranco e “pular alguns dentes”, quebrando a harmonia de funcionamento do motor e criando o sério risco de empenar as válvulas. Nesse caso, o prejuízo é grande, pois o motor terá que ser aberto em sua parte superior. Outro problema decorrente deste hábito é que o combustível não queimado que descer pelo coletor de escape pode danificar de forma irreversível o catalisador (os mais baratos custam cerca de R$ 400). Por fim, se for fazer a famosa “chupeta” (ligar uma bateria em bom estado na descarregada), tome cuidado para não inverter os pólos. Isso poderia queimar a central eletrônica, que custa mais de R$ 1.000,00.



- Última acelerada. Esse hábito de acelerar antes de desligar o carro serve apenas para desperdiçar gasolina e aumentar as chances de danificar o motor. Isso porque o combustível não queimado irá “lavar” o óleo das paredes do cilindro do motor. Quando ligar o carro novamente, anéis e pistão vão funcionar, por alguns instantes, sem lubrificação e desgastar mais rápido.



- Braço na janela. Motorista que dirige com o braço na janela corre o risco de não conseguir fazer manobra de emergência.



- Não esquente. Veículos mais novos, que têm injeção eletrônica, não precisam ser aquecidos antes de entrar em movimento. O sistema programa a lubrificação e a mistura ar/combustível. Além disso, a maior eficiência da bomba de óleo e de gasolina proporcionam o desempenho adequado mesmo com o motor frio.



- Estacionamento. Apoiar o pneu no meio-fio faz com que o ele sofra a pressão do peso do veículo. Isso pode gerar uma deformação na estrutura, alterar a capacidade de resistência e uniformidade do pneu, além de afetar as condições de balanceamento do conjunto rodas/pneus.



- Buracos. Se não puder desviar do buraco, não freie. Com a roda travada, o impacto é muito maior, o que sobrecarrega a suspensão e o próprio sistema de freios. A roda venceria este obstáculo muito mais facilmente, se estivesse em movimento.



- Direção hidráulica. Não gire o volante com direção hidráulica com o motor desligado. Isso pode forçar a tampa do reservatório, causando derramamento de fluído ou, até mesmo, deslocar a tampa. Mesmo com o motor funcionando, não se deve deixar o volante completamente virado por mais de 15 segundos. Nessa condição, o óleo é bastante aquecido pela bomba da direção hidráulica, o que pode causar danos no sistema e ruídos.



- Chuvas. Ao passar por trechos o motor pode aspirar água em vez de ar, provocando o calço hidráulico: como o pistão recebe água, que não se comprime, pode travar o motor e entortar as bielas, danificando-as seriamente. Evite passar por locais alagados quando a água ultrapassar a metade da roda.




Fonte: site Camaradas do Niva

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Fique atento para as propagandas enganosas nos sites de Compra Coletiva

Imagem ilustrativa retirada do Google Imagem





Mês passado (outubro) comprei 2 cupons de "promoção" de 4 chopps e 12 pastéis no Camarão na Rede - http://www.camaraonarede.com.br/site/ - no Peixe Urbano.



Estabelecimento: Camarão na Rede
Endereço: Camarão na Rede: Águas Claras, Shopping Quê, Rua36 Norte, Lt 05, loja, Térreo, Brasília, DF 71900100
Telefone: 61 3048-0997
Produto: 4 Chopes + 12 Pastéis de Camarão
Valor Original: R$35,90 (dito por eles)

Valor Pago no Cupom no Peixe Urbano: R$ 16,00



No entanto, quando chegamos no estabelecimento, o chopp custava R$ 4,00 e o tamanho dos pastéis estava mais para o tamanho de um raviole e para uma pequena degustação do que para pastéis, o que foi anunciado. Quase não tinha camarão, na verdade só o susto, e cheio de um creme branco enjoativo. Propaganda enganosa, pois no cupom, dizia pastéis e não degustação de pastel de camarão, não passava de um mini-mini-pastelzinho, do tamanho do meu dedo indicador (6 cm).



Fiquei com muita raiva, pois no anúncio dizia pastéis e a foto que mostrava era de um pastel, não de uma degustação de pastelzinho.



Muitas pessoas devem ter ficado decepcionadas também. Se o chopp custa R$ 4,00 e tinha direito a 4 chopps, então pagamos praticamente o valor do chopp (R$ 16,00) e não teve promoção nenhuma. O valor original (segundo eles) de R$ 35,90 , é mentira, pois nem pastel tem no cardápio deles. Então quer dizer que os 12 mini-mini-pastelzinhos custam R$ 19,90? Mais caro que os chopps? E nem pastel tem no cardárpio deles?



UMA VERGONHA!!! ISSO TEM QUE SER DIVULGADO!!! SE VOCÊ TAMBÉM COMPROU ESSE CUPOM, DEIXE SEU COMENTÁRIO E INDIGNAÇÃO!!! VAMOS QUEIMAR ESSE ESTABELECIMENTO!!! POUCA VERGONHA E ENGANAÇÃO NÃO MERECE RESPEITO ALGUM!!! FOMOS ENGANADOS!!! O OBJETIVO DOS ESTABELECIMENTOS QUE VENDEM NOS SITES DE COMPRA COLETIVA, É DIVULGAR SEU PRODUTO E SERVIÇO E NÃO ENGANAR OS CLIENTES. NO CAMARÃO NA REDE, EM ÁGUAS CLARAS, NÃO VOLTO MAIS E AINDA VOU DIZER PARA NINGUÉM IR LÁ!!!


PROCON DF 151

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Proteja seu filho contra afogamento



Olá meu querido leitor! Um site que normalmente tem chamado-me atenção é o Criança Segura - http://criancasegura.org.br/ - onde apresentam dicas sobre prevenção de acidentes com crianças e adolescentes, seja em casa, na rua ou no trânsito. A melhor arma é a prevenção. Esteja sempre atento aos seus filhos e aos possíveis obstáculos que podem gerar transtornos futuros. Não é paranóia, somente cuidado. Observe os principais objetos que podem causar acidentes, como um balde cheio de água, uma piscina descoberta. Hoje trago para vocês um assunto bem interessante e de extrema importância. Como evitar afogamentos. Clique no link a seguir e aprenda de forma lúdica algumas dicas de prevenção: http://criancasegura.fbiz.com.br/ning-content/swf/cenarios_som.swf






Abraço e bom final de semana.



Thaiza.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Mussarela ou Muçarela?





De que forma você escreveria? Certamente: mussarela. Mas não é a forma que consta na norma culta da Língua Portuguesa. O correto é 'muçarela', por mais que pareça errado. Acontece que o errado, o uso o consagrou. Segundo o dicionário Aurélio e Houaiss, o correto é muçarela. Então, se você for participar de algum concurso público, não esqueça. Por mais que você compre mussarela no mercado, a norma aceita pela Língua Portuguesa é muçarela! Não esqueça!



A palavra muçarela vem do italiano mozzarella e trata-se de uma variedade de queijo.



SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU