"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



quarta-feira, 26 de março de 2008

Ginástica nas Quadras

Thaiza Murray

Aos 76 anos, Adiel Fernandes (foto acima) participa de várias atividades oferecidas à comunidade. Pratica capoterapia, aeróbica, caminhadas e hidroginástica; só o conhecendo para saber suas habilidades com o corpo. Com a prática de exercícios regulares durante anos, Adiel desenvolveu uma flexibilidade notável, de causar admiração em qualquer jovem, pois muitos nem fazem o que ele é capaz. “Sinto-me mais disposto, minha auto-estima melhorou e, assim, também cuido da minha saúde”, diz.

Em 1986, a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, a antiga Fundação Educacional, criou o programa “Ginástica nas Quadras”, que foi reconhecido oficialmente no dia 23 de setembro de 1993 pela lei no 543.

Esse programa oferece à comunidade atividades físicas gratuitas e ao ar livre como: ginástica localizada, aeróbica, aerodança, yoga, caminhadas e outras. As turmas são coordenadas por profissionais de Educação Física da Secretaria de Educação. O intuito é desenvolver nas pessoas o hábito saudável de praticar exercícios físicos, de socialização e melhorar a qualidade de vida.

A turma de Adiel fica na Praça do Bicalho, em Taguatinga Norte, um dos primeiros locais a realizar o Programa Ginástica nas Quadras, que existe há 22 anos. A professora Terezinha Lemos coordena essa turma há 3 anos, mas trabalha com ginástica nas quadras desde 2001. As aulas acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, às 6h45, com duração de quase 1 hora de muita aeróbica e alongamentos. São em média 30 alunos, a maioria acima de 50 anos de idade. Mas todos são bem-vindos, bastando ter mais de 16 anos e não apresentar restrições médicas para a prática de atividades físicas.

Segundo a professora esse tipo de atividade proporciona maior interação entre as pessoas, levantando a auto-estima e a preocupação com a saúde. “Acompanho todos desde o início e percebo que a maioria melhorou na flexibilidade, coordenação motora, ganho de massa muscular, que acaba perdendo com a idade, e desenvolvendo o lado social”, diz.

A aluna Clemisa Francino, 60, afirma que o convívio com as pessoas e as atividades físicas proporcionaram harmonia para sua vida: “Fazer ginástica é bom para a saúde física e mental, sinto-me mais tranqüila e disposta para continuar o dia”. A única queixa de Clemisa e de outros alunos é a quadra descoberta. “Quando chove não tem como ter ginástica, ela podia ser coberta”, afirmam.

Lourdes Brandalise, 69, a mais antiga da turma, participa da Ginástica nas Quadras desde o início e admite que essa atividade trouxe-lhe mais felicidade. “A velhice por si só já é triste, então fazer ginástica aqui, fazer amizades, estar em contato com outras pessoas, mexer o corpo nos traz alegria, nos dá vida”, afirma.

Ao ouvir falar do programa interessei-me em participar e conhecer mais sobre essa iniciativa. As aulas são animadas, logo cedo as pessoas já estão dispostas, não há ninguém cansado, todos alegres e pontuais... É visível a empatia entre os alunos e a professora Terezinha, que sabe o nome de todos e conhece a história de cada um. Vale a pena fazer parte de uma atividade como essa, não só para a saúde, mas para o bem-estar psicossocial.

A ginástica nas quadras acontece em outras Cidades Satélites com a responsabilidade central da Gerência do Desporto Escolar/Núcleo de Integração Comunitária. Caso você queira participar e obter informações sobre locais próximos a sua casa, bem como os horários, ligue para 3901-1539 e fale com a professora Analise ou acesse o site: http://www.gdfsige.df.gov.br/sedf/cief/PROGRAMA%20GINÁSTICA%20NAS%20QUADRAS.doc.

O que é a capoterapia?
http://listas.cev.org.br/arquivos/html/cevtradg/2002-03/msg00011.html

Portal da Capoeira: capoterapia na terceira idade
http://www.portalcapoeira.com/index.php?option=com_content&task=view&id=807&Itemid=76

sábado, 15 de março de 2008

Jorge Vercillo no SESI Taguatinga

Mônica Monazzi e Thaiza Murray


O SESI Cultural abriu a temporada das “Quintas Musicais” nesta semana, no dia 13 de março, com o cantor Jorge Vercillo, e por duas horas o público cantou em coro músicas consagradas como Monalisa e Homem Aranha.

O cantor e compositor maravilhou o público ao apresentar as músicas do novo álbum "Todos Nós Somos Um" e, com muita simpatia, apresentou a nova banda que deverá acompanhá-lo durante a turnê, figurando entre eles Paulo Calzans (teclado), Cláudio Infante (bateria) e Vinícius Rosa (guitarra). A música de trabalho do seu novo CD "Ela une todos nós", trilha da novela da Rede Globo "Duas Caras", encantou todos os presentes com sua ternura vocal.

Em uma apresentação animada, Jorge Vercillo se divertiu no palco e declarou amor a Brasília, prometendo voltar à cidade em breve, e o público presente retribuiu acompanhando animadamente as canções. Do lado de fora da sala Yara Amaral, no Centro Cultural do SESI, podia-se ouvir o público vibrar com a apresentação. Para coroar a noite, os fãs se levantaram e, aos pés do palco, vibraram com a interpretação impecável do cantor.

Nos bastidores, foi impossível conseguir um contato direto com o artista, pois as "tietes" de plantão o sufocavam com beijos e fotos. Mesmo não falando com a imprensa, Jorge deixou sua marca de simpatia para todos.


sábado, 8 de março de 2008

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES!!!

Vovó Cecília, 93 anos e eu...

Thaiza Murray


Nessa época jornais e revistas publicam textos sobre o dia da mulher... São prosas e poesias que tomam conta do dia 8 de março. Alguns começam perguntando “O que é ser mulher?...”, outros, “Ser mulher é...” Hoje pensei em escrever um texto em homenagem ao dia da mulher para publicar em meu blog, não tinha idéia de como começar e não queria que fosse da forma convencional...

Os homens dizem que não entendem as mulheres, nem as próprias mulheres se entendem. A mulher é capaz de realizar mil coisas ao mesmo tempo e ser admirada pelos homens. “Como ela pode escrever, falar, tossir, cantar, gritar, colocar o bebê para dormir, correr, assistir televisão, fazer comida, e ainda me amar?...” risos. Só nós mulheres temos esses superpoderes que Deus nos proporcionou. Somos capazes de gerar vidas, suportar dores inimagináveis, que os homens morreriam se fossem com eles... E de todo mês passar por alterações hormonais, sentir cólicas, e continuar trabalhando. Eles nunca saberão o que sempre sentimos.

Nenhum homem entende porque as mulheres conseguem falar tantas palavras em menos de um minuto. Certa vez li em um site que segundo uma pesquisa realizada nos Estados Unidos os homens usam em média 1.500 palavras por dia, enquanto as mulheres usam, no mínimo, 3.000, simplesmente, o dobro! Dizia ainda que, em um congresso, quando esse estudo foi apresentado, uma mulher se levantou e disse: “Lógico que as mulheres falam o dobro que os homens: nós temos que repetir tudo o que dizemos para que eles entendam!” E o orador perguntou: “Como assim?” (...)

Quando penso no que é ser mulher, lembro das mulheres que estão presentes em minha vida e que de alguma forma deixam sua marca especial.

Minha mãe, é claro, é uma dessas mulheres, entre tantas outras que definem o que é ser mulher para mim. Ao pensar em minha mãe, sei que ser mulher é ser lutadora, é desafiar seus próprios limites, é correr atrás dos seus sonhos, é ser mãe, é amar, é acolher, é ser amiga....

Entre as definições do que é ser mulher, está minha avó Cecília, de 93 anos, que apesar das lutas da vida, não perdeu sua doçura. Ao pensar nela, sei que ser mulher é ser a coluna de oração que sustenta toda uma família, é ser dócil, protetora, simples, carinhosa e afável.

Há sete anos conheci outra mulher, que jamais pensei, hoje, fazer parte da minha lista de definições sobre as mulheres da minha vida. Acho que pensar na sogra positivamente é algo raro nesse mundo. Geralmente, as relações entre nora e sogra são hostis, mas acredito que comigo a situação é diferente. Ao pensar na minha sogra, penso que ser mulher é ser determinada, persistente, batalhadora, divertida e amiga.

Quero homenagear no Dia Internacional da Mulher - minha mãe, minha avó, minha sogra e tantas amigas que marcam a minha vida. Mulheres com sua forma terna, cativa na bondade, na mansidão e na capacidade de contornar situações; fazem-nos sorrir e compartilhar os mesmos sentimentos, que só nós conhecemos, o de ser mulher...

terça-feira, 4 de março de 2008

PAPO CABEÇA: PARTO ANÔNIMO

Diante de um assunto tão polêmico, entrei em contato com o Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM - para conhecer mais sobre o projeto de lei do "Parto Anônimo" e esclarecer melhor a você, meu leitor, a respeito de uma questão que pode mudar o contexto social do país. A entrevistada foi a assessora jurídica do IBDFAM, Carla Magalhães.

1) De quem partiu a idéia da proposta da lei do parto anônimo?

O IBDFAM iniciou as discussões sobre o parto anônimo em novembro do ano passado durante a realização do VI Congresso Brasileiro de Direito de Família, que reuniu mais de 1400 participantes, em Belo Horizonte (MG).

Diante da complexidade e abrangência do tema, o Instituto vem discutindo com entidades civis da área da Saúde, Infância e Adolescência, Feministas e a comunidade jurídica em geral. A minuta do anteprojeto (disponível no portal IBDFAM - www.ibdfam.org.br) serviu de base para iniciar o debate. Uma outra versão que contempla as discussões será apresentada como substituto ao PL 2747/08 protocolado pelo deputado Eduardo Valverde (PT-RO) sem a chancela e o apoio do IBDFAM. Não temos até o momento a previsão de uma data para o protocolo.

2) Com a Instituição do Parto Anônimo, para onde devem ser encaminhados os bebês indesejados - já existe no Brasil?


Os bebês nascidos sob a proteção da Lei do Parto Anônimo deverão ser encaminhados diretamente para o Juizado da Infância e da Juventude, onde se iniciará, dentro do prazo de 30 dias, o processo de adoção.

3) Você acredita que essa lei é a melhor solução para evitar os abortos e infanticídios?

O parto anônimo tem como objetivo reduzir o número de abandono de bebês pelas mães.

4) A Lei do Parto Anônimo poderia incentivar a natalidade, pois, afinal, as mulheres poderiam sair fazendo filho por aí e deixando nos hospitais ou instituições, sem compromisso e sem ao menos registrá-las?

A mãe abandona um filho por questões internas ou por pressões externas, tais como estupro, estado puerperal, abandono do companheiro, pressão da família, moral sexual, pouca idade, etc. Em sua maioria não desejam mal para o bebê, mas entendem não poder ser responsável por ele.

A criança será registrada através de um registro provisório caso a mãe não queira fornecer seus dados, e logo após encaminhada à adoção. O que se pretende é garantir o direito à vida, à saúde e dignidade daquela criança.

6) Como seriam tratadas psicologicamente essas crianças órfãs de mães vivas - a aceitarem, ou, elas não iriam saber que têm mãe?

As crianças advindas do parto anônimo seriam encaminhadas ao Juizado Especial da Infância e da Juventude para que se proceda à adoção. É importante salientar que tem hoje no Brasil mais de 120 mil crianças abandonadas pelos pais, ou que não sabem sua origem, em abrigos e casas de adoção. O parto anônimo tem como principal objetivo diminuir a maneira trágica que este abandono ocorre.

______________________________________________
Caro leitor, deixe seu comentário sobre esta entrevista.
Participe com sua opinião!!!
Caso tenha mais dúvidas sobre este assunto, envie sua pergunta para o e-mail: ascom@ibdfam.org.br

domingo, 2 de março de 2008

PARTO ANÔNIMO: solução ou problema?

Foto retirada do site: http://www.youngreporters.org/IMG/jpg/pobreza.jpg

Thaiza Murray

O Instituto Brasileiro de Direito da Família (IBDFAM) defende a criação da Lei do "Parto Anônimo", que tem como objetivo proporcionar aos bebês indesejados um novo destino, a fim de evitar o aborto ou o infanticídio.

A Lei do Parto Anônimo consiste em permitir que a grávida, que não quer o seu filho ou não tem condições financeiras de criá-lo, possa fazer o pré-natal com um nome fictício e entregar a criança para a adoção logo após o nascimento.

O "parto anônimo" já existe desde a Idade Média e surgiu na Itália. Era na roda dos expostos que a mãe colocava seu filho após o parto. Essa roda consistia em um artefato de madeira, com forma de um cilindro, que girava em torno do próprio eixo. Havia uma abertura, que ficava virada para a rua, onde a mulher colocava o bebê e girava a roda, que dava para o lado de dentro de conventos ou hospitais. A primeira "roda dos expostos" no Brasil foi criada nas Santas Casas de Misericórdia, em Salvador (1726), no Rio de Janeiro (1738), Recife (1789) e São Paulo (1825). Após o império, outras rodas foram surgindo.

O "parto anônimo" vigora na França desde a 2ª Guerra Mundial - são 500 nascidos no anonimato por ano. Outros países como a Bélgica, Áustria, Itália, Luxemburgo e Estados Unidos também adotam essa prática.

Um assunto polêmico e que pode gerar uma série de complicações se aprovada a lei... Pode até ajudar a diminuir o número de abortos e abandonos de recém-nascidos, contudo, não é a solução mais eficaz.

Com os "avanços" da medicina, existem muitos meios de livrar-se dos problemas neonatais, como, por exemplo, ingerir a pílula do dia seguinte. Com a banalização do sexo e a frieza das pessoas, o abandono e o assassinato dos recém-nascidos são as formas mais freqüentes de evitar um "problemão". As "mães" somem e a polícia não tem a quem punir. Sorte daqueles bebês que ainda são resgatados por pessoas boas e terminam tendo uma família. Tristes são aqueles que ficam no mundo sem destino, crescendo em um ambiente hostil e podendo cair na malandragem.

Toda essa questão está relacionada à má educação social, cultural e econômica do país. O fato não é, simplesmente, disponibilizar pílulas anticoncepcionais ou camisinhas em hospitais e postos de saúde públicos, mas viabilizar a busca desses contraceptivos. O correto é promover campanhas em massa, abusar dos meios de comunicação (rádio, TV, jornais) para disseminar a importância do controle familiar para uma melhor qualidade de vida. Promover palestras nas comunidades pobres sobre educação sexual, planejamento familiar e a responsabilidade de ser mãe. Não haveria necessidade de criar a lei do "parto anônimo", se houvesse consciência da mulher de prevenir-se com métodos contraceptivos.


No Brasil, existem programas de acompanhamento da saúde das gestantes e recém-nascidos em domicílio, como os programas “Viva Vida” e “Saúde em Casa”. A coordenadora estadual da Pastoral da Criança, Conceição Aparecida Vilela, afirmou que conta com equipes de 23 mil voluntários para atendimento domiciliar (http://www.almg.gov.br/not/bancodenoticias/Not_670550.asp). Esse tipo de acompanhamento poderia ser feito com o intuito de registrar as mulheres de baixa renda e as prostitutas num programa de planejamento familiar. O fato não é ajudar a gestante, mas evitar que essas mulheres engravidem. Se não quer filhos, evite-os!

Você acha que essa lei é a solução? O que o Governo faria com tantas crianças órfãs de mães vivas no Brasil? Isso poderia incentivar a natalidade desenfreada? E as campanhas e planejamento familiar, onde entrariam nessa história?

Caro leitor, deixe seu comentário e opinião sobre a Lei do Parto Anônimo!


Saiba mais:

http://www.ibdfam.org.br/?noticias&noticia=2152
http://www.jornaldedebates.ig.com.br/index.aspx?tma_id=1588 http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_roda_dos_expostos.htm


SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU