"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



domingo, 21 de dezembro de 2008

DE OLHOS BEM ABERTOS!


Assim é se lhe parece?

* Beto Moura

Muita gente ficou no ora veja, na noite de segunda-feira dia 24 de novembro de 2008. Na véspera, quem leu o encarte das “Casas Bahia”, ficou ligado!

...Vai, meu irmão/pega esse avião/ você tem razão de correr assim/antes que um aventureiro lance mão...

Um convite tentador, em época de tempos bicudos, não dá pra jogar a felicidade pela janela. Mesmo que a dita cuja seja uma TV de 26’’ e a preço de banana... O fim do ano já em cima, e mais essa crise que anda do outro lado do Atlântico, já viu, né! Ainda bem que ela não vem prá cá - o presidente Lula disse – mas, como seguro morreu de velho, é bom não facilitar nem esperar que o galo cante por três vezes...

O encarte não passou despercebido; virou inquestionavelmente o troféu de Natal! Presente de Natal! Um milagre! É vero! - depois dizem que papai Noel não existe, que sandice – Ainda assim, havia uma certa desconfiança no ar... Pelo menos se tivesse dado no Fantástico, ou no Jornal Nacional. Mas não deu.... Então, Carpe noctem !!!

Bem, o que importava mesmo era a TV. Um objeto de desejo a cima de qualquer suspeita. Quem não gostaria de levar uma TV de LCD novinha em folha? Um luxo! Imagina 26’’!!! Só tendo que desembolsar uns míseros “trinta dinheiros”... Ah, não prestou, a galera ficou mais feliz que pinto no lixo, e partiu como se fosse para guerra. Filas indianas se formaram diante de algumas lojas da empresa.

Os transeuntes também não ficaram a ver navios, foram se acotovelando aos poucos, como podiam, mais curiosos do que prometia a força humana – se Deus é brasileiro, o papa é carioca!É vero! - Afinal de contas, é quase natal! Ótima oportunidade para as vendas: faturam horrores... Gente pra cá, pra lá, com embrulhos de todos os tamanhos: coloridos, com laçarotes dos mais variados. Lojas tocando “Jingle Bells” em alta fidelidade, com ofertas imperdíveis com facilidades mil pelo Brasil varonil; a perder de vista e em suaves prestações. Ufa!!!

Cartão: crédito e débito. Cheque e cheque-especial, pré-datado. Se preferir on-line, boleto bancário, sem consulta ao Serasa e ao SPC. Que sufoco! É de perder as estribeiras... Quem não entrar no ritmo dessa festa, dança ou não dança? Que inferno! Natal não é mais a festa do natal. Quase não se fala de: Jesus, Maria e José. A verdadeira mensagem Cristã foi esquecida - Papai Noel é o centro das atenções.

As pessoas andam desesperadas, esbarram nas outras, xingam, brigam. Correm tanto, parecendo que vão tirar o pai da forca. Um horror! Os consumidores endividam-se, depois, babau São Nicolau, mas esse é uma outra história... Algumas lojas foram fechadas antes que a confusão ganhasse proporções generalizadas. Clientes que estavam fazendo compras de outros produtos, naturalmente, ficaram presos e se assustaram com o sururu. Mas depois do caso passado, tudo voltou como dantes no quartel de Abrantes...

A polícia foi chamada para acalmar os clientes mais exaltados. Os consumidores queriam pagar apenas o que dizia a propaganda – vale o que está escrito – R$119, todavia, esse valor correspondia apenas uma das parcelas do produto. O preço real era de R$1.399 à vista. Já dizia minha avó, quando a esmola é demais, há de se desconfiar... Logo, logo que se constatou o equívoco, foi enviado aos jornais um outro encarte, agora com a errata, corrigindo.

De fato, o ser humano tem loucura por essa caixinha inventada por John Logie Baird, na década de vinte, em Londres. Aqui, deu as caras na década de cinqüenta, com a PRF3 TV Tupy-difusora de São Paulo. “A primeira emissora de TV da América latina”. Quatro meses depois, o Rio de janeiro ganhava sua filial, a PRG-3 canal 6. Mas parece que desde sempre fez parte da nossa família.
“Luigi Pirandello”, para quem se esqueceu, é autor da peça: “Assim é se lhe parece”...
...Sustenta impiedosamente as contradições humanas na busca por uma verdade. Só que essa verdade, modifica-se tanto em função do olhar de quem observa. Ver é divertido! Assim é se lhe parece. Será? Provavelmente para aqueles consumidores não. Para os profissionais do jogo do bicho, também não; vale mesmo o que está escrito! “Dedicação total a você, passou para dedicação parcial a você” – dizem as más línguas – mas o importante mesmo foi que, entre mortos e feridos, salvaram-se todos para felicidade geral da nação. Acreditem se quiser...


*Formado em Letras Vernáculas na UFRJ
(Sementes/Poesias Completas) inédito

Fontes: globo.com / oestadão.com

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Entrevista com roteirista e diretor do curta Âmago

Roteirista e Diretor Antônio Balbino

Desde 1967 o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro tem atraído novos públicos e despertado novos talentos na área cinematográfica. A cada ano surgem diretores, produtores, roteiristas de filmes, que apresentam seu produto, algumas vezes nem esperando tanto reconhecimento. Porém, a criatividade tem sido um ponto esperado em todos os anos pelo público e surpreendido pelos jurados. Mesmo não tendo seu curta premiado com o troféu Candango, em entrevista, o roteirista e diretor Antônio Balbino nos conta da experiência de participar pela primeira do Festival de Cinema.

Thaiza - Como foi a experiência de participar de um festival cinematográfico ao lado de roteiristas e diretores experientes?

Antônio - O Festival de Brasília é o principal objetivo de todos que fazem cinema aqui em Brasília. Sabe aquela satisfação de conquista? Foi exatamente essa sensação. De vitória, de conquista... De realização.

Thaiza - O roteiro do curta "Âmago" é de sua autoria. Como surgiu a idéia de escrevê-lo, conte como foi produzi-lo e que tipo de equipamento audiovisual você usou?

Antônio - O conceito do curta tem pelo menos uns 8 anos. Mas como a direção e o roteiro nunca tinham sido o meu maior gosto, afinal, adoro a área técnica, nunca havia me interessado em filmá-lo.
Após algumas pessoas me convencerem, resolvi realizá-lo. Foram 3 meses de produção, com testes de atores, escolha de locação... Como a minha pretensão era a película, ele foi pensado de forma muito técnica. Foi gravado em alta definição e em 24fps. A iluminação foi pensada também para isso. Mas esse processo é muito caro e a autorização do Ministério da Cultura para a captação de recursos saiu muito tarde. Assim, meu dinheiro, a boa vontade da equipe e apoiadores deu somente para deixar em digital mesmo.

Thaiza - Mesmo não tendo ganhado nenhum prêmio no Festival, como você vê seus curtas em relação aos ganhadores? Você percebeu que faltou alguma coisa?

Antônio - Historicamente falando, o "Âmago" não tem as características para ser premiado. E fora que ele tem erros básicos e comuns de 1ª direção. Mas a minha maior satisfação foi ter participado. E isso tem me aberto portas e que já me deixa muito satisfeito.

Thaiza - O que você percebeu que os jurados mais observam para um filme ganhar o troféu?

Antônio - Boa pergunta essa. Embora já se suponha que o Festival tem uns traços meio que pré-marcados, não dá muito para perceber quais são os parâmetros dos jurados.

Thaiza - Você também participou como assistente de direção do curta "Medo do Escuro". Como foi sua participação?

Antônio - A proposta do Medo do Escuro surgiu para a equipe que gravou o Âmago no ápice do trabalho. Porém, eu não poderia dar exclusividade, pois a prioridade era o Âmago. Como não poderíamos e nem queríamos perder essa oportunidade, o Cauê Brandão abraçou de forma competente esse curta.

Thaiza - Como começou seu contato com o cinema? Qual a área em que você mais gosta de trabalhar?


Antônio - Eu estudava outras áreas do conhecimento, mas sempre interessado no assunto. Um dia assisti um que, no meu ver daquele tempo, não era bom e disse que conseguia fazer melhor...
Após alguns tantos desencontros, me firmei na área de montagem e edição. Mas vou te falar uma coisa, roteiro e direção são muito interessantes.

Thaiza - Fora o Festival, você tem outras participações em eventos cinematográficos? Apresenta algum produto nesta área de sua autoria?

Antônio - Na área de cinema, esse é o primeiro trabalho. Mas tenho vídeos, comerciais, pequenos festivais. Mas os planos para o próximo ano é a produção de uma série de filmes infanto-juvenis (de Danilo Godoi), mais um filme de Cauê Brandão. Estou roteirizando a tese de mestrado de Elizângela Carrijo e pretendo gravar mais um curta de minha autoria “Quem te viu, quem te vê”, continuar com as oficinas e palestras na área.

Thaiza - Antônio, obrigada pela entrevista. Sucesso para você.

Antônio - Eu é que agradeço.

ÂMAGO
Curta-metragem
curta.amago@gmail.com
http://curtaamago.blogspot.com
http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=4982724353390173243
http://br.youtube.com/watch?v=JTCdzetVdeY

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

DE OLHOS BEM ABERTOS!




Mudança de hábito


* Beto Moura

O que é bonito é pra se ver, o que é feio pra se esconder...
O velho ditado parece ganhar força nesse início de século. Então, tentando modernizar-se; a igreja Católica tenta correr “em busca do tempo perdido”, naturalmente, nada a ver com James Joyce, autor irlandês.
O Vaticano lança o seu calendário 2009, com fotos de 12 jovens padres e deixa “desperate housewives”, ou então, se preferirem “mulheres à beira de um ataque de nervos”...

O calendário desde o mês passado é “top” de vendas; tanto nas bancas de jornais, nos arredores de Roma, quanto pela internet. O mulherio não fala de outra coisa; elas não querem ficar “out”. O fetiche foi liberado, trazendo as fantasias e mais sensações eróticas, segundo algumas pesquisas.
Tudo indica que o catálogo veio para ficar. Mesmo não sendo o calendário “oficial”, a Instituição não se opôs que fosse comercializado. Inclusive, Só pra botar mais lenha na fogueira, dizem, vai colocar muito astro de Hollywood no chinelo; é vero!
Brad Pitt, Tom Cruise, George Clooney , Jake Gyllenhaal, Ryan Philllippe, Jesse Metcalfe, Hugh Jakman, Stephen Dorff, Kevin Bacon, Marcus Schenkenber ,Daniel Craig e outros menos cotados, podem botar a barba de molho, pois estão com os dias contados – dizem -

Mas quem pensa que os “bambinos-padres” estão à La como vieram ao mundo. Ou simplesmente, em trajes sumaríssimos como aparecem em calendários e revistas especializadas no gênero, estão redondamente enganados. As poses não são profanas... Nada de sungas, peito de fora, marcas de cuecas, bunda ao vento. Ou simplesmente tapando o essencial do essencial, que às vezes, mal cabe nas mãos – Podem tirar o cavalinho da chuva - isso não pooodiiiiiiii, como diz a personagem Drª Orca do Zorra Total.

Para a Igreja não é o fim dos tempos. Mesmo que a mídia ande alardeando, em alto e bom tom: fazendo disso, uma “Cruzada”. Não estamos mais na idade média. Só porque a beleza, saltou à frente do valor intelectual - essa gente, faz um alvoroço demais - Afinal de contas os padres, também, são filhos de Deus!Por isso, as fotos são puras, beirando ao “sagrado”, não havendo a remota instigação de desejos pecaminosos.

O objetivo das fotos é bem claro: de divulgar informações sobre a Santa Igreja, é vero!
Nada de difundir fotos de catedrais, monastérios, castelos, conventos, mausoléus e o diabo a quatro. Nota-se, que até mesmo os santos, que tinham tempo de casa, perderam seus postos, sem mais nem menos. A Igreja agora é Pop!E tem que buscar seus fiéis, depois de perderem uma grossa fatia para o mercado evangélico. Assim, o que cair na rede é peixe, naturalmente.

Esta política midiática do Vaticano ao contrário do que muitos pensam, não é nenhuma novidade, pois, os padres modelos vêm posando desde o ano de 2003; tudo indica agradando não só aos religiosos da Santa Sé, como também: capitalistas e socialistas, gregos e troianos, árabes e judeus, democratas e republicanos, pra yankee nenhum botar defeito...

Usuários da internet têm comentado sobre as fotos. As opiniões são bem diversificadas. Uns dizem o que os olhos não vêem, o coração não sente. Outros estão “de olhos bem abertos” para o que der e vier...
O apóstolo Paulo não deixaria tal situação passar em brancas nuvens, e diria do fundo de seu coração: “tudo me é permitido, porém, nem tudo me é licito”
Fala sério! Se a moda pega em “Terras Tupiniquins”, os “padres-shows” que vemos dioturnamente, saracoteando como estivem na “Carneia” - lembrem-se do filme “300” - não nos iam dar sossego, acredite se quiser...
...Enquanto os homens exercem/Seus podres poderes/Índios e padres e bichas/Negros e mulheres /E adolescentes/Fazem o carnaval...
...Enquanto os homens exercem/Seus podres poderes/ Morrer ou matar de fome/De raiva e de sede/São tantas vezes /Gestos naturais...
Um sopro de modernidade varre o Vaticano e outras coisitas mas...
Foi aberta a caixa de “Pandora” , nos resta esperar como “Penélope” fez quando “Ulisses” ausentou-se na campanha contra Tróia – foram só vinte anos – Contudo, daqui a dois mil anos ninguém se lembrará do polêmico calendário. Entretanto, uma coisa é certa: As estrelas continuarão a brilhar, infinitamente, mas essa é uma outra história...

Fontes: Globo.com; Obuteconet

* Formado em letras Vernáculas na UFRJ
Preguiça, preguiçosa, preguiceira
(Infantil inédito)

domingo, 7 de dezembro de 2008

DE OLHOS BEM ABERTOS!


Bravo, bravíssimo, Mama África!

*Beto Moura


A notícia já corria desde cedo entristecendo o mundo e a África...
Morria na madrugada de 10 de novembro de 2008, na Itália, - A cantora sul-africana Miriam Makeba, conhecida no mundo como “Mama África”...
Nascida em Johanesburgo, em 4 de março de 1932, passou sua infância em Pretória e começou a cantar na década de 1950 com o grupo Manhattan Brothers. Fundou sua própria banda “The Skylarks”, que misturava jazz com música tradicional sul-africana.

Todavia, suas freqüentes declarações, em clubes noturnos, onde se apresentava, contra o regime segregacionista do Apartheid, não lhe renderam bons frutos; impedindo que sua carreira evoluísse. Os donos de casas de shows não queriam compromete-se com questões políticas e ter seus respectivos estabelecimentos fechados pelo governo.
Não demorou muito e o espaço foi se apequenando pra Makeba. A alternativa era sair do país. Muda-se então para os Estados Unidos, em 1959, com projeções alvissareiras de estabelecer condições de vida; poderia viver de sua arte, além de desenvolver outras potencialidades musicais...

Guardadas as devidas proporções, o novo público também, convivia com algumas leis racistas, em alguns estados, sobretudo no sul; naturalmente que estivessem sintonia com os mesmos ideais de la cantante...
Desde 1955, quando a costureira negra Rosa Parks, se negou a ceder seu lugar dentro de um ônibus a um branco, as manifestações ganharam contornos de revolução.
Em 1960, participa do documentário anti-apartheid “Come Back, Afrika” premiado no Festival de Cinema de Veneza. Aproveitou-se da repercussão internacional e de sua popularidade para militar contra o regime de Pretória. O que lhe custaria 31 anos de exílio; basicamente de 1959 à 1990.

Em 1963, seus discos são banidos e a cidadania cassada pelo governo sul-africano. Ocasião pós depoimento, no comitê contra o Apartheid das nações Unidas.
Em 1964, casa-se com o trompetista negro Hugh Masekela, 1966 separa-se.
Ainda em 1966, o “Grammy” chega as suas mãos por melhor gravação folk, dividindo com Harry Belafonte pelo disco “An Evening With”...
Em,1968, é laureada com o Prêmio da Paz Dag Hammerskjold, por sua posição anti-apartheid.

Na América, seu apoio ao grupo guerrilheiro dos Panteras negras, e posteriormente o casamento com o porta-voz, Stokely Carmichael, em 1969, vê seus sonhos desmoronarem mais uma vez.
Os agentes americanos estavam “de olhos bem abertos” nessa união. Logo, “Tio Sam” não perdeu tempo, partiu para o ataque num processo intenso e insidioso de boicote à carreira da cantora, que teve seus contratos com rádios e gravadoras cancelados. Isolada dos meios de difusão de sua arte, opta então, sair do país com o marido. Destino: Guiné!

A primeira vez que ouvi sua voz , foi no programa Luis de Carvalho, da rádio globo. Obviamente,ela cantou “Pata Pata”. Um sucesso que não saia das rádios...Todos saltitavam, dum lado pro outro, tentando talvez imitá-la – sobretudo as meninas – Mas não se entendia muito bem o que a canção dizia. Então, cantávamos em ritmo de paródia: “Tá com pulga, na cueca, nasci pra catar”...
Naquela época “la Makeba”tinha um jeito especial ao gingar-se ; indo do sensual ao erótico sem ser pornográfico. Não é como algumas “popstar” do nosso dia-a-dia, sem a mínima qualidade artística; chegando muito das vezes à abeira do exagero, do constrangimento, da apelação pura e simples...- fama que dura o tempo da exposição – Mas essa é uma outra história...

A primeira “Diva africana” mundialmente reconhecida, fez sua exibição no Brasil. Em 1968, na tv. Record, num especial, onde cantou e dançou sua “Pata Pata”, com a participação de “Sivuca”, mostrando laços estreitos de África-Brasil. É,vero!
Como a coragem favorece aos destemidos supera um câncer na coluna. Em 1985, perde sua filha Bongi, vitimada por complicações no parto. Em 1987, publica sua autobiografia: Makeba: Minha história. Volta ao disco, em 1988, com “Songoma”. Um sucesso, especialmente entre os europeus. De volta à África do Sul , 1990, comentou: “Nunca compreendi por que não podia voltar ao meu país, nunca cometi crime algum”...
Politicamente correta, exibiu-se como sempre fizera em toda sua vida, abrindo o coração em solidariedade ao próximo; independente de sexo, credo ou etnia. Desta feita, para o escritor italiano Roberto Saviano, que vem sofrendo ameaças da máfia napolitana, segundo agencia Ansa.

Seguramente, seus fãs não choraram no “in concert” derradeiro ; pois se chorassem por ter perdido sol, as lágrimas lhes impediriam de ver as estrelas...
Bravo!Bravíssimo, Mama África!

Fontes: estadão.com.br; o globo.com; miriammakeba.co.za; pco.org.br

*é autor de “Somente para seus olhos” (poesia – inéditas)

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

NOVAS REGRAS PARA OS SACs

Thaiza Murray

Clique 1 se você ainda não é nosso cliente.
Clique 2 para comprar um de nossos serviços.
Clique 3 para dúvidas e reclamações.
Clique 4 para informações.
Clique 5 para assistência técnica.
Clique 6 para conhecer nossa nova tecnologia.
Clique 7 para falar com um de nossos atendentes.
Clique 8 para voltar ao início...
Aí entra aquela musiquinha .... tarararanananã nananã nananã...
"- Logo você será atendido por um de nossos atendentes". Esse 'logo' - passam 5, 10, 20, 30 minutos e você fica esquentando o telefone.

Isso por algum acaso é familiar para você? Bom, pelo menos para mim, é um tormento toda vez que tenho que ligar para alguma empresa para resolver problemas. Geralmente, são os serviços de telefonia, provedor ou internet. Todo serviço deveria ter um local em que pudéssemos resolver tudo pessoalmente. Já tive vários problemas e continuo tendo. Cada vez que ligamos somos atendidos por pessoas diferentes e que dizem coisas diferentes sobre um mesmo assunto. Você fica sem saber a informação correta e acaba colecionando números de protocolos. Já não agüento mais: "Bom dia senhora, meu nome é Lucilene, em que posso ajudar?" "Vou transferir você para o departamento responsável"... "Posso ser útil em mais alguma coisa?" Você passa a manhã toda tentando resolver algo e não consegue. São cobranças abusivas e exorbitantes! Você é transferido para mais de uma pessoa e toda vez tendo que repetir os números de documentos e o motivo da ligação. Isso tira qualquer um do sério...

Há três anos fechamos contrato com a BR Turbo, um provedor de internet, indicado pela própria operadora de telefone, em que contratamos a internet banda larga. Há um ano encerramos o contrato, mudando para um outro provedor. Recentemente, você acredita que veio na fatura a cobrança? E não foi um mês só, não. Foram 6 meses de cobrança e não tínhamos notado, devido a conta estar programada para débito automático.

Este ano tivemos novamente problemas com cobranças indevidas. Agora foi a vez da BrasilTelecom, a operadora de telefone da nossa cidade. Ela estava cobrando por um serviço que cancelamos já há mais de dois anos. O fato só foi percebido porque mudamos de plano para um valor fixo de 109 reais e veio na fatura uma cobrança de 119 reais. O que seria esse valor a mais? Aí ligamos para saber e lá estava mais um abacaxi para descascar...

A partir dessa segunda-feira, 1º de dezembro, entra em vigor o Decreto 6.523/08, que impõe novas regras aos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SACs). As regras valem para as empresas de telecomunicações, instituições financeiras, companhias aéreas, transportes terrestres, planos de saúde, serviços de água e energia elétrica. Seguem abaixo algumas dessas novas normas:

- O consumidor não deverá esperar mais de 1 minuto para ser atendido;
- A primeira opção do menu deverá ser para falar diretamente com o atendente sem fornecer os dados antes;
- O atendimento deverá ser todos os dias e por 24h;
- As ligações para os Sacs deverão ser gratuitas;
- O protocolo deverá ser passado para o consumidor no início da ligação;
- A ligação não poderá ser mais interrompida, como cair, por exemplo;
- A ligação não poderá ser transferida por mais de 1 vez e nem ter que passar o número dos documentos novamente;
- A ligação deverá ser obrigatoriamente gravada e o consumidor poderá ter acesso a uma cópia da gravação, em um prazo de 72 horas, e as fitas da gravação deverão ser mantidas por 90 dias.

Vamos ver se agora essas empresas cumprem ao menos com essas regras impostas por meio de um decreto.


Enquete: Você já passou por alguma experiência parecida com as descritas acima? Escreva o que aconteceu com você para o e-mail jornalismonovoolhar@gmail.com ou thaizacm@yahoo.com.br . As experiências serão publicadas na próxima semana. Aguardamos a sua participação.

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU