"NÃO VOS INQUIETEIS, POIS, PELO DIA AMANHÃ, PORQUE O DIA DE AMANHÃ CUIDARÁ DE SI MESMO. (...)" - MATEUS 6:34



domingo, 22 de abril de 2007

A Importância do livro no Brasil do século 21

Professor de Língua Portuguesa Edson Nascimento de Carvalho
em frente à Academia Brasileira de Letras
Rio de Janeiro - Estátua de fundo - Machado de Assis

Foto: Thaiza Murray



O livro é o grande desafio social para educar o Brasil do século 21. O termo desafio significa, não só chamar para a luta, mas também questionar, quer dizer, por questões, estimular, provocar.
Um país que investe na importância do livro como política social prioritária é uma nação livre e soberana, dona do próprio destino. Já dizia Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.

Homens e livros estão intimamente ligados aos conceitos de “LIBERDADE” e “SOBERANIA”. Essa intimidade desperta no leitor a consciência para ética de zelo e harmonia em relação ao patrimônio cultural, a que todos têm direito. E devem reivindicar.

O livro é o meio mais importante no processo de transformação do indivíduo. É uma estrada de via dupla, onde a relação com o leitor deve ser vivenciada como uma prática dialogante. Esse diálogo instigante e provocador da reflexão nos envolvem dialeticamente ao mundo da leitura. É um convite de palavras e imagens que nos fazem viajar. Ao ler o livro evoluímos e desenvolvemos a nossa a capacidade crítica de olharmos o mundo por uma outra óptica.

O livro documenta, registra, resgata e preserva a memória histórica da vida de uma sociedade. E o essencial é que nesta historicidade concreta ele é um dos sujeitos coletivos de marcante presença na gênese da sociedade. Através dele, nos imortalizamos como personagens de um novo tempo para reconstrução de uma nova sociedade mais justa e solidária.

A importância da valorização social do livro dinamiza e vincula linguagem e realidade como ação transformadora, revolucionária e sonhadora.

O notável caráter do livro na vida cultural brasileira do século 21 é revigorar, informar, esclarecer, mudar e renovar as condutas comportamentais do seu povo. É fazer com que o outro se reconheça na voz do seu próprio texto, o leitor da sua própria vida e leitor do mundo.

O livro não é egocêntrico. O livro coopera, reparte. Divide saberes. É um registro de linguagens e idéias em transformação permanente. É um ato libertário que conduz o homem holístico e globalizado a expressar-se com dignidade e respeito.

Refletir sobre o papel do livro na pós-modernidade implica em reconhecer que o exercício da leitura é, efetivamente, uma prática a ser instaurada na sociedade brasileira. E se esta reflexão é urgente para todos os brasileiros, ela é hoje imprescindível para aqueles que desempenham funções educativas dentro ou fora dos muros da escola. É refletindo a dimensão humanizadora do livro nas escolas, é que compreenderemos o conceito de cidadania e conhecimento para os novos caminhos da educação. Só dessa maneira poderemos pensar na construção de um cidadão mais crítico e questionador.

Entretanto, se a cultura brasileira quiser alcançar um sentido vivo na memória nacional, deverá voltar-se para o exercício prático da leitura plenamente consolidada na valorização do livro. Isto só será possível, mediante a política cultural do livro como instrumento de luta e libertação do povo desta terra, chamada Brasil.

Edson Nascimento de Carvalho

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Incentivo à cultura

Thaiza, Guilherme Arantes, Mônica, após o show

Foto: Rogério Magalhães

No dia 12, quinta-feira, o cantor Guilherme Arantes deu um show com seus sucessos como “Planeta Água”, “Amanhã”, “Cheia de Charme”, “Meu Mundo e Nada Mais” e entre outras, no Sesi de Taguatinga Norte.

Estiveram presentes mais de 300 pessoas, que chegaram cedo para conseguir ingresso, que foi distribuído gratuitamente. A iniciativa é do Sesi-DF, em parceria com a Rede Globo. Este primeiro semestre de 2007 inicia a 4a edição do Sesi Cultural, no Centro Cultural de Taguatinga. O objetivo é valorizar a cultura em Brasília. Sempre com entrada gratuita, o projeto contará com apresentações teatrais, show musical, sessões de cinema e exposições. Guilherme Arantes fala sobre a iniciativa do SESI de oferecer cultura de graça para o público: “É legal porque aproxima as pessoas da cultura. É um projeto democrático e espero que venham outros nomes bacanas. É um espaço precioso que se abre para gente”, diz.

O cantor Guilherme Arantes abriu as Quintas Musicais, um espaço reservado aos grandes nomes da música, com o show “Aprendiz”. Cantou seus principais sucessos, relembrando as músicas do início de sua carreira. Público de todas as idades estive presente prestigiando o cantor.

Após cantar “Planeta Água”, o artista falou sobre seu projeto, o Instituto Planeta Água de Pesquisas Ambientais e Educacionais, em Camaçari, às margens do Rio Jacuípeque, na Bahia, que surgiu com o objetivo de desenvolver habilidades artísticas, científicas e principalmente a cidadania. Os jovens têm acesso às atividades semanais, teóricas e práticas, nas hortas, nos manguezais, rios e praias, com visitas terrestres e de barco, pela região, catalogando e coletando espécies diversas da flora e fauna. Arantes fala da importância da preservação dos rios e mares: “O Brasil tem o privilégio de ser um país rico de biodiversidade, recursos hídricos. Nosso papel geopolítico é cuidar e preservar os recursos naturais do nosso país”, afirma.

Guilherme Arantes cantou uma nova canção “A Mata de Onde Eu Vim”, que fala sobre o replantio do interior do homem, com o objetivo de gerar e transformar vidas.

O cantor com seu mais novo trabalho “Lótus”, com pitadas de pop e bossa nova, dedicou uma das músicas do show à Elis Regina, que influenciou no estilo musical de Guilherme, assim como, Ray Charles, Chico Buarque e entre outros.

Rogério Magalhães, um dos fãs do artista, disse emocionado: “Adorei a apresentação, as músicas de Guilherme Arantes já embalaram grandes momentos na minha vida”.

No final, quando todos pensaram que o show já havia acabado, Guilherme Arantes volta ao palco e fecha com “chave de ouro” com a música "Lindo Balão Azul", que levantou toda a platéia.

Parabéns para o SESI e Rede Globo, que incentivam a cultura!!!

Thaiza Murray e Mônica Monazzi

Saiba Mais:

http://www.lancelegal.net/carreira.htm

http://www.df.senai.br/

SOLUÇÃO CONTRA O CORONAVÍRUS

Querido Leitor,  Diante do novo Coronavirus, Covid-19, circulando em nosso país, mesmo que ainda em controle em determinados Est...

O Dia que Dorival Encarou a Guarda

https://youtu.be/ymWaJt06PNw

Ilha das Flores

https://youtu.be/bVjhNaX57iA

Aquarela

https://youtu.be/PT3azbKHJZU