"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Nesta ou Nessa




Olá meus queridos leitores!



Este mês passei por algumas provações. Neste ou nesse, nesta ou nessa; eis a questão. Não sou formada em Língua Portuguesa, nem tenho pós e nem sou PhD no Português, no entanto, sou uma amante e curiosa da nossa Língua, ainda mais que sou jornalista, por formação, e gosto da Comunicação. Pesquiso sempre... sempre que tenho dúvida. Não afirmo nada sem antes pesquisar e ter certeza. Consulto sempre os teóricos conceituados da Língua - Ernani Terra, Bechara entre outros.



Hoje você vai entender como utilizar de forma correta alguns pronomes demonstrativos usados para indicar posição temporal, revelando proximidade ou distaciamento do tempo. Se o tempo passado ou vindouro está relativamente próximo do momento em que se fala, pode-se fazer uso de este, neste, em algumas expressões:



Exemplo:


Esta noite (= noite passada) tive um sonho belíssimo.


Nesta segunda-feira (= dia anterior ao presente), comemoramos seu aniversário.


Se o dia em que estamos nos referindo, está próximo do dia em que estamos, pode ser usado o pronome neste (a), este (a).



É isso! Espero ter ajudado!



Na próximo publicação contaremos com a presença de um professor de Língua Portugues a fim de clarear melhor essa ideia.


Até mais!!!

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

ATENÇÃO PAIS: VACINAÇÃO 13/08





Olá meus leitores que já são papais e mamães! Fiquem atentos, pois sábado, 13 de agosto, tem vacinação contra poliomelite e sarampo. Levem seus herdeiros de até 5 anos de idade para tomar a segunda dose da vacina contra paralisia infantil, que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, na ocasião, inicia também a segunda etapa de vacinação contra o sarampo que se estende até 16 de setembro; direcionado para todas as crianças entre 1 e 7 anos de idade, nos seguintes estados: AC, AM, AP, DF, ES, GO, MA, MS, MT, PA, PB, PI, PR RN, RO, RR, SC, SE e TO.

Conheça mais sobre essas doenças:

POLIOMELITE

A poliomielite é uma doença causada por um enterovírus, denominado poliovírus (sorotipos 1, 2 e 3) e mais comum em crianças, chamada de paralisia infantil. Entretanto, também pode ocorrer em adultos. A transmissão do poliovírus acontece de pessoa para pessoa por meio do contato fecal-oral, tornando-se mais crítico em lugares com condições sanitárias e de higiene precárias. Crianças pequenas são o maior alvo, por não apresentar ainda hábitos de higiene desenvolvidos. Outra forma de transmissão é por meio do contato de água e alimentos contaminação com fezes.

Manifestações - http://www.cives.ufrj.br/informacao/polio/polio-iv.html

Uma pessoa que se infecta com o poliovírus pode ou não desenvolver a doença e mais 95% das infecções são assintomáticas. O período entre a infecção com o poliovírus e o início dos sintomas (incubação) varia de 3 a 35 dias. Quando ocorrem, as manifestações são semelhantes às de outras doenças, como infecções respiratórias (febre e dor de garganta, "gripe") ou gastrintestinais (náuseas, vômitos, dor abdominal, constipação - "prisão de ventre" - ou, raramente, diarréia). Na maioria das vezes as manifestações desaparecem em uma semana e não ocorre comprometimento do sistema nervoso central.

Em algumas pessoas, após as manifestações iniciais podem surgir um quadro de meningite asseptica, geralmente, com recuperação completa em até dez dias sem que ocorra paralisia. Contudo, em uma em para cada 200 pessoas infectadas pode haver o desenvolvimento de poliomielite paralítica. A paralisia flácida geralmente começa entre 1 e 10 dias depois das manifestações iniciais e progride por 2 a 3 dias. A poliomielite não tem tratamento específico. Muitas pessoas que desenvolvem poliomielite paralítica se recuperam total ou parcialmente, mas 2 a 5% das crianças e 15 a 30% dos adultos podem evoluir para o óbito.

Saiba como se proteger - http://www.cives.ufrj.br/informacao/polio/polio-iv.html

SARAMPO

Informações retirada do site: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?377

Doença infecciosa, altamente contagiosa, faz parte do grupo das doenças que se manifestam por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas tendendo a se unirem) e com comprometimento de vários órgãos. O sarampo é causado por um vírus chamado morbili vírus.

Transmissão

Os homens e os macacos são os únicos animais que abrigam naturalmente esse vírus.
Gotículas da respiração e mesmo o ar com o vírus ainda vivo são responsáveis pela disseminação da doença. O período de contaminação se inicia 3 a 4 dias antes e vai até 4 a 5 dias após o surgimento das lesões da pele (rash cutâneo). O tempo que leva entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas (período de incubação) é em média 2 semanas.

Sintomas

Febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema máculo-papular (pele com placas ásperas avermelhadas). O exame interno da bochecha permite identificar pequenos pontos branco-amarelados (enantema de Koplick) que confirma o diagnóstico.

Prevenção

A vacina anti-sarampo, altamente eficaz, é aplicada:

12 meses - dose única
4-6 anos - 1º reforço
12 anos - 2º reforço

Pessoas não-vacinadas expostas podem se beneficiar da vacinação. Mulheres grávidas ou que possam engravidar dentro de 90 dias não devem ser vacinadas. Pacientes com leucemia, linfomas, HIV/SIDA e outros problemas sérios de imunidade devem ser avaliados individualmente.

Saiba mais: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?377

Não esqueçam de levar seu filho para tomar a vacina!!!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sexualidade precoce!



Hoje li na Veja On Line uma polêmica que uma boneca que mama está causando nos Estados Unidos. Críticos afirmam que incentiva a precocidade e os defensores afirmam que ajudam às futuras mamães. - Clique aqui e leia a matéria na Veja On Line.



Penso que há tempo para tudo. As meninas de hoje, muito cedo, a partir dos 8 anos de idade, ou até mesmo, mais cedo, já não estão se interessando mais por brincar de boneca. A brincadeira com casinha, papai e boneca, estão se tornando realidade cada vez mais cedo. O estímulo está na escola, nas "amizades", na mídia, em casa e até nos brinquedos. O fato de ganharem desde cedo, fogaozinho, bonequinha, visa estimular (mesmo que inconscientimente ou sem intenção); e adicionar valores culturais de uma sociedade, que ainda pensa que mulher é para cuidar de filho, cozinhar e cuidar da casa. Acontece que hoje, as mulheres estão cada vez mais independentes. Os valores são outros. Infelizmente, a invesão dos valores e a mudança na sociedade, também tem atingido às crianças. Pois hoje, infelizmente, tem crianças de 10, 11 anos de idade, que já são mães; têm sua experiência sexual muito cedo. O conceito do sexo está banalizado.



Hoje, a adolescente que não faz sexo está fora da "panelinha", dos "populares", das "modernas". Acontece que o problema maior está dentro da própria casa. O conceito de família também não é mais o mesmo. O diálogo é o último ato dos pais com os filhos. Isso precisa ser mudado. porque senão a tendência é o filho no mundo das drogas, uma gravidez precoce. O filho precisa ter diálogo aberto com os pais; e precisa saber que ele não necessita fazer as coisas que um determinado grupo faz para que ele seja aceito.



OS ADOLESCENTES PRECISAM SABER, QUE PARA SER ALGUÉM NA SOCIEDADE, ELES NÃO PRECISAM FAZER PARTE DE GRUPO NENHUM. ELES PRECISAM SER AUTÊNTICOS. ESTAR NO MUNDO, MAS NÃO FAZER AS COISAS QUE O MUNDO FAZ DE RUIM PARA ESTAR NELE.



"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm.Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma" - I Coríntios 6:12



Os pais precisam estar atentos desde que seus filhos são pequenos para todo tipo de incentivo que pode ser provocado. Não somente por meio dos brinquedos, mas nos desenhos, no video game, na internet, nas "amizades". O diálogo também é muito importante. O filho precisa confiar nos pais, saber que pode contar com eles em todos os momentos. Os pais devem chamar a atenção de seus filhos, proibir o que não deve ser feito e explicar o porquê. Nunca impor simplesmente uma ordem, como ditadura, mas explicar o motivo.



Tenho um filho de 2 anos e 7 meses e estou aprendendo com ele, a mudar meus pensamentos e atos. As vezes, penso que sou rude em exigir um comportamento dele, mas ele tem opinião e já entende bem o que falo. Então, procuro pensar na minha atitude e a perceber que posso conversar com ele. Impor, porém, explicar o porquê da minha ordem.



Um abraço e boa semana!



Gravidez na Adolescência - sobre esse assunto, indico o documentário Meninas, de Sandra Werneck, em que conta a história de 4 meninas, de 13 a 15 anos. É interesse e vale a pena ser utilizado nas escolas para debater sobre o assunto. A foto acima é uma das meninas do documentário.

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU